Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A distanciaĆ§Ć£o brechtiana e o trabalho do actor

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
art10_tavares.pdf129.58 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

No sĆ©culo XIX, o desenvolvimento do drama burguĆŖs, posterior ao Iluminismo e ao drama de autores como Lessing, privilegiou o individualismo. Filosoficamente, o pensamento de Kierkegaard elevou o indivĆ­duo Ć  categoria cristĆ£ por excelĆŖncia: a Verdade reside no indivĆ­duo; a multidĆ£o Ć© logro e fonte de mal e o dever do Homem Ć© voltar-se para o seu semelhante, o seu prĆ³ximo, e para a Verdade. Por outro lado, o Romantismo inverteu o sentido da busca do Homem, sentido esse que deixou de ser um movimento ascendente para passar a ser descendente. Quer isto dizer que o Homem deixou de procurar a Verdade fora de si, passando a procurĆ”-la dentro de si. SĆ£o os seus abismos interiores, as suas pulsƵes, os seus sonhos, a sua interioridade os principais temas de pesquisa da Arte. A este quadro acrescente-se, ainda, no final daquele sĆ©culo, os desenvolvimentos de outras Ć”reas de investigaĆ§Ć£o, como a psicanĆ”lise, por exemplo, que vĆŖm aprofundar este movimento de conhecimento interior do homem (...)

Description

Keywords

Teatro EstƩtica Bertolt Brecht

Citation

TAVARES, Margarida - A distanciaĆ§Ć£o brechtiana e o trabalho do actor. Cadernos PAR. N.Āŗ 02 (Fev. 2009), p. 139-151.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

ESAD.CR

CC License