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- Diálogos sobre educação de infância - Cruzar olhares entre a formação e o chão de escola.Publication . Milhano, Sandrina; Oliveira, Luis Miguel Gonçalves de; Rodrigues, Marina; Luis Miguel Gonçalves de Oliveira; Marina Valdez Rodrigues; Sandrina Milhano
- Escola Superior de Educação de Leiria ao serviço da comunidade: um projecto de animação na Foz do ArelhoPublication . Oliveira, Miguel; Roque, Ana; Gesteiro, Marta; Duarte, Patrícia
- A voz e a agência da criança. Abordagem de Projeto na Formação de Educadores de InfânciaPublication . Oliveira, Luis; Rodrigues, Marina; Milhano, SandrinaNo segundo Número da coleção Infância & Educação continuamos o percurso a várias vozes com o objetivo de criar espaços de diálogos entre docentes da formação inicial de educadores e professores, docentes da formação contínua e docentes do chão de escola. Assim, escutamos as vozes das equipas, de crianças e adultos expressas através de um processo de reflexão e partilha entre futuros educadores, educadores cooperantes e professores supervisores sobre a abordagem de projeto. Partilhamos experiências de formação profissionalizante sobre exercícios reais e concretos para que se acrescentem aprendizagens e reflexões que possam aportar conhecimento às referências de trabalho existentes nesta área
- Atas do II Ciclo Internacional de Conferências Infância & EducaçãoPublication . Oliveira, Miguel; Rodrigues, Marina; Milhano, SandrinaOs contributos que compõem esta publicação emanam do II Ciclo Internacional de Conferências: Infância & Educação, coorganizado pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria (ESECS) e pela Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI). Para além da apresentação do programa, proporcionam-se os textos resumidos das comunicações apresentadas e as notas biográficas dos conferencistas, contribuindo para estimular a reflexão, o questionamento e o debate ligados à Educação de Infância
- Efetividade da simulação de alta-fidelidade na tomada de decisão dos estudantes de enfermagem: Revisão sistemática da literaturaPublication . Duarte, Hugo Miguel Santos; Dixe, Maria dos Anjos Coelho Rodrigues; Baptista, Rui Carlos Negrão; Coutinho, Verónica; Oliveira, Luis; Paiva, Luis António RodriguesIntrodução: A simulação de alta-fidelidade (SAF) é uma ferramenta de ensino em enfermagem inserida na metodologia de ensino inovadora. Esta permite consolidar e integrar conhecimentos teóricos com a prática clínica, evidenciando uma melhoria do processo de tomada de decisão (TD; Fawaz & Hamdan Mansour, 2016). A TD encontra-se definida como um processo mental complexo, que engloba várias fases, etapas, atributos, antecedentes e consequentes, que podem ser denominados como competências não técnicas. Objetivos: Sintetizar a evidência sobre a efetividade da SAF na TD dos estudantes de enfermagem. Metodologia: Esta revisão sistemática, realizada em outubro de 2019, que pretendeu dar resposta à questão: A utilização da SAF é efetiva na TD dos estudantes de enfermagem analisou as bases de dados PubMed, Medline,Cochrane Central Register of Controlled Trials, Cinahl, MedicLatina, ERIC e SCOPUS, com os termos MeSH, seus sinónimos e metodologia PICOD. A qualidade metodológica dos estudos quantitativos foi avaliada usando os instrumentos do JBI – MAStARI. Resultados: Da pesquisa realizada foram inicialmente identificados 155 artigos, dos quais 42 eram duplicados. Após leitura do título e resumo foram eliminados 61 artigos. Os restantes artigos foram lidos na íntegra, sendo que apenas três cumpriram a totalidade dos critérios de inclusão. Estes artigos, que incluíam um total de 192 estudantes de enfermagem, demonstram que a prática de SAF desenvolve a TD dos estudantes, evidenciando-se a melhoria dos conhecimentos e de vários dos componentes da TD nomeadamente do raciocínio clínico, da recolha de dados, do diagnóstico do problema, do planeamento da ação, da aprendizagem percebida e do pensamento crítico (Ismailoglu & Zaybak, 2017; Kim & Kim, 2015; Lee, Kim, & Park, 2015). Conclusões: Apesar dos resultados enunciados, que demonstram efetividade da SAF na TD dos estudantes de enfermagem e revelam competências não técnicas que podem ser desenvolvidas nos estudantes, são necessários mais estudos, com uma amostra superior, desenvolvidos em diferentes países, assim como envolvendo estudantes de enfermagem de diferentes anos do curso de licenciatura.