Loading...
5 results
Search Results
Now showing 1 - 5 of 5
- Uso de um jogo de tabuleiro na reabilitação dos membros superiores de idosos institucionalizados em Portugal: um estudo piloto quase-experimentalPublication . Rosa, Marlene Neves; Gordo, Sara; Pocinho, Ricardo; Marinho, RaquelINTRODUÇÃO: A utilização do jogo como estratégia de reabilitação tem revelado um especial impacto nas variáveis cognitivas no idoso, não sendo consensual o seu impacto em indicadores físicos. OBJETIVO: Medir o efeito do treino com um jogo de tabuleiro na melhoria da coordenação dos membros superiores e na força de preensão palmar em idosos institucionalizados. Foi também caracterizada a percepção dos idosos sobre o jogo como estratégia de reabilitação. MATERIAIS E MÉTODOS: Foi conduzido um estudo quase-experimental, longitudinal, incluindo 10 idosos institucionalizados sem alterações significativas na cognição (6CIT 0-7) e na mobilidade dos membros superiores. Este grupo foi inicialmente avaliado (T0) quanto à Força de preensão manual (FPM) e quanto à coordenação dos membros superiores (Bateria de testes EUROFIT), repetindo a avaliação após 2 semanas de terapias convencionais (T1), tendo sido novamente reavaliados 2 semanas após frequentarem as terapias convencionais mais 2 horas adicionais de um programa com um jogo de tabuleiro (T2). Foi ainda coletada a perceção dos idosos sobre a experiência com o jogo. Foi comparada a evolução entre T0-T1 e T1-T2 usando o teste de Wilcoxon. RESULTADOS: Apenas entre T1 e T2 ocorreram mudanças significativas na EUROFIT (p=0.005) e na FPM para ambos os membros (p=0.005; p= 0.007). Os idosos destacaram uma maior relevância do jogo no trabalho em equipe, no estímulo de raciocínio e de agilidade dos membros superiores. CONCLUSÃO: O jogo de tabuleiro é uma potencial ferramenta para completar a terapia convencional, sendo a experiência considerada muito positiva pelos idosos participantes (ClinicalTrials.gov IDIPL10062019).
- Exploring the relationship between socioemotional skills and decision-making styles in health studentsPublication . Silva, Cândida G.; Gordo, Sara; Rodrigues, Ana Cristina; Henriques, Carolina; Rosa, MarleneHigher education in health study programs is particularly focused on the development of technical skills, despite there being a consensus on the importance of training students regarding socioemotional and life skills. The aim of this study was to characterize and explore correlations between socioemotional skills and decision-making styles in undergraduate health students. Undergraduate students (18–25 years old) were recruited at a School of Health Sciences in Portugal. Participants were characterized in terms of sociodemographic data, socioemotional skills (Study on Social and Emotional Skills questionnaire) and decisionmaking styles (Melbourne Decision Making questionnaire). Descriptive statistics and correlations between questionnaires´ subscales were calculated. Students presented higher scores in tolerance (34.8±3.4), cooperation (34.7±2.4), empathy (31.1±3.2), vigilance (16.0±1.9), and procrastination (9.9±2.1). Assertiveness presented negative correlations with buck-passing (rho=-0.43, p<0.01) and procrastination (rho=-0.38, p<0.01) and positive correlation with vigilance (rho=0.22, p=0.03). Students demonstrated higher values in empathy, cooperation, and tolerance skills, meaning they tend to be kind and care for others’ well-being. Vigilance style is related to assertiveness characterizing hard working leaders able to pay attention to others’ needs. Training that involves socioemotional skills might be crucial for the style of decision-making in future health professionals.
- Novos paradigmas do envelhecimentoPublication . Pocinho, Ricardo; Margarido, Cristóvão; Duarte Santos, Rui; Marques, Liliana; Trindade, Bruno; Silva, Sílvia; Gordo, SaraEste livro que dedicamos aos mais velhos e a quem deles cuida, é uma coletânea de testemunhos, de partilh a de práticas e de manifestações de ciência. Objetiva a devolução ao idoso do direito à participação ativa e identifica formas de prestação de cuidados centrados na pessoa, garantido um envelhecimento ativo, feliz, digno e bem-sucedido. Obrigado a todos os autores, por “Não quererem apenas acrescentar anos à vida, mas sim acrescentarem, vida aos anos”.
- Empathy, creativity, and feelings using a modern board game: A learning experience valued by physiotherapy studentsPublication . Rosa, Marlene C.N.; Gordo, Sara M.O.; Sousa, Micael S.; Pocinho, Ricardo F. S.This study aimed at understanding how physiotherapy students perceive a modern board game experience as an opportunity to train socioemotional skills. Twenty physiotherapy students participated in a learning experience using the Telestration game and were assessed in terms of: game-based self-perceived experience; game’s serious dimension. The facilitator’s perceptionswere also accounted for. Students learned creative expression skills (85% students characterized a true/strong creative experience; 90% expressed a strong feeling of “freedom of experimentation”) and were considered immersed and emotionally involved (significant association between understanding game’s serious purposes and emotional relationship with experience, p-value=0.01). Telestration was classified as a relevant learning method for other serious purposes (>50% students revealed inttention to use Telestration for other serious purposes). Therefore, physiotherapy students self-rated this experience with the Telestration game as significant for learning relevant socioemotional skills. Additionally, facilitator’s perceptions confirmed that they were perfectly immersed and emotionally involved in this learning experience. Future studies in this topic are needed, including larger samples and students from different health courses. Future studies in this topic are needed, including larger samples and students from different health courses.
- O jogo como sistema de avaliação no idoso institucionalizado – Um estudo pilotoPublication . Pocinho, Ricardo; Gordo, Sara; Vilar Marinho, Raquel; Rosa, Marlene. Objetivo: Validar o Jogo das Mãos TATI enquanto instrumento de avaliação da coordenação motora e das funções executivas,em idosos institucionalizados. Metodologia: Foi recrutada uma amostra de conveniência de 10 idosos institucionalizados (idades entre os81-92 anos) e cognitivamente preservados (considerando o resultado no Six Item Cognitive Impairment Test -6CIT). O protocolo deimplementação incluiu o procedimento do Jogo das Mãos TATI, nas modalidades unilateral e bilateral, a Frontal Asssessment Battery(FAB, para avaliar as funções executivas), o teste de toque em discos da bateria de testes de aptidão física do EUROFIT (para avaliar acoordenação dos membros superiores) e a avaliação da experiência com o jogo. Resultados: Foram obtidas correlações elevadas eestatisticamente significativas entre a pontuação total da FAB e os resultados obtidos no procedimento do Jogo das Mãos TATI (ñ = - 0.74;p < 0.05; e ñ = - 0.77; p < 0.01, para as modalidades unilateral e bilateral, respetivamente) e entre os resultados obtidos no teste detoque de discos da bateria de testes de aptidão física do EUROFIT e no procedimento do Jogo das Mãos TATI (ñ = 0.72; p < 0.05; e ñ= 0.89; p < 0.01, para as modalidades unilateral e bilateral, respetivamente). Os idosos classificaram a experiência como globalmentepositiva. Conclusões: Os resultados obtidos evidenciam o potencial do Jogo das Mãos TATI enquanto instrumento de avaliação dasfunções executivas e da coordenação motora, em idosos institucionalizados. Estudos futuros de validação deverão incluir amostras maisamplas e heterogéneas