Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.92 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
. Objetivo: Validar o Jogo das Mãos TATI enquanto instrumento de avaliação da coordenação motora e das funções executivas,em idosos institucionalizados. Metodologia: Foi recrutada uma amostra de conveniência de 10 idosos institucionalizados (idades entre os81-92 anos) e cognitivamente preservados (considerando o resultado no Six Item Cognitive Impairment Test -6CIT). O protocolo deimplementação incluiu o procedimento do Jogo das Mãos TATI, nas modalidades unilateral e bilateral, a Frontal Asssessment Battery(FAB, para avaliar as funções executivas), o teste de toque em discos da bateria de testes de aptidão física do EUROFIT (para avaliar acoordenação dos membros superiores) e a avaliação da experiência com o jogo. Resultados: Foram obtidas correlações elevadas eestatisticamente significativas entre a pontuação total da FAB e os resultados obtidos no procedimento do Jogo das Mãos TATI (ñ = - 0.74;p < 0.05; e ñ = - 0.77; p < 0.01, para as modalidades unilateral e bilateral, respetivamente) e entre os resultados obtidos no teste detoque de discos da bateria de testes de aptidão física do EUROFIT e no procedimento do Jogo das Mãos TATI (ñ = 0.72; p < 0.05; e ñ= 0.89; p < 0.01, para as modalidades unilateral e bilateral, respetivamente). Os idosos classificaram a experiência como globalmentepositiva. Conclusões: Os resultados obtidos evidenciam o potencial do Jogo das Mãos TATI enquanto instrumento de avaliação dasfunções executivas e da coordenação motora, em idosos institucionalizados. Estudos futuros de validação deverão incluir amostras maisamplas e heterogéneas
Description
Keywords
Envelhecimento Diagnóstico Tomada de decisão Terapia de recreação Prescrição
Citation
Rosa, M., Marinho, R., Gordo, S., & Pocinho, R. (2022). El juego como sistema de evaluación en ancianos institucionalizados - estudio piloto (Game performance to assess elderly people in long term care – a pilot study). Retos, 43, 370-378. https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.89551
Publisher
Federación Española de Docentes de Educación Física (FEADEF)