Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Fichas Práticas de Anatomia e Fisiologia I - Osteologia e Artrologia - Resolução

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Este manual é elaborado no âmbito da unidade curricular de anatomia e fisiologia I para as turmas de Licenciatura de Enfermagem da Escola superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria no sentido de apoiar o estudo nos conteúdos lecionados em aulas teóricas e teórico-práticas. O seu principal objetivo é sistematizar conhecimentos para melhor compreensão e apreensão dos conteúdos de anatomia e fisiologia I. O caderno é composto por questões teóricas e exercícios práticos a que o estudante deverá saber responder no final dos conteúdos lecionados no sentido de dar cumprimento aos objetivos da Unidade Curricular. Recomenda-se que o aluno procure responder autonomamente às questões e exercícios, consultando os tópicos de resposta neste manual apenas após terminar essa tarefa, por forma a comparar e perceber se a sua sistematização foi completa e adequada. As respostas neste manual não pretendem ser exaustivas nem devem ser pensadas como substituindo um manual de anatomia e fisiologia – cumprem apenas uma função de orientação para a comparação das respostas dadas pelo próprio aluno. Para uma sistematização com sucesso, algumas regularidades podem ser adotadas na organização da resposta, para ajudar a lembrar de todos os aspetos relevantes. Por exemplo, numa pergunta em que se pede para descrever a um órgão ou estrutura, é útil ter uma “checklist” mental de detalhes a mencionar: a sua localização nos 3 planos balizada por referências (é uma estrutura medial, ou lateral? Superior ou inferior a uma referência? Anterior, ou posterior?), a sua paridade, de que forma de pode classificar (por exemplo, no caso de um osso, é plano, longo, curto ou irregular?), as suas relações com órgãos adjacentes ou próximos, etc. De notar que embora seja útil ter uma organização mental dos vários tópicos com que se pode descrever o órgão, frequentemente não se inclui tudo isso na resposta, pois será apenas necessário responder ao que é perguntado – saber como organizar e selecionar apenas a informação relevante de entre a totalidade do conhecimento adquirido é também uma forma de demonstrar boa compreensão.

Description

Keywords

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License