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- Livro de Resumos Partilha de Práticas 2019: 3T´s - Teachers Teaching Teachers: Politécnico de LeiriaPublication . Pereira, Isabel; Ramalho, Sónia; Alexandre, Marta Filipe; Lopes, Maria de São Pedro; Kowalski, Maria; Magueta, Lúcia; Sousa, Jenny; Oliveira, Paulo; Lobão, Catarina; Serrano, LuisDesde o ano letivo 2012/2013, o Politécnico de Leiria organiza um evento anual que visa a partilha de boas práticas promovidas pelos seus docentes, nos vários ciclos de ensino. Inicialmente, foi dado destaque às práticas pedagógicas decorrentes do regime a distância. Contudo, como os ciclos de formação significam mudança, melhoramento e abrangência, no ano letivo de 2015/2016, foram organizadas, em colaboração com os Conselhos Pedagógicos das cinco escolas, as Jornadas Pedagógicas que visam promover a partilha de experiências e a reflexão em torno das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos docentes, em ambos os regimes de ensino – presencial e a distância. Em 2018/2019, foi lançado o desafio de criar um livro de resumos das práticas partilhadas no evento, intitulado “3T´s - Teachers Teaching Teachers”, para uma maior disseminação da qualidade do trabalho pedagógico desenvolvido na nossa instituição. Em cada partilha estão histórias e reflexões que cada docente escolheu apresentar, evidenciando dimensões pedagógicas, científicas, metodológicas, organizacionais, relacionais e pessoais. Neste documento estão compilados, apenas, os resumos submetidos pelos docentes, em formulário próprio, não constando todas as práticas partilhadas no evento. Se em cada uma das Jornadas Pedagógicas os momentos de partilha acabam, ficam disponíveis, para cada docente, ferramentas para explorar e construir novas formas de ensinar e de fazer aprender.
- Determinantes na transição para a parentalidadePublication . Henriques, Carolina; Santos, Maria dos; Caceiro, Elisa; Ramalho, SóniaCONTEXTO: A transição para a parentalidade requer mudanças cognitivas, afetivas e comportamentais. A puérpera está dependente de vários fatores que poderão facilitar ou difcultar a transição para a maternidade, uma vez que o puerpério é um período bastante propício à existência de alterações psicoemocionais. OBJETIVO(S): Neste estudo, os objetivos passaram por procurar conhecer as características sociodemográfcas e obstétricas das puérperas internadas em serviços de Obstetrícia; Determinar o nível de alterações psicoemocionais percecionado pelas puérperas internadas em serviços de obstetrícia e Verifcar a relação entre o nível de alterações psicoemocionais e algumas caraterísticas sociodemográfcas e obstétricas das puérperas internadas em serviços de obstetrícia. METODOLOGIA: Estudo descritivo – correlacional. Aplicação de um questionário relativo aos dados sociodemográ!cos e obstétricos, e Escala de Avaliação de Alterações Psicoemocionais do Puerpério (EAPP) a uma amostra não probabilística de 194 mulheres puérperas internadas. RESULTADOS: A média de idades das participantes foi de 29 anos, maioritariamente eram casadas e possuíam o ensino secundário. A maioria destas puérperas desejaram e planearam a sua gravidez, tendo realizado um parto eutócico. O nível de alterações psicoemocionais nestas mulheres revelou-se baixo. Evidenciou-se que fatores como a frequência de aulas de preparação para o parto, o tipo de parto e o número de partos anteriores infuenciam o nível de alterações psicoemocionais. CONCLUSÕES: Ao estudarmos as alterações psicoemocionais que se podem desenvolver durante o período puerperal, concluímos que a grande maioria das mulheres puérperas revelou níveis de alterações psicoemocionais baixos, no entanto, pensamos ser fundamental debruçarmo-nos sobre os fatores que parecem infuenciar o mesmo, nomeadamente a frequência de cursos de preparação para o parto.
- Avaliação materna da amamentação às 48 horas pós-partoPublication . Ramalho, Sónia
- Amamantamiento : sentimientos y vivencias experimentados por la madrePublication . Ramalho, SóniaA segurança, a protecção e a regulação emocional são muito importantes na construção da relação mãe-bebé. O aconselhamento individual no pós-parto deve ser fornecido por profissionais de saúde bem treinados para poderem identificar e activamente solucionar as dificuldades e necessidades particulares de cada um. O presente estudo que seguiu a metodologia quantitativa, de natureza descritiva, e onde se procedeu à aplicação de entrevistas, observação participante e questionários, procurou dar resposta à grande questão que orienta toda a pesquisa: Quais as vivências e sentimentos experienciados pela mãe na relação que estabelece com o bebé na amamentação? Teve como objectivos: descrever as vivências e os sentimentos experienciados pela mãe na relação com o bebé na amamentação; compreender os conteúdos fantasmáticos, ansiedades, medos e fantasias que emergem na mãe na relação com o bebé na amamentação. Desenvolveu-se num primeiro momento, no período de Março a Agosto de 2009, numa amostra de 793 díades mãe-bebé do Serviço de Obstetrícia do Hospital Santo André, EPE de Leiria, seleccionadas por conveniência durante o internamento na maternidade, onde se detectaram 44 puérperas com antecedentes de perturbação do humor e perturbação de ansiedade as quais foram alvo de nova intervenção aos 4 meses pós-parto. Podemos concluir, nas observações foi detectada muita dificuldade por parte das mães em estabelecer uma relação que corresponda às necessidades e solicitações do bebé (13% ignora as solicitações) e a maioria refere temor de incapacidade de cuidar bem do bebé. E nas entrevistas no internamento as mães verbalizaram angústias, medos e sentimentos. Na comparação dos dados obtidos nos dois momentos que as mães no internamento, fazem uma avaliação mais positiva da amamentação, ao nível do estilo de vida e imagem corporal, do que aos 4 meses de idade do bebé. O afecto materno que as mães evidenciam aos 4 meses de idade do bebé não é significativamente influenciado pela avaliação da amamentação ou pela auto-estima que evidenciam no internamento.
- Adaptação da Escala de Avaliação da Espiritualidade em mulheres grávidasPublication . Henriques, Carolina; Caceiro, Elisa; Santos, Maria Luísa; Ramalho, SóniaIntrodução: Cada vez mais a espiritualidade tem vindo a integrar os cuidados de saúde, pela crescente necessidade de compreender o Ser Humano na sua globalidade. A espiritualidade é vista como um mecanismo de coping, favorecendo o seu suporte social e emocional. Objetivo: Conhecer as caraterísticas sociodemográficas e obstétricas das grávidas inscritas em instituições hospitalares portuguesas; avaliar o nível de espiritualidade das grávidas; proceder à adaptação da Escala de Avaliação da Espiritualidade em mulheres grávidas portuguesas. Métodos: Desenvolveu-se uma pesquisa descritiva, procedendo-se simultaneamente à adaptação da Escala de Avaliação da Espiritualidade dirigida a uma amostra de mulheres grávidas portuguesas. Resultados: Participaram 464 grávidas que possuíam uma média de idades 31,56 anos de idade (dp= 5,129), 74,5% eram casadas, 51,3% viviam em meio urbano, 38,4% tinham o ensino básico, 94,6% viviam com o pai do futuro filho, 80% referiram não ter dificuldades económicas e 89,6% eram católicas. Revelaram um nível de espiritualidade de 15,39 (dp= 2,88), acima do valor médio da escala (Xmed=12,5). Observou-se que o Kaiser-Meyer-Olkin indicou um índice de 0,683, e o teste de esfericidade de Bartlett’s foi amplamente significante (p<0.001). Obtivemos melhores resultados com uma matriz de um fator, em que a mesma explica cerca de 55,58% do fenómeno em estudo. O instrumento apresenta uma boa consistência interna (α de Cronbach de 0,799). Conclusões: O instrumento parece-nos fiável e válido para avaliar a dimensão espiritual numa população específica como as mulheres grávidas, sendo que estas revelam um nível de espiritualidade acima do valor médio da escala.
- Intervenções complexas em enfermagem para a promoção da espiritualidade na mulher grávidaPublication . Henriques, Carolina; Ramalho, Sónia; Caceiro, Elisa; Santos, Luísa
- As dificuldades da mulher no processo de transição para a maternidadePublication . Ramalho, Sónia; Henriques, Catarina; Reis, Isa; Santos, Sílvia; Canário, Teresa
- Construção do psiquismo do bebé na relaçãoPublication . Ramalho, Sónia; Castro, Florêncio VicenteA satisfação das necessidades biológicas do lactente vai desempenhar papel fundamental a mamada e o contacto corpo a corpo, criando a complexa ligação com a mãe – objecto da pulsão e objecto securizante (Matos, 2002). O aconselhamento recorre a um processo de clarificação e confrontação, trabalhando os aspectos conscientes centrados no aquí e agora, recorrendo a um suporte emocional e cognitivo. Na maternidade, vem, por um lado descodificar uma linguagem sintomatológica que pode não estar a ser bem interpretada e, por outro lado, acompanhar o projecto de esperanças com o intuito de ajudar a desenvolver competências proporcionando tranquilidade na vivencia e no desempenho da função parental. Assim construímos e implementámos um programa de aconselhamento pós-parto. As sessões de aconselhamento decorreram, ao longo de dois anos, no Centro de Aconselhamento na amamentação e pós-parto, em Leiria. Avaliando todo o processo entendemos, ter encontrado material para defender a potencialidade deste tipo de programas.
- A massagem ao bebéPublication . Paz, Sara; Ramalho, Sónia