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- Atitudes e Comportamentos de Separação de Embalagens Usadas na Comunidade Intermunicipal da Região de LeiriaPublication . Fernandes, Maria Eduarda; Gomes da Silva, Carlos; Gaspar Ferreira, Alcina; Febra, Lígia; Maurício Costa, JoãoA Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) é composta por 10 Municípios, com cerca de 287 mil habitantes (INE, 2022) e recolhe anualmente 123 022 toneladas de resíduos sólidos urbanos, dos quais apenas 17% são recolhidos de forma seletiva (INE, 2025). Neste contexto, e enquadrado no Projeto Embalagem do Futuro (PPS08), é importante compreender melhor os comportamentos e atitudes dos agregados familiares da CIMRL face à separação de embalagens usadas (plástico, metal/alumínio, vidro, cartão/papel e cápsulas de café). Tendo por base a Theory of Planned Behavior, uma das principais teorias usadas para compreender a complexidade do comportamento social humano, as normas morais e os valores pro-ambientais, foi realizado um inquérito online junto dos agregados familiares da CIMRL.
- Estudo sobre Atitudes e Comportamentos de Separação de Embalagens Usadas na CIMRLPublication . Fernandes, Maria Eduarda; Silva, Carlos Gomes da; Ferreira, Alcina Gaspar; Febra, Lígia; C., João MaurícioO presente estudo analisa a separação de resíduos de embalagens (plástico, cartão, vidro, alumínio e cápsulas de café) e a intenção de utilização de máquinas de venda reversa (Reverse Vending Machine – RVM), na Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL). O estudo considera dimensões como as atitudes, normas morais e sociais e o controlo percebido, bem como os valores ambientais. A análise de 1 113 respostas válidas, recolhidas através de um questionário online aplicado a residentes da CIMRL, revela uma atitude altamente positiva face à separação de embalagens usadas. De facto, mais de 97% dos inquiridos consideram esta prática sensata e reconhecem que é benéfica para o ambiente. A maioria afirma sentir-se moralmente responsável por separar os resíduos e demonstra forte preocupação com o impacto ambiental das suas ações. No entanto, embora a separação de materiais como vidro (91%), papel/cartão (84%), plástico (83%) e metal e alumínio (79%) esteja amplamente enraizada, o mesmo não se verifica com as cápsulas de café, com apenas 36% dos respondentes a afirmarem separá-las totalmente. Relativamente às RVM, 57% dos participantes nunca ouviram falar destas máquinas. Mas, depois de uma breve apresentação do conceito, indicam uma elevada intenção de adesão: 87% gostaria de as utilizar, 76% recomendaria o seu uso e 74% afirma que lhes daria prioridade se estivessem disponíveis. Os incentivos ou recompensas pelo depósito de embalagens nas RVM mais valorizados pelos inquiridos são os donativos a instituições, seguidos de recompensas monetárias diretas (dinheiro) e descontos no comércio local. Os locais preferenciais para instalação das RVM são a via pública, grandes supermercados e juntas de freguesia. Os resultados obtidos fornecem evidência empírica para a formulação de políticas públicas mais eficazes, capazes de impulsionar a reciclagem e fortalecer a transição para uma economia circular, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nomeadamente o ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e ODS 12 (Consumo e Produção Sustentáveis).
- Consumers’ Acceptance and Willingness to Pay for Innovative and Sustainable Food – an Exploratory StudyPublication . C., João Maurício; Fernandes, Maria EduardaThe agricultural sector is currently facing several challenges, and needs to evolve to a more sustainable system. Consumers have a major role to play in this transformation. In this sense, this study aims to explore Portuguese consumers’ receptiveness and willingness to pay (WTP) for innovative and more sustainable food. Particularly, for apples produced in an innovative and sustainable way, making using of algae from the Portuguese coast. Additionally, the impact of information provided to consumers about the consequences of consuming this new product, on their receptiveness and willingness to pay, is tested: focusing on health benefits of the new product vs. on the environmental benefits. To this end, an online questionnaire was conducted in Portugal in July 2022. From a sample of 411 valid answers and 396 apple consumers, a wide majority (86.9%) were receptive to this innovative and sustainable apples and was willing to pay a price premium of 0.35 e/kg compared to the conventional apples (average price of 1.95 e/kg for sustainable apples, compared to 1.60 e/kg for conventional apples). This WTP was not influenced by the type of information provided in terms of benefits of the new product (health vs. environment) but the acceptance for the innovative apple increased with the provision of information. Additionally, some respondent’s ecological consumption habits and socioeconomic characteristics demonstrated to be statistically significant for the WTP. These results indicate that consumers are aware of the need to move towards a more sustainable food sector and value this innovative (and more sustainable) apples.
- RVM para Cápsulas de Café: Desenvolvimento e Experiência de Utilização de um ProtótipoPublication . Fernandes, Maria Eduarda; Gomes da Silva, Carlos; Gaspar Ferreira, Alcina; Febra, Lígia; C., João Maurício; IPLeiria; CARMEEste relatório apresenta os resultados do ensaio laboratorial realizado com o protótipo de uma Máquina de Venda Reversa (RVM) para recolha e separação de cápsulas de café de plástico e de alumínio, contribuindo para a promoção da economia circular. O protótipo foi testado durante um período de 12 semanas junto de cerca de 300 colaboradores de uma empresa. O ensaio foi conduzido em duas fases: a primeira, sem premiação para os utilizadores e, a segunda, com a introdução de uma premiação para os utilizadores. Os resultados obtidos indicam uma taxa de adesão global de 13%. Verificou-se também que a introdução da premiação teve um impacto positivo na adesão à RVM de cápsulas de café, permitindo angariar novos utilizadores e aumentar a utilização do equipamento. São também identificados vários padrões de utilização no ensaio sem premiação e no ensaio com premiação.
- Reverse vending machines in the circular economy: A bibliometric analysis of an underexplored enabler (2003–2023)Publication . Fernandes, Maria Eduarda; C., João MaurícioDeposit Refund Systems (DRS), particularly Reverse Vending Machines (RVM), have emerged as promising tools to foster recycling and close material loops, thus advancing the principles of the circular economy. Yet, the evolution of academic discourse concerning such incentives within the framework of circular economy practices remains an underexplored gap, which justifies a comprehensive analysis such as the one conducted in this study. Through a bibliometric approach, this research explores the evolution of the theme over time (from 2003 to 2023). Drawing on a sample of 755 articles, the results indicate a growing academic interest in the subject, particularly after 2017, driven by global policy shifts and the increasing relevance of circular economy principles. Results also underscore the interdisciplinary nature of sustainable waste management, advocating for the integration of policy frameworks, technological innovations, and financial incentives to achieve long-term sustainability goals. However, the potential of RVM as key enablers in closing material loops, due to their role in material recovery and sustainable waste management, is not sufficiently treated. This highlights not only a gap in the existing literature, but also a missed opportunity to fully explore the transformative potential of RVMs in advancing circular economy goals.
