Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 10 of 17
  • Estudo de Antecipação das Necessidades de Qualificações na Região de Leiria: Relatório
    Publication . Lopes, Ana Sofia Patrício Pinto; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva; Costa, Rogério Paulo Pais da; Santos, Rui Filipe Vargas de Sousa; Ferreira, Vítor Hugo dos Santos
    Neste estudo é efetuada uma análise detalhada da procura (atual e esperada) de qualificações de nível intermédio (ensino secundário) associada aos cursos profissionais na Região de Leiria. Para isso, levaram-se a cabo exercícios de aprofundamento regional que se baseiam na metodologia SANQ (Sistema de Antecipação de Necessidades de Qualificações) que se estrutura em torno de dois eixos: “Eixo 1 – Análise de dinâmica recente do mercado de trabalho” e “Eixo 2 – Análise prospetiva da evolução da procura de qualificações”. Relativamente ao Eixo 1, e no sentido de melhor entender o contexto da Região de Leiria, é feito um profundo diagnóstico regional, onde se analisam várias dimensões: População, Educação, Dinâmica Económica, Mercado de Trabalho. De seguida, caracteriza-se a um nível mais micro, as dinâmicas de evolução do emprego nos últimos anos com dados disponíveis nos Quadros de Pessoal através da determinação de um painel de indicadores. No Eixo 2 utilizam-se diferentes instrumentos metodológicos, compreendendo uma abordagem quantitativa (através de um inquérito às empresas orientado para explorar as tendências do emprego e as necessidades de qualificações do tecido empresarial e da caracterização das ofertas de emprego) e uma abordagem qualitativa (via elaboração de entrevistas e focus-group a variados stakeholders e a análise de documentos estratégicos sobre o desenvolvimento económico regional) possibilitando uma compreensão mais profunda das necessidades de qualificações. De seguida, é feita a análise dos domínios técnicos/profissionais associados às qualificações intermédias, com a finalidade de avaliar como se tem distribuído o investimento em formação inicial de dupla certificação pelas diferentes áreas de formação e cursos e, desse modo, apreciar o grau de adequação na resposta às necessidades do mercado de trabalho. A análise de toda esta informação, bastante rica pela diversidade de instrumentos utilizados na sua recolha, possibilitou depois a elaboração de um mapa de relevâncias para as diferentes áreas de formação/ cursos de nível 4 considerando alguns ajustamentos face ao proposto para a Região Centro.
  • The costs of non-training in chronic wounds : estimates through practice simulation
    Publication . Gaspar, Pedro; Monguet, Joseph; Ojeda, Jordi; Costa, João; Costa, Rogério
    The high prevalence and incidence rates of chronic wounds represent high financial costs for patients, families, health services, and for society in general. Therefore, the proper training of health professionals engaged in the diagnosis and treatment of these wounds can have a very positive impact on the reduction of costs. As technology advances rapidly, the knowledge acquired at school soon becomes outdated, and only through lifelong learning can skills be constantly updated. Information and Communication Technologies play a decisive role in this field. We have prepared a cost estimate model of Non-Training, using a Simulator (Web Based System – e-fer) for the diagnosis and treatment of chronic wounds. The preliminary results show that the costs involved in the diagnosis and treatment of chronic wounds are markedly higher in health professionals with less specialized training.
  • MOOCs- Tendencias de diseño visual y organización de contenidos
    Publication . A., Carolina Larrea; Freire, Carla; Costa, Rogério; Cela, Karina; D. Alves; H. G. Pinto; I. S. Dias; M. O. Abreu; R. G. Muñoz
  • Supply and demand matching of VET skills - a regional case study
    Publication . Lopes, Ana Sofia; Rebelo, Isabel; Santos, Rui; Costa, Rogério; Ferreira, Vítor
    The proper alignment between supply of Vocational Education and Training (VET) and labour market demand is critical to successfully achieve VET’s main benefits, such as reduction of academic dropout rates, unemployment reduction and economic growth. This article presents the study carried out in Leiria region (Portugal) to define VET areas priorities at the secondary education level. A mixed methodology was applied by using both quantitative (employment microdata, employers survey and employment offers analysis) and qualitative (interviews, focus groups and documents analysis) instruments and techniques. A diverse group of stakeholders (e.g. regional policymakers and private and public sectors’ employers) were heard in order to anticipate the market’s needs for skills. The results, obtained through the various methodologies, point to the same skills’ priorities and reveal several mismatches between demand and supply of qualifica-tions. Thus, this study helps policymakers to prioritize areas of education and VET providers to design courses aligned with the real needs of the region’s labour market. Additionally, several challenges are identified, as the need of a better dialogue between the VET system and employers. By increasing the quality of VET supply, our policy suggestions contribute to reduce future demand-supply imbal-ances, and therefore, to reduce unemployment, control the demographic problem, increase the companies’ expansion and promote regional development.
  • Quanto custa a não formação em feridas crónicas?
    Publication . Gaspar, Pedro; Ojeda, Jordi; Monguet, Joseph; Costa, João; Costa, Rogério
    Elevadas taxas de prevalência e incidência de feridas crónicas representam elevados custos económicos para doentes, famílias, serviços de saúde e sociedade em geral. A formação adequada dos profissionais de saúde pode ter impacto muito positivo na redução dos custos. As Tecnologias da Informação e da Comunicação desempenham papel de grande relevo neste desígnio.
  • Impacto da formação profissional contínua nos custos do tratamento de feridas crónicas
    Publication . Gaspar, Pedro; Monguet, Joseph; Ojeda, Jordi; Costa, João; Costa, Rogério
    Nos contextos da prestação de cuidados de saúde, os avanços da ciência e da tecnologia rapidamente desactualizam as competências específicas adquiridas nas escolas. Os erros clínicos, más práticas e performances deficientes, frequentemente associadas ao défice de formação, para além dos prejuízos clínicos, imputam enorme carga económica aos custos da saúde. No investimento em formação, mais do que saber quanto se gasta, importa saber quanto se pode poupar tornando mais competentes os profissionais de saúde. Com o objectivo geral de desenvolver um modelo de estimação dos custos da não formação, construímos e validamos (1) casos clínicos virtuais de pessoas com feridas crónicas, (2) modelo matemático para estimação dos Custos Óptimos (baseados nas decisões clínicas óptimas) e (3) simulador de tomada de decisão para construir as matrizes de Custos da Acção (baseados nas decisões terapêuticas registadas no simulador). Desenvolvemos um estudo analítico transversal numa amostra não aleatória de 78 enfermeiros com diferentes níveis de formação e experiência no tratamento de feridas crónicas. Nos resultados reunimos evidência empírica de que os custos do tratamento são mais elevados entre os profissionais que não frequentaram formação acreditada específica, e de que os custos tendem a baixar à medida que o número de horas de formação sobe.
  • Formative trajectory for distance teaching
    Publication . Costa, Rogério; Costa, Adriana; Pessoa, Teresa
    In view of the growing number of distance learning courses, it is important to understand whether universities or government entities are properly training teachers, especially those in higher education, to work in this new type of educational programs. The main objective of this work was to analyze the learning trajectory of the teachers that teach distance learning modalities. For this purpose, a quantitative and qualitative study was carried out, developed in 2018, using the case-study methodology. Accordingly, 113 teachers from the Academic Unit for Distance Education of the State University of Bahia, who were teaching for at least two years, were approached. The goal of the study was to (i) understand how the learning trajectory of the teachers that teach distance learning course happens, (ii) the difficulties encountered in the scope of their training and practice, as well as (iii) the teacher´s perceptions of Distance Education (DE). The online questionnaire, previously validated by experts, was developed with the limeSurvey tool, was available for 2 months and reminders were sent weekly. In addition, based on a review of the literature and on the previous analysis of the results of the questionnaire, a semi-structured interview was built and conducted to 8 teachers who complemented the information about the training course for teaching in DE. From the analysis of the results of this cohort, the authors concluded that the teachers training process at a distance occurred in the absence of public policies promoted by the State, relying solely on the public and private higher education institutions.
  • Internet nas escolas: o acompanhamento de uma realidade nas escolas do 1.º Ciclo no distrito de Leiria
    Publication . Costa, Rogério; Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues; Galeão, Tânia; Cadima, Rita Alexandra Cainço Dias; Santos, Filipe; Ventura, Ana
  • Ambiente virtual de aprendizagem no âmbito das feridas crónicas
    Publication . Costa, João Emanuel Gonçalves S.; Fernadez, Joaquin; Monguet, Joseph; Gaspar, Pedro; Costa, Rogério
    As feridas crónicas, dadas as suas repercussões pessoais, familiares e socio-económicas, representam um grave problema de saúde em todo o mundo. Actualmente está disponível uma grande variedade de produtos e equipamentos para o seu tratamento, o que obriga um enorme rigor nos critérios de selecção. A escolha criteriosa do produto e procedimentos mais adequados depende do correcto diagnóstico e caracterização da ferida crónica. Com o objectivo de melhorar o processo de formação no âmbito das feridas crónicas, aumentando a componente de práticas simuladas, desenvolveu-se ambiente virtual online (e-fer) que permite a elaboração de casos virtuais de pessoas com feridas crónicas, integrando informação pictórica (fotografia) e não pictórica (evolução, localização, tamanho, tunelização, edema, enduração, odor, exudado, dor) da ferida, dados sóciodemográficos, antecedentes de saúde, status de mobilidade e opções de diagnostica e tratamento correctas. Existe um grupo de especialistas de âmbito nacional, responsável pela construção dos casos. Cada caso representa uma descrição rigorosa de experiências profissionais vivenciadas em contexto real e requer uma análise muito cuidada da informação disponibilizada. Os formandos acedem online ao e-fer para diagnosticar e tratar os casos virtuais. É dado feedback específico, como bases nas opções tomadas. Paralelamente partilham num fórum as suas dúvidas e sugestões (contextualizadas nos casos virtuais que estão a resolver) com os outros formandos e especialistas (tutores online).