Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 10 of 30
  • Cuidar em enfermagem: estudo fenomenológico
    Publication . Henriques, Carolina; Catarino, Helena
    Ser-se doente oncológico constitui uma experiência única e singular. A doença oncológica associada à dor e ao sofrimento apresenta-se como um processo desafiante para quem a experiência, para quem vive em redor dela ou para quem a cuida. O conforto dos doentes depende da capacidade dos médicos e enfermeiros em compreender e respeitar a diversidade dos significados e expressões da dor. Partindo da questão central desta investigação “Que significado tem o Cuidar para os profissionais de enfermagem de cuidados de saúde primários, para os doentes oncológicos com dor prolongada no tempo e para os seus familiares?”, foi realizado um estudo de natureza qualitativa de enfoque fenomenológico, tendo como população alvo os enfermeiros de cuidados de saúde primários, os doentes oncológicos com dor prolongada no tempo e os familiares significativos do doente oncológico que faziam parte (ou como profissionais, ou como utentes/familiares) de Centros de Saúde. Ao contrário do que este estudo nos poderia sugerir à partida, ele não fala somente de enfermeiros, de doentes e de seus familiares, fala-nos do cerne da enfermagem. Entendendo que o foco de atenção da enfermagem é o estudo da resposta humana à doença e aos processos de vida, o enfermeiro deverá ser capaz, quer com estes ou outros doentes, quer com estes ou outros familiares, de diagnosticar as respostas humanas à doença e aos processos de vida, a partir do qual viabilize uma produção de um processo de cuidados profissional em parceria com a pessoa, baseado na relação interpessoal (Meleis, 1991). Assim parece-nos hoje fundamental continuar a investigar os componentes culturais do cuidar na sociedade portuguesa, de que forma ele é percecionado, expresso e vivido profissionalmente. Arruda (1992) chega mesmo a afirmar que este assunto, que é o cerne da profissão de enfermagem, não tem merecido a atenção necessária por parte dos enfermeiros.
  • Efeitos de um programa de educação nos conhecimentos e na autopercepção dos educadores escolares na preparação para cuidar de crianças diabéticas tipo 1
    Publication . Dixe, Maria dos Anjos; Gordo, Clementina Maria Gomes de Oliveira; Catarino, Helena; Kraus, Teresa; Menino, Eva
    Avaliar a formação acadêmica e profissional dos educadores escolares; avaliar o impacto do Diabetes + Apoio dado pelo Programa Responsáveis Escolares pelas Crianças com Diabetes Tipo 1 no nível de conhecimento e de confiança dos educadores escolares, para apoiar os alunos com diabetes tipo 1; comparar o nível de conhecimento dos educadores escolares com suas variáveis acadêmicas e profissionais.
  • Violence in intimate relationships in adolescents: effectiveness of an intervention by peers through forum theater
    Publication . Dixe, Maria dos Anjos; Catarino, Helena; Custódio, Susana Margarida Rodrigues; Tomás, Catarina Cardoso
    The main goal was the peer evaluation of the effectiveness of a health education intervention, also seeking the characterization of violent behaviors experienced by teens in intimate relationships.
  • Estratégias de coping no exercício da parentalidade e a sua relação com os factos sociodemográficos
    Publication . Lopes, Saudade; Catarino, Helena; Dixe, Maria dos Anjos
    No desenvolvimento do papel parental as respostas às situações difíceis e indutoras de stress integram características pessoais e ambientais. Objectivo: Identificar estratégias de coping no exercício da parentalidade e se diferem em função de variáveis sociodemográficas. Método: Estudo correlacional com uma amostra acidental de 75 cuidadores de crianças até 3 anos de idade. A informação, recolhida por questionário, foi agrupada em estratégias focalizadas no problema, na emoção e procura de suporte. Resultados: Foram referidas 136 acções por 72 cuidadores; 41 recorreram a apoio (profissionais de saúde e familiar); 25 adoptaram estratégias focalizadas no problema e 20 adoptaram estratégias focalizadas na emoção (autocontrolo e o dar tempo para a resolução). Pais de filho único adoptam mais estratégias de procura de suporte (U=499,000; p=0,017). Residentes na cidade adoptam menos a estratégia de procura de suporte dos que vivem na vila e na aldeia (X2=6,140; p=0,046). Pais empregados procuram mais suporte (U=292,500; p=0,044) e tendem a ter mais estratégias focalizadas na emoção (U=329,00; p=0,086). Nas situações ocorridas a partir dos 12 meses da criança há mais procura de suporte (X2=5,773; p=0,056). Conclusões: Os profissionais são um recurso de coping para os pais. Há necessidade de preparar os pais e família para um coping proactivo.
  • Childhood obesity and mothers' emotional state
    Publication . Dixe, Maria dos Anjos; Querido, Ana; Catarino, Helena; Lopes, Saudade
  • Competências pessoais e sociais dos estudantes do ensino superior
    Publication . Dixe, Maria dos Anjos; Custódio, Susana Margarida Rodrigues; Catarino, Helena; Ventura, Maria Clara Amado Apóstolo; Loreto, Dionísia da Costa; Carrasqueira, Nuno Filipe; Caetano, Cátia Costa; Nóbrega, Eduarda Beatriz
    Introduction and aims: In order to contribute to the students’ global and harmonious development seems vital to promote various personal and social skills. In this way, the aims of this study are to evaluate the personal and social skills of students in higher education and determine if the age and gender are predictive of the personal and social skills. Methodology: This correlational study was carried out on a sample of 284 students, 79.0% (226) are female and 18.9% (54) males with a mean age of 21.8 (SD = 4.3) and mostly single (93.7%). During 2009, they were administered a questionnaire comprising four instruments: Demographic data, Global Self-Esteem Evaluation Scale, Cooperation Assessment and I Resilient Evaluation (Jardim & Pereira, 2006). For the collection of data it was requested the authorization to the higher schools’ chairman and the respondents’ informed consent. Results: The results evidence that students on average have a good self-esteem (mean = 30.3, SD = 4.2) desire to work cooperatively (mean = 35.4, SD = 4.0) and good ability to develop knowledge, attitudes and skills to prevent, minimize or overcome the harmful effects of crises and adversity (mean = 58.3, SD = 5.2). There were no statistically significant differences between the various skills and the students’ age and gender.
  • Crenças dos pais sobre o seu papel na parentalidade positiva
    Publication . Lopes, Saudade; Dixe, Maria dos Anjos; Catarino, Helena
  • Dificuldades dos pais de crianças com disabilidades
    Publication . Jesus, Ana Sofia; Catarino, Helena; Dixe, Maria dos Anjos
  • Family importance on quality of life of palliative patients
    Publication . Querido, Ana; Dixe, Maria dos Anjos; Catarino, Helena; Lopes, Saudade