ESECS - Dissertações de Mestrado de docentes
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Recent Submissions
- Competência social em contexto de carreira e autoconceitoPublication . Nogueira, MartaA competência social é um construto multidimensional que abrange um conjunto de comportamentos aprendidos, socialmente aceites e que, deste modo, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento humano em geral e, em particular, no funcionamento escolar e profissional, afetando as relações com os professores e pares e o sucesso académico e profissional (Lemos & Menezes, 2002). Por sua vez, o autoconceito, também descrito na literatura como um construto multidimensional que engloba um sistema de representações descritivas e avaliativas acerca do desempenho do self nos diferentes contextos e tarefas em que o sujeito se envolve, diz respeito à imagem que o sujeito tem de si próprio e aquilo que acredita ser (Veiga, 2006). A carreira é um exemplo de um processo sócio relacional (Blustein, 2011). Exige a capacidade do indivíduo para avaliar os conhecimentos de si e do meio, bem como para selecionar e implementar recursos sociais adequados para lidar com tarefas de carreira e desafios específicos. Tendo em consideração a falta de estudos teóricos e empíricos sobre a compreensão das competências sociais e do autoconceito no âmbito da carreira dos jovens adolescentes, este estudo tem como objetivo principal caracterizar as competências sociais em contexto de carreira e o autoconceito em alunos do 8º ano, bem como, analisar possíveis diferenças nos resultados em função de variáveis sociodemográficas. Além disso, pretende-se, ainda, analisar a influência do autoconceito nas competências sociais em contexto de carreira e vice-versa. Para o efeito, participaram neste estudo 306 estudantes de ambos os sexos, 163 raparigas (53,3%) e 143 rapazes (46,7%), com idades compreendidas entre 12 e 16 anos (M=13,28; DP=0,590). Estes jovens encontram-se a frequentar o 8º ano de escolaridade, em três estabelecimentos de ensino público da zona norte do país. Foram administrados dois questionários de auto relato, a Prova de Avaliação de Competência Social em contexto de Carreira (PACS-Car, Candeias, 2005 adaptada por Araújo & Taveira, 2009) para avaliar as competências sociais de carreira e, o Piers-Harris Children’s Self Concept Scale-2 (PHCSCS-2 – Piers & Herzberg, 2002, adaptado por Veiga, 2006), para avaliar o autoconceito. Os resultados indicam que os rapazes apresentam níveis mais elevados de desempenho pobre, ansiedade e popularidade, quando comparados com as raparigas e que os alunos mais novos apresentam níveis de desempenho excelente, aspeto comportamental e ansiedade superiores aos adolescentes mais velhos. Verificou-se, ainda, que as competências sociais em contexto de carreira parecem influenciar positivamente o autoconceito e vice-versa. São retiradas implicações para o processo de intervenção na carreira com jovens.
- Reação entre a performance em natação e variáveis de força em seco. Um estudo piloto em nadadoras de nível nacional.Publication . Amaro, Nuno Miguel Pires Alves; Marinho, Daniel A.; Morouço, Pedro Gil FradeEste trabalho apresenta uma revisão em torno das questões das manifestações de força em seco e sua relação com a performance de nado. Adicionalmente, foi realizado um estudo piloto para avaliação de procedimentos e metodologias a utilizar em situação de avaliação e controlo de treino. Da revisão da literatura é possível verificar que poucos são os estudos existentes que demonstrem a importância de um programa de treino em seco como complementar ao treino em água. São detetadas algumas limitações nesses estudos com o sentido de fomentar futuras investigações: amostra reduzida e /ou heterogénea; avaliação de força máxima em detrimento da força de potência; inexistência de período de adaptação aos ganhos musculares para maior performance em água. Para o estudo piloto foram avaliadas 9 nadadoras de nível nacional (15.7 ± 1.5 anos; 55.4 ± 6.1 kg; 161.6 ± 7.2 cm; recorde pessoal nos 50 m Livres de 30.5 ± 2.2 s). Foram medidas a potência máxima e média no exercício de agachamento, a altura no salto com contra-movimento, e a força máxima e média do nado amarrado só com utilização dos membros inferiores. Foram detetadas fortes correlações entre os parâmetros do agachamento e as forças em nado amarrado e com a performance de nado. Adicionalmente, foi percetível uma correlação forte entre a força média produzida pelos membros inferiores em nado amarrado e o recorde pessoal nos 50 m Livres, indicando a relevância que a ação dos membros inferiores tem na performance em nado livre de curtas distâncias e altas intensidades. A metodologia utilizada permitiu obter parâmetros associados entre testes feitos em seco e em água, revelando ser adequada para o controlo e avaliação de nadadores.
- 9.º ano : e agora? Um olhar sociológico sobre o processo de decisão à saída do 9.º anoPublication . Faria, Susana; Silva, Pedro de Carvalho daEsta investigação incide sobre o processo de decisão dos alunos relativamente à construção de um projecto vocacional à saída do 9o ano, sendo aquele encarado como um importante momento na construção da sua identidade pessoal e social. Reconhecendo a construção de um projecto vocacional como produto de constrangimentos sociais vários, aqui se reflecte sobre as diferentes formas como podem articular-se as influências da família, do meio, do grupo de pares, do percurso escolar e dos serviços de Orientação Escolar e Profissional. Daqui resulta um conjunto de diferentes formas de conduzir o processo de decisão, o qual não deixa de se relacionar com a problemática da reprodução social e cultural. O trabalho empírico desenvolveu-se em três escolas de meios distintos, nas quais encontramos três modelos de orientação escolar e profissional. Usámos instrumentos de recolha de dados tão diversificados como observação e notas de campo, análise documental, questionários e entrevistas, junto de alunos, pais e professores. Foi assim possível constatar a influência da origem social no processo de tomada de decisão, bem como a articulação dos níveis macro, meso e microssociológico em tal processo. Por um lado, pelo proporcionar de experiências diversificadas favoráveis à exploração e ao investimento num projecto vocacional. Por outro, pela clivagem detectada na forma como é percepcionado o sucesso escolar obtido durante a escolaridade obrigatória, uma clivagem sociológica que a escola parece não conseguir combater, já que é nos meios mais desfavorecidos que os recursos são mais escassos, nomeadamente no que diz respeito a mecanismos de orientação escolar e profissional. Por outro lado ainda, por percebermos como as políticas educativas (nível macro) regulam muitas políticas de escola (nível meso).
- O ensino e a aprendizagem entre a escola e o lar : um estudo de casoPublication . Vieira, RicardoA problemática do comportamento escolar tem merecido a atenção de cientistas dos mais variados quadrantes, analisando normalmente o insucesso ou o sucesso. No caso de Portugal, a explicação mais difundida, seja pela investigação seja pelo próprio Estado, tem colocado a tónica nas carências das crianças aos mais diversos níveis. A partir destas problemáticas temos vindo a participar numa equipa de investigação orientada pelo Prof. Doutor Raul Iturra, a qual se tem debruçado sobre a passagem da mente cultural ao pensamento letrado: o processo do insucesso escolar. A pesquisa visa conhecer a mente cultural que fornece o conhecimento que permite a continuidade histórica dos grupos sociais, isto é, o sucesso da vida, que é visto como a aprendizagem que as crianças fazem para além da instituição escolar (...)
- A adaptação de Henry James ao cinema : o caso de The Portrait of a LadyPublication . Neves, JoséliaEsta tese de mestrado aborda a adaptação da obra de Henry James para cinema.O estudo de caso centra-se na obra da cineasta Jane Campion e de modo particular nas obras "The Portrait of a Lady" e "The Piano".
- Derivação nominal em -dor/a e em -deiro/a no português europeu contemporâneoPublication . Renca, Nuno Miguel Lourenço Neves