Loading...
31 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 31
- Epidemiologia: Mestrado de Enfermagem Saúde Materno-Infantil [Cabo Verde]: Edição de 2020Publication . Frade, João Manuel GraçaINTRODUÇÃO Este manual é elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Epidemiologia do curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Materno-Infantil da Universidade de Santiago, Cabo Verde. Tem como objetivos apoiar o estudo nos conteúdos lecionados em aulas teóricas e teórico-práticas na área da epidemiologia. Assim como sistematizar conhecimentos adquiridos em sala de aula. É ainda um contributo para a compreensão da importância dos indicadores epidemiológicos na saúde no geral e nas suas implicações e aplicações na saúde materno-infantil através da resolução de casos de aplicação prática. É composto por questões teóricas e por exercícios práticos a que o estudante deverá saber responder no final dos conteúdos lecionados no sentido de responder aos objetivos da unidade curricular.
- Mestrado de Enfermagem Saúde Materno-Infantil - Ano letivo 2019/2020 - EPIDEMIOLOGIAPublication . Frade, João Manuel GraçaCaderno de exercícios de EPIDEMIOLOGIA - Universidade de Santiago - Cabo Verde - Mestrado de Enfermagem Materno-Infantil
- Mestrado de Enfermagem Comunitária: Área de Saúde Comunitária e Saúde PúblicaPublication . Frade, João Manuel GraçaEste manual é elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Epidemiologia e Bioestatística do curso de Mestrado em Enfermagem Comunitária área de Saúde Comunitária e Saúde Pública. Tem como objetivos apoiar o estudo nos conteúdos lecionados em aulas teóricas e teórico-práticas na área da epidemiologia. Assim como sistematizar conhecimentos adquiridos em sala de aula. É ainda um contributo para a compreensão da importância dos indicadores epidemiológicos na saúde no geral e nas suas implicações e aplicações em enfermagem comunitária e de saúde pública, da resolução de casos de aplicação prática. É composto por questões teóricas e por exercícios práticos a que o estudante deverá saber responder no final dos conteúdos lecionados no sentido de responder aos objetivos da unidade curricular.
- Demografia: Introdução ao estudo da demografia, indicadores demográficos, variáveis demográficas: Edição 2021Publication . Frade, João Manuel GraçaINTRODUÇÃO Este manual é elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Enfermagem de Saúde Pública para as turmas de Licenciatura em Enfermagem, no sentido de apoiar o estudo nos conteúdos lecionados em aulas teóricas e teórico-práticas na área da demografia e também de saúde ambiental. Tem como principal objetivo sistematizar os conhecimentos adquiridos nas aulas e dar a conhecer a importância da compreensão destes conteúdos para a Saúde Pública e para a Enfermagem. É ainda um contributo para a compreensão da importância dos indicadores demográficos na saúde no geral e nas suas implicações e aplicações em saúde e em enfermagem. É composto por questões teóricas e por exercícios práticos a que o estudante deverá saber responder no final dos conteúdos lecionados no sentido de responder aos objetivos da Unidade Curricular.
- Impact on the Mental and Physical Health of the Portuguese Population during the COVID-19 ConfinementPublication . Frade, Fátima; Jacobsohn, Lia; Gómez-Salgado, Juan; Martins, Maria do Rosário; Allande-Cussó, Regina; Ruiz-Frutos, Carlos; Frade, João Manuel GraçaConfinement of the population has been one of the measures implemented by different governments to address the COVID-19 health crisis, and it has led to social isolation together with a disruption of daily activities. The aim of the study is to analyze psychological distress during the COVID-19 pandemic in Portugal. During the quarantine, a cross-sectional study was carried out on a sample of 2120 subjects over 18 years of age, resident and born in Portugal. Data were collected using a self-developed questionnaire that considered socio-demographic variables, physical symptoms, health conditions, and history of contact with COVID-19, as well as psychological alterations. The General Health Questionnaire (GHQ-12) was also included. Univariate and bivariate statistical analyses were performed. Predictive capacity was studied using logistic regression models. The results showed a higher percentage of individuals presenting psychological distress (57.2.0%), with a higher percentage identified among women (79.0%), and in people with a higher educational level (bachelor’s + master’s and doctorate) (75.8%). The predictor variables with the greatest weight were sex, educational level (graduation, master’s, and doctorate), living with children or under 16 years of age, presence of symptoms, and quarantine in the last 14 days for having symptoms. Good self-assessment of health and working at home appear to be protective against psychological distress. These results highlight the impact of the COVID-19 pandemic on psychological distress and provide an opportunity to consider the need to implement specific multidisciplinary public health and mental health interventions in this pandemic situation.
- Fichas Práticas de Anatomia e Fisiologia I - Osteologia e artrologiaPublication . Frade, João Manuel Graça; Silva, PedroEste manual é elaborado no âmbito da unidade curricular de anatomia e fisiologia I para as turmas de Licenciatura de Enfermagem da Escola superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria no sentido de apoiar o estudo nos conteúdos lecionados em aulas teóricas e teórico-práticas. O seu principal objetivo é sistematizar conhecimentos para melhor compreensão e apreensão dos conteúdos de anatomia e fisiologia I. O caderno é composto por questões teóricas e exercícios práticos a que o estudante deverá saber responder no final dos conteúdos lecionados no sentido de dar cumprimento aos objetivos da Unidade Curricular. Recomenda-se que o aluno procure responder autonomamente às questões e exercícios, consultando os tópicos de resposta neste manual apenas após terminar essa tarefa, por forma a comparar e perceber se a sua sistematização foi completa e adequada. As respostas neste manual não pretendem ser exaustivas nem devem ser pensadas como substituindo um manual de anatomia e fisiologia – cumprem apenas uma função de orientação para a comparação das respostas dadas pelo próprio aluno. Para uma sistematização com sucesso, algumas regularidades podem ser adotadas na organização da resposta, para ajudar a lembrar de todos os aspetos relevantes. Por exemplo, numa pergunta em que se pede para descrever a um órgão ou estrutura, é útil ter uma “checklist” mental de detalhes a mencionar: a sua localização nos 3 planos balizada por referências (é uma estrutura medial, ou lateral? Superior ou inferior a uma referência? Anterior, ou posterior?), a sua paridade, de que forma de pode classificar (por exemplo, no caso de um osso, é plano, longo, curto ou irregular?), as suas relações com órgãos adjacentes ou próximos, etc. De notar que embora seja útil ter uma organização mental dos vários tópicos com que se pode descrever o órgão, frequentemente não se inclui tudo isso na resposta, pois será apenas necessário responder ao que é perguntado – saber como organizar e selecionar apenas a informação relevante de entre a totalidade do conhecimento adquirido é também uma forma de demonstrar boa compreensão.
- Curso de Mestrado em Enfermagem Comunitária, Área Saúde Familiar - 2º Ano, 3º Semestre, Ano Letivo 2019/2020 - Planeamento do Estágio IVPublication . Frade, João Manuel GraçaGuia orientador do ensino clínico IV do Mestrado de Enfermagem de Saúde Familiar
- Nursing and vaccination: evolution of the compliance with the combined measles-mumps-rubella (MMR) vaccinePublication . Frade, João Manuel Graça; Frade, Maria de Fátima Graça; Henriques, Carolina Miguel Graça; Silva, Armando; Gonçalves, GuilhermeBackground: Immunization is an important activity performed by primary health care nurses in Portugal. Objectives: This study aims to assess the evolution of the compliance with the immunization strategy for the combined measles-mumps-rubella (MMR) vaccine. Methodology: A study was conducted with 411 individuals, born after 1970 in Portugal, by consulting immunization records (IRs) and health booklets (HBs). Results: The vaccination coverage rate was 38.88% in cohorts born before 1977 and higher than 95% in cohorts born after 1990. The administration according to the age criteria recommended by the Directorate-General for Health (DGS) was associated with the participants’ birth generation and improved over time (r = - 0.239, p = 0.001). Conclusion: In this sample, the MMR vaccine strategy complied with the objectives of the World Health Organization and DGS concerning the vaccination coverage rate and the adequacy of the immunization schedules according to the recommended age criteria.
- A integração da família nos cuidados de enfermagem: Perspetiva de enfermeiros e estudantes de enfermagemPublication . Frade, João Manuel Graça; Henriques, Carolina; Frade, MariaEnquadramento: A pertinência da integração das famílias nos cuidados de enfermagem permite a promoção, manutenção e recuperação da saúde das famílias. Objetivos: Identificar e descrever a perspetiva dos enfermeiros e estudantes de enfermagem sobre a integração das famílias nos cuidados de enfermagem. Metodologia: Estudo inferencial, transversal, numa população de enfermeiros e estudantes de enfermagem. Foi aplicada a escala Families Importance in Nursing Care – Nurses Attitudes (FINC-NA). Resultados: Amostra constituída por 164 indivíduos, dos quais 71 eram profissionais e 93 estudantes. A média da importância atribuída à família foi maior nos estudantes de enfermagem relativamente aos enfermeiros, sendo a diferença entre os dois grupos significativa. Na análise de regressão linear univariada as variáveis: Idade, Anos de experiência profissional e Formação na área da família parecem estar associadas à importância atribuída à família. Conclusão: Os estudantes atribuem maior importância à integração da família do que os enfermeiros. As variáveis Idade, Anos de exercício profissional e Formação na área da família, nos enfermeiros, associam-se a uma maior importância da integração da família.
- Fichas Práticas de Anatomia e Fisiologia I - Osteologia e Artrologia - ResoluçãoPublication . Frade, João Manuel Graça; Silva, João Pedro Cruz daEste manual é elaborado no âmbito da unidade curricular de anatomia e fisiologia I para as turmas de Licenciatura de Enfermagem da Escola superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria no sentido de apoiar o estudo nos conteúdos lecionados em aulas teóricas e teórico-práticas. O seu principal objetivo é sistematizar conhecimentos para melhor compreensão e apreensão dos conteúdos de anatomia e fisiologia I. O caderno é composto por questões teóricas e exercícios práticos a que o estudante deverá saber responder no final dos conteúdos lecionados no sentido de dar cumprimento aos objetivos da Unidade Curricular. Recomenda-se que o aluno procure responder autonomamente às questões e exercícios, consultando os tópicos de resposta neste manual apenas após terminar essa tarefa, por forma a comparar e perceber se a sua sistematização foi completa e adequada. As respostas neste manual não pretendem ser exaustivas nem devem ser pensadas como substituindo um manual de anatomia e fisiologia – cumprem apenas uma função de orientação para a comparação das respostas dadas pelo próprio aluno. Para uma sistematização com sucesso, algumas regularidades podem ser adotadas na organização da resposta, para ajudar a lembrar de todos os aspetos relevantes. Por exemplo, numa pergunta em que se pede para descrever a um órgão ou estrutura, é útil ter uma “checklist” mental de detalhes a mencionar: a sua localização nos 3 planos balizada por referências (é uma estrutura medial, ou lateral? Superior ou inferior a uma referência? Anterior, ou posterior?), a sua paridade, de que forma de pode classificar (por exemplo, no caso de um osso, é plano, longo, curto ou irregular?), as suas relações com órgãos adjacentes ou próximos, etc. De notar que embora seja útil ter uma organização mental dos vários tópicos com que se pode descrever o órgão, frequentemente não se inclui tudo isso na resposta, pois será apenas necessário responder ao que é perguntado – saber como organizar e selecionar apenas a informação relevante de entre a totalidade do conhecimento adquirido é também uma forma de demonstrar boa compreensão.