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  • Clinical Decision-Making in Nursing Scale (CDMNS-PT©) in nursing students: Translation and validation
    Publication . Duarte, Hugo Miguel Santos; Dixe, Maria dos Anjos Coelho Rodrigues
    to validate, for the Portuguese population, the Clinical Decision-Making Nursing Scale© (CDMNS©). Methods: this methodological study involved 496 nursing students who filled in a questionnaire created using sociodemographic and academic data, and the scale to evaluate the making of decisions in nursing. Results: the confirmatory factorial analysis showed that the adjustment of the factorial structure has good quality, being made up by three factors (X2/gl = 2.056; GFI = 0.927; CFI = 0.917; RMSEA = 0.046; RMR = 0.039; SRMR = 0.050). For the scale to be reliable, it had to include only the reliability of the scale required it to be constituted by 23 items, with correlation values that varied from 0.184 and 0.610, and a global Cronbach’s Alpha of 0.851, which showed its good reliability. Conclusions: the CDMNS-PT© is valid and reliable, showing a high potential to be used in clinical practice and investigation.
  • Efetividade da simulação de alta-fidelidade na tomada de decisão dos estudantes de enfermagem: Revisão sistemática da literatura
    Publication . Duarte, Hugo Miguel Santos; Dixe, Maria dos Anjos Coelho Rodrigues; Baptista, Rui Carlos Negrão; Coutinho, Verónica; Oliveira, Luis; Paiva, Luis António Rodrigues
    Introdução: A simulação de alta-fidelidade (SAF) é uma ferramenta de ensino em enfermagem inserida na metodologia de ensino inovadora. Esta permite consolidar e integrar conhecimentos teóricos com a prática clínica, evidenciando uma melhoria do processo de tomada de decisão (TD; Fawaz & Hamdan Mansour, 2016). A TD encontra-se definida como um processo mental complexo, que engloba várias fases, etapas, atributos, antecedentes e consequentes, que podem ser denominados como competências não técnicas. Objetivos: Sintetizar a evidência sobre a efetividade da SAF na TD dos estudantes de enfermagem. Metodologia: Esta revisão sistemática, realizada em outubro de 2019, que pretendeu dar resposta à questão: A utilização da SAF é efetiva na TD dos estudantes de enfermagem analisou as bases de dados PubMed, Medline,Cochrane Central Register of Controlled Trials, Cinahl, MedicLatina, ERIC e SCOPUS, com os termos MeSH, seus sinónimos e metodologia PICOD. A qualidade metodológica dos estudos quantitativos foi avaliada usando os instrumentos do JBI – MAStARI. Resultados: Da pesquisa realizada foram inicialmente identificados 155 artigos, dos quais 42 eram duplicados. Após leitura do título e resumo foram eliminados 61 artigos. Os restantes artigos foram lidos na íntegra, sendo que apenas três cumpriram a totalidade dos critérios de inclusão. Estes artigos, que incluíam um total de 192 estudantes de enfermagem, demonstram que a prática de SAF desenvolve a TD dos estudantes, evidenciando-se a melhoria dos conhecimentos e de vários dos componentes da TD nomeadamente do raciocínio clínico, da recolha de dados, do diagnóstico do problema, do planeamento da ação, da aprendizagem percebida e do pensamento crítico (Ismailoglu & Zaybak, 2017; Kim & Kim, 2015; Lee, Kim, & Park, 2015). Conclusões: Apesar dos resultados enunciados, que demonstram efetividade da SAF na TD dos estudantes de enfermagem e revelam competências não técnicas que podem ser desenvolvidas nos estudantes, são necessários mais estudos, com uma amostra superior, desenvolvidos em diferentes países, assim como envolvendo estudantes de enfermagem de diferentes anos do curso de licenciatura.
  • Transcultural Translation and Validation of Lasater Clinical Judgment Rubric©
    Publication . Duarte, Hugo Miguel Santos; Lasater, Kathie; Dixe, Maria dos Anjos
    Objectives: to translate and cross-culturally validate the Lasater Clinical Judgment Rubric© (LCJR©) instrument for nursing students. Methods: the application of LCJR-PT© was preceded by a linguistic translation into Portuguese, based on the translation-back-translation method. This psychometric study involved 32 nursing students from a program in Portugal. Data were collected through observations of two independent observers during the performance of the practices developed by the students, through the scenarios validated by experts of high and of medium-fidelity simulation. Results: of the 64 observations obtained from the practices of nursing students, the value of intra-class correlations in the 4 aspects of the instrument exceeded 0.792. There was a global Cronbach’s alpha of LCJR-PT© of 0.921 and 0.876 in Observers 1 and 2 respectively, with a statistically significant level of agreement. Conclusions: the LCJR-PT© is a valid and reliable instrument, demonstrating a high potential for its use in clinical education and nursing research.
  • Programa De Formação de Primeiros Socorros, Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa do Instituto Politécnico de Leiria
    Publication . Henriques, Carolina Miguel da Graça; Santos, Cátia Alexandra Suzano dos; Costeira, Cristina Raquel Batista; Lisboa, Felisbelo Rodrigues; Duarte, Hugo Miguel Santos; Sousa, Joana Sofia Dias Pereira de
    O Instituto Politécnico de Leiria está fortemente comprometido em garantir uma comunidade académica saudável e feliz. Neste sentido e com vista a que os socorristas do IPLeiria se sintam seguros na sua atuação desenvolveu-se este manual para que seja possível a todos que possuam formação no âmbito do socorrismo sedimentarem os seus conhecimentos e competências, através de uma revisão dos conteúdos lecionados. Uma prestação de primeiros socorros de forma correta faz toda a diferença quando os acidentes acontecem. Este manual é destinado a difundir conhecimentos gerais de primeiro socorro e foi elaborado no quadro de uma política institucional de salvaguarda pela saúde e segurança da comunidade académica do Instituto Politécnico de Leiria.
  • Princípios éticos na prática dos estudantes de enfermagem em simulação clínica: revisão integrativa
    Publication . Duarte, Hugo Miguel Santos; Dixe, Maria dos Anjos Coelho Rodrigues; Pragosa, Ângela Marina; Castanheira, Joana Antunes
    Introdução: Um crescimento exponencial tem sido observado na aplicação da simulação clínica (SC) como ferramenta de aprendizagem no ensino de enfermagem (Erlam, Smythe, & Wright-St Clair, 2017). Recentemente, a SC tem sido alvo de utilização para trabalhar questões éticas, concretamente na aplicação dos princípios éticos em enfermagem (Lioce & Graham, 2017). O modelo de SC ética é composto por: padrões, conceitos, atributos, e princípios éticos – dos quais se destacam: autonomia, beneficência, não-maleficência e justiça (Lioce & Graham, 2017). Objetivos: Rever de forma integrativa a utilização pelos estudantes de Enfermagem dos princípios e atributos éticos durante os cenários de SC. Metodologia: Revisão de estudos empíricos, realizada em janeiro de 2020, através das bases de dados: PubMed; Cochrane Central Register of Controlled Trials; CINAHL; MedicLatina; SciELO. Os critérios de inclusão foram: estudantes de enfermagem, estudos que avaliam a utilização dos princípios e atributos éticos durante os cenários de SC, e intervenções no âmbito dos diferentes tipos de SC e fases da tomada de decisão. Dois revisores independentes foram envolvidos na triagem e avaliação de artigos e no processo de extração de dados. Os dados foram sintetizados usando o método comparativo constante de análise. Resultados: Os principais resultados encontrados são: desenvolvimento da advocacia pelo doente e segurança na prestação de cuidados (Cooper, Cant, Bogossian, Bucknall, & Hopmans, 2015); melhoria da preparação, motivação e confiança dos estudantes de Enfermagem; melhoria na competência de segurança do doente através de SC; aprendizagem de competências no desenvolvimento de comportamentos profissionais; positividade na modelação da função dos estudantes de enfermagem; identificação das lacunas de aprendizagem; abertura durante o debriefing para esclarecimento de dados, sendo o professor o mediador para uma solução orientada; transferência profissional de comportamento, através de experiências do papel do enfermeiro quando confrontados com conflitos éticos realistas (Park, 2013); desenvolvimento da confiança na tomada de decisão perante conflitos éticos, assim como uma melhor preparação dos mesmos através de soluções orientadas (Park, 2013); e centralidade nos estudantes de enfermagem, promovendo uma aprendizagem pela descoberta. Conclusões: Através dos resultados é possível constatar que apenas foram investigados atributos éticos nos diferentes artigos incluídos, necessitando de ser desenvolvida investigação no que concerne aos princípios éticos trabalhados com os estudantes de enfermagem nos cenários de SC.
  • Nursing students’ knowledge about basic life support
    Publication . Duarte, Hugo Miguel Santos; Dixe, Maria dos Anjos Coelho Rodrigues
    Knowledge about basic life support (BLS) in nursing students involves both technical skills (compressions and ventilations) and non-technical skills (clinical judgment and decision-making). Objectives: To assess nursing students’ sociodemographic and academic characteristics; to assess nursing students’ theoretical knowledge about BLS and analyze the association between nursing students’ sociodemographic and academic characteristics and their theoretical knowledge about BLS. Methodology: Observational, descriptive, and correlational study with a sample of 496 nursing students selected using a nonprobability convenience sampling technique in two schools in the central region of Portugal. Results: Students demonstrated a good level of knowledge about BLS, with an average of 30.93 ± 2.29 on a scale from 0 to 37 points. They had a very good level of knowledge about safety conditions, the technical components of airway assessment, chest compressions, and ventilations. The level of knowledge is associated with age, year of undergraduate studies, and practical experience in BLS. Conclusion: Students have a good level of knowledge about BLS.