Repository logo
 

ESTM - Outros documentos

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 6 of 6
  • Turismo inclusivo: A experiência Turística e a Terapêutica na Demência
    Publication . Rosa, Marlene; Martins, Rui; Silva, Emanuel
    [Introdução] Numa era marcada por desafios sem precedentes, a demência emerge como uma pandemia silenciosa, transpondo barreiras e convocando a necessidade de iniciar uma jornada por entendimento e respostas. Não limitada a fronteiras geográficas ou sociais, esta condição afeta uma parcela substancial da população mundial, sendo cada vez mais reconhecida como uma crise de saúde pública que exige uma resposta coordenada e compassiva. [Conclusão] Este guia foi meticulosamente concebido para fornecer orientações específicas e valiosas a diversos grupos que interagem com pessoas que vivem com demência, permitindo planear e realizar viagens seguras e confortáveis, e garantindo que as experiências turísticas sejam acessíveis e enriquecedoras para todos.
  • I Give You Mobility
    Publication . Cardoso, Paula; Sousa, Ana
    Final Report: The project entitled “I Give you Mobility” was created to address the need to bring mobility to the homes of users of the Home Support Service provided by the Private Institution of Social Solidarity, Fonte Santa , Centro Social da Serra do Bouro.
  • A motivação dos colaboradores da receção de um hotel: uma proposta de boas práticas
    Publication . Reis, Fátima Bento dos
    A motivação dos colaboradores da receção de um hotel – uma proposta de boas práticas é um trabalho desenvolvido no âmbito de atribuição do Título de Especialista segundo o CNAEF área 811: Hotelaria e Restauração, cuja base assenta no departamento da receção do Your Hotel & SPA Alcobaça, um hotel de 4 estrelas onde desempenhei a função de chefe de receção, ao longo de catorze anos. O presente trabalho tem como objetivo compreendera receção e todas as suas funções, responsabilidades, métodos de trabalho e de organização, assim como o papel de um chefe de receção como gestor da sua equipa, expectativas, motivação e envolvimento da mesma no cumprimento dos objetivos estipulados pela direção, e apresentar soluções de boas práticas de motivação para a equipa. O presente trabalho divide-se em três capítulos. No capítulo 1 apresenta-se uma revisão da literatura no âmbito da hotelaria, a evolução histórica do Your Hotel & SPA assim como os seus recursos humanos, e a organização operacional da receção. No capítulo 2 apresenta-se o chefe de receção, as suas funções, responsabilidades e competências. Por último, o capítulo 3 relativo ao caso prático no Your Hotel & SPA com uma proposta de implementação de boas práticas ao nível da motivação para a equipa de front e back office.
  • As TIC no ensino profissional: utilização na sala de aula das Tecnologias da Informação e da Comunicação pelos alunos
    Publication . Sousa, Ana Elisa
    presente paper tem por objetivo apresentar os resultados da aplicação de um inquérito por questionário aos alunos dos cursos profissionais no âmbito das Tecnologias da Informação e da Comunicação, de quatro escolas, sobre a sua utilização na sala de aula. Pretende-se, assim, compreender de que modo estão a ser integradas as tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem, depois dos projetos do Governo no âmbito do PTE, que apetrecharam escolas com equipamento tecnológico e que tinham como finalidade a aposta na formação dos agentes educativos, e qual o seu papel na preparação de alunos com competências intermédias na área das TIC, de modo a que estes possam ser tecnicamente uma resposta para uma sociedade do conhecimento e da informação.
  • Algas edíveis de Peniche
    Publication . Mouga, Teresa; Freitas, Marta; Borges, Patrícia; Mendes, Susana