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- How Does the Market Value Corporate Sustainability Performance?Publication . Lourenço, Isabel C.; Castelo Branco, Manuel; Curto, José Dias; Eugénio, TeresaThis study provides empirical evidence on how corporate sustainability performance (CSP), as proxied by membership of the Dow Jones Sustainability Index, is reflected in the market value of equity. Using a theoretical framework combining stakeholder theory and resource-based perspectives, we develop a set of hypotheses that relate the market value of equity to CSP. For a sample of North American firms, our preliminary results show that CSP has significant explanatory power for stock prices over the traditional summary accounting measures such as earnings and book value of equity. However, further analyses suggest that we should not focus on corporate sustainability itself. Our findings suggest that what investors really do is to undervalue large profitable firms with low level of CSP. Firms with incentives to develop a high level of CSP not engaging on such strategy are, thus, penalized by the market.
- Mobilidade Internacional : uma questão de comunicaçãoPublication . Santos, HelenaA Internacionalização e Mobilidade constituem um dos eixos do Plano Estratégico do Instituo Politécnico de Leiria para 2014. Considerando a importância e pertinência do tema, atendendo às funções desenvolvidas como elo de ligação ao vetor da mobilidade com o Gabinete de Mobilidade e Cooperação Internacional e no âmbito do mestrado em Marketing e Promoção Turística considera-se que o desenvolvimento de um projeto subordinado a este tema poderia constituir uma mais-valia para o IPLeiria, até porque a mobilidade internacional desempenha um papel fundamental no crescimento, académico, pessoal e cultural dos intervenientes no ensino superior. Verifica-se que o processo de comunicação interna tem alguns constrangimentos, provocando interrupções no fluir da informação e que consequentemente se refletem na comunicação externa com o público-alvo (utentes de programas de mobilidade e cooperação internacional). Contudo, este projeto, para além de apontar algumas propostas que melhorar os sistemas de comunicação interna e externa do processo internacionalização e mobilidade, principalmente ao nível dos seus procedimentos, pretende também realçar a importância do desenvolvimento de um trabalho de excelência com os diferentes utentes dos programas de mobilidade. Estes poderão tornar-se em advocates da instituição e da região em que está inserida. Para que tal suceda deverá ser criada uma superação das expetativas relacionadas com a satisfação da sua experiência, de modo a que imagem percebida da instituição, da região e do país possa ser recomendada e crie o desejo de repetição, mas de cariz turístico.
- Competência social em contexto de carreira e autoconceitoPublication . Nogueira, MartaA competência social é um construto multidimensional que abrange um conjunto de comportamentos aprendidos, socialmente aceites e que, deste modo, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento humano em geral e, em particular, no funcionamento escolar e profissional, afetando as relações com os professores e pares e o sucesso académico e profissional (Lemos & Menezes, 2002). Por sua vez, o autoconceito, também descrito na literatura como um construto multidimensional que engloba um sistema de representações descritivas e avaliativas acerca do desempenho do self nos diferentes contextos e tarefas em que o sujeito se envolve, diz respeito à imagem que o sujeito tem de si próprio e aquilo que acredita ser (Veiga, 2006). A carreira é um exemplo de um processo sócio relacional (Blustein, 2011). Exige a capacidade do indivíduo para avaliar os conhecimentos de si e do meio, bem como para selecionar e implementar recursos sociais adequados para lidar com tarefas de carreira e desafios específicos. Tendo em consideração a falta de estudos teóricos e empíricos sobre a compreensão das competências sociais e do autoconceito no âmbito da carreira dos jovens adolescentes, este estudo tem como objetivo principal caracterizar as competências sociais em contexto de carreira e o autoconceito em alunos do 8º ano, bem como, analisar possíveis diferenças nos resultados em função de variáveis sociodemográficas. Além disso, pretende-se, ainda, analisar a influência do autoconceito nas competências sociais em contexto de carreira e vice-versa. Para o efeito, participaram neste estudo 306 estudantes de ambos os sexos, 163 raparigas (53,3%) e 143 rapazes (46,7%), com idades compreendidas entre 12 e 16 anos (M=13,28; DP=0,590). Estes jovens encontram-se a frequentar o 8º ano de escolaridade, em três estabelecimentos de ensino público da zona norte do país. Foram administrados dois questionários de auto relato, a Prova de Avaliação de Competência Social em contexto de Carreira (PACS-Car, Candeias, 2005 adaptada por Araújo & Taveira, 2009) para avaliar as competências sociais de carreira e, o Piers-Harris Children’s Self Concept Scale-2 (PHCSCS-2 – Piers & Herzberg, 2002, adaptado por Veiga, 2006), para avaliar o autoconceito. Os resultados indicam que os rapazes apresentam níveis mais elevados de desempenho pobre, ansiedade e popularidade, quando comparados com as raparigas e que os alunos mais novos apresentam níveis de desempenho excelente, aspeto comportamental e ansiedade superiores aos adolescentes mais velhos. Verificou-se, ainda, que as competências sociais em contexto de carreira parecem influenciar positivamente o autoconceito e vice-versa. São retiradas implicações para o processo de intervenção na carreira com jovens.
- Relationship between power decrease and swimming performance : a pilot studyPublication . Dias, Pedro; Amaro, Nuno; Costa, Aldo M.; Morouço, Pedro; Marques, Mário; Garrido, Nuno; Marinho, Daniel A.
- Associations between partial times and total time in 50 m front crawl, according to agePublication . Amaro, Nuno; Dias, Pedro; Marques, Mário C.; Marinho, Daniel A.; Morouço, Pedro
- Work is a more reliable estimator than height of countermovement jump performancePublication . Dias, Pedro; Amaro, Nuno; Matos, Rui; Morouço, Pedro
- Biophysical changes in aqua-sky exercise with different musical cadences : instructors evaluationPublication . Morouço, Pedro; Amaro, Nuno; Neves, L.; Tavares, J.
- Fatores determinantes das comunicações word-of-mouth dos alunos das escolas profissionais portuguesasPublication . Rodrigues, Teresa Margarida OliveiraAs comunicações word-of-mouth (WOM) são particularmente importantes nos serviços, onde as suas características, como a intangibilidade ou a heterogeneidade, fazem aumentar o risco percebido do consumo e induzem os consumidores a confiar em quem já tenha experienciado o serviço e a conferir-lhe uma maior credibilidade comparativamente a outras formas de comunicação. Este estudo analisa os fatores que levam os alunos das escolas profissionais em Portugal a produzir comunicações WOM positivas e negativas acerca da escola que frequentam. Com base numa amostra de 2 787 alunos e na utilização de modelos de regressão linear múltipla, concluiu-se que as comunicações WOM positivas estão positivamente relacionadas com a satisfação, a lealdade, o compromisso, a confiança, o valor percebido e a imagem corporativa e negativamente relacionadas com a qualidade percebida e com as emoções negativas. Por sua vez, as comunicações WOM negativas estão positivamente relacionadas com o valor percebido, as emoções negativas e o ano frequentado e negativamente relacionadas com a satisfação, o compromisso e a confiança. Não se observaram relações estatisticamente significativas entre as emoções positivas ou o ano frequentado e o WOM positivo e entre a qualidade percebida, a lealdade, a imagem corporativa, as emoções positivas e o WOM negativo. Tendo por base estes resultados, são apresentadas recomendações estratégicas às escolas profissionais, no sentido de potenciar a criação de WOM positivo por parte dos seus alunos e de reduzir o WOM negativo.
- Como a corrupção influencia os influxos de investimento directo estrangeiro: efeito da corrupção no país receptor e investidorPublication . Carreira, HélderAo longo dos últimos anos têm surgido vários estudos destinados a mostrar a relação existente entre a corrupção e a capacidade de atracção de investimento directo estrangeiro (IDE). A maioria dos estudos existentes tem revelado uma relação negativa entre a corrupção e os influxos de IDE. Contudo, um número reduzido de estudos tem posto em causa esta relação. Uma explicação avançada é que a corrupção pode actuar como um “lubrificante” não influenciando negativamente os níveis de influxos de IDE. O objectivo deste estudo, conceptualmente suportado na teoria institucional, é reexaminar empiricamente a relação entre o nível de corrupção no país receptor e os influxos de IDE, fazendo duas análises adicionais: a distinção entre os efeitos de corrupção arbitrária e de corrupção generalizada, e o input do nível de corrupção do país emissor nos fluxos de IDE realizados. O estudo empírico contempla os influxos de IDE em 49 países e conclui que o nível de corrupção e a corrupção generalizada no país receptor reduzem os influxos de IDE. Conclui ainda que o nível de corrupção dos países emissores é um factor determinante para a análise da relação entre a corrupção e os influxos de IDE.
- The housing market in the district of Leiria: a hedonic approachPublication . Carreira, CláudiaThe real estate housing valuation is, even today, highly subjective. The sales comparison approach, which is based on the determination of housing value suported on sales price of similar housing in a particular market area, remains the most widely used method. Given this situation, the hedonic model should be seen as a solution to improve the quality of assessments, as it determines the price of housing according to the observable values of their different atributes. This dissertation aims to develop a hedonic model for the housing market in the district of Leiria reported to 2010, in order to verify the characteristics of a house that most influence its price. It is proposed a hedonic model of house prices according to the characteristics of a housing listed by Angli and Gencay (1996), Goodman and Thibodaeu (1997), Maurer, Pitzer and Sebastian (2004), Morancho (2003), Ozzane and Malpezzi (1985), Pozo (2009), Rodrigues (2008), Selim (2008) and Wen, Jia and Guo (2005). The cubic functional form is used to proceed with the empirical study. The results indicate that the price of a house is strongly influenced by some location variables, neighbourhood variables and structural variables. Some of these variables have a positive effect on the housing price, such as the location of housing in the county of Óbidos and the number of bedrooms of the housing, specifically housing with four or five bedrooms. Other variables have a negative effect on price, such as usage status of a house, namely used housing and the location of housing in the counties of Marinha Grande and Leiria.