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Abstract(s)
No sĆ©culo XIX, o desenvolvimento do drama burguĆŖs, posterior ao Iluminismo e
ao drama de autores como Lessing, privilegiou o individualismo. Filosoficamente,
o pensamento de Kierkegaard elevou o indivĆduo Ć categoria cristĆ£ por excelĆŖncia:
a Verdade reside no indivĆduo; a multidĆ£o Ć© logro e fonte de mal e o dever do
Homem Ć© voltar-se para o seu semelhante, o seu prĆ³ximo, e para a Verdade.
Por outro lado, o Romantismo inverteu o sentido da busca do Homem, sentido
esse que deixou de ser um movimento ascendente para passar a ser descendente.
Quer isto dizer que o Homem deixou de procurar a Verdade fora de si, passando
a procurĆ”-la dentro de si. SĆ£o os seus abismos interiores, as suas pulsƵes, os
seus sonhos, a sua interioridade os principais temas de pesquisa da Arte. A
este quadro acrescente-se, ainda, no final daquele sƩculo, os desenvolvimentos
de outras Ć”reas de investigaĆ§Ć£o, como a psicanĆ”lise, por exemplo, que vĆŖm
aprofundar este movimento de conhecimento interior do homem (...)
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Keywords
Teatro EstƩtica Bertolt Brecht
Citation
TAVARES, Margarida - A distanciaĆ§Ć£o brechtiana e o trabalho do actor. Cadernos PAR. N.Āŗ 02 (Fev. 2009), p. 139-151.