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CICS.NOVA.IPLeiria - Artigos internacionais sem Peer Review

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  • Aprender participando: cruzamento de diferentes espaços para uma educação sociocultural
    Publication . Sousa, Jenny; Fontes, Ana
    Este trabalho apresenta uma experiência prática demonstrativa da importância da promoção de uma educação que abranja diferentes espaços da comunidade, não se cingindo somente às instituições escolares e às formas mais tradicionais de ensino. Dito de outro modo, defende-se neste trabalho a ideia de que à escola cabe não só promover aprendizagens e saberes académicos, como também desenvolver nos estudantes competências e habilidades cognitivas, metacognitivas, sociais e emocionais necessárias ao exercício de uma cidadania consciente e mais centrada na dignidade humana. Neste desiderato, revela-se de crucial importância a promoção da participação ativa dos estudantes e o seu envolvimento nos diferentes contextos socioculturais em que estão inseridos. Face ao exposto, cabe às Instituições de Ensino Superior promover metodologias ativas de ensino aprendizagem que permitam aos estudantes ser mais autónomos, criativos, comunicativos, cooperativos e construtores de relações humanas, quer nos contextos profissionais, quer pessoais. Tendo estes determinantes como pressuposto, desenvolveu-se uma experiência pedagógica com os estudantes do Curso Técnico Superior Profissional em Intervenção Sociocultural e Desportiva, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (Portugal). Esta experiência consistiu na realização de um conjunto de iniciativas integradas no projeto “Intervir. Humanizar. Contagiar”, que decorre da parceria com a Comissão de Humanização do Hospital de Leiria. As atividades, antecipadamente planificadas, alicerçaram-se em metodologias ativas de ensino aprendizagem e tiveram como principais objetivos fomentar relações mais humanizadas entre os envolvidos e contribuir para a formação de profissionais capazes de fomentar a integração social, o desenvolvimento cultural e a adoção de estilos de vida saudáveis. A realização de atividades práticas desenvolvidas em espaços de educação sociocultural que, neste caso concreto, se centraram em instituições hospitalares, revelaram ser experiências profícuas na promoção de uma panóplia de aprendizagens significativas, tanto a nível técnico e profissional, como a nível pessoal e social, que de outro modo não poderiam adquirir.
  • De seniores para seniores. Proalfa: Um projeto de alfabetização com dinâmicas de animação socioeducativa
    Publication . Lopes, Sara; Mangas, Catarina; Pimentel, Luísa; Sousa, Jenny; Mesquita, Miguel
    Num contexto de transformações demográficas, de incentivo à educação ao longo da vida, de necessidade de valorizar o papel dos seniores na sociedade e de promover a convivência entre gerações, foi criado o projeto ProAlfa, para utentes de uma estrutura residencial para pessoas idosas de Leiria – Portugal. O objetivo é potenciar a aprendizagem da leitura e da escrita, a partir de estratégias de animação socioeducativa, e promover a interação social. As oficinas decorrem uma vez por semana, no espaço da instituição, sendo dinamizadas, voluntariamente, por quatro estudantes seniores do Programa 60+ do Politécnico de Leiria. O presente artigo apresenta parte da investigação realizada no âmbito do ProAlfa, com os seguintes objetivos: conhecer os motivos que levam os seniores a participar no projeto, identificar as atividades que realizam e as que mais valorizam, além de conhecer as expetativas dos participantes sobre o mesmo. Em nível metodológico, a pesquisa é um estudo de caso, de abordagem mista, concretizado a partir de um inquérito por entrevista,de cariz estruturado, aplicado a dezesseis participantes no ProAlfa. Estes são maioritariamente mulheres, têm idades compreendidas entre os 58 e os 102 anos, e são pouco escolarizados. Os resultados evidenciam que a oportunidade para a realização de aprendizagens valiosas e para conviver são os motivos apontados para a participação no projeto. Realizam semanalmente atividades de leitura, escrita e pintura, sendo esta última a mais valorizada. Apresentam expectativas reduzidas quanto à sua participação no projeto, nomeadamente em relação à aquisição de competências de leitura.
  • Projeto En‐Red‐Versad@s. Clube de poesia on line – relato de uma experiência de utilização de um blogue por seniores portugueses e espanhóis
    Publication . Nobre, Cristina; Gamboa, Maria José; Santos, Filipe; Pimentel, Luísa; Pedrosa, Bibiana; Rodrigues, Carina; Maurício, Cezarina; Lopes, Sara
    O presente relato é parte de um projeto mais vasto de intervenção e investigação em curso no âmbito do Projeto EN‐RED‐VERSAD@S. Clube de poesia on‐line dinamizado pela Universidade Sénior da Universidade da Corunha e pelo seu parceiro Programa 60+ do Politécnico de Leiria que visa, através da dinamização de um blogue, divulgar a língua e a poesia portuguesas, bem como desenvolver competências linguísticas, culturais e digitais, através domínio e uso das TIC. No quadro de uma educação plurilinguística, poética e digital, ao longo da vida, em ordem a um envelhecimento ativo e à construção de uma cidadania consciente e comprometida por parte dos estudantes séniores, pretende-se apresentar os objetivos, participantes e metodologias de ação do projeto e investigação a ele associado, assim como os primeiros dados de participação. Os resultados obtidos sugerem que o projeto tem potencialidades formativas potenciadoras do envolvimento dos participante séniores no clube de poesia on line, abrindo a discussão sobre as vantagens de um alargamento da sua participação e sobre os modos pedagógicos de a promover, afirmando-se como uma resposta socioeducativa válida, em ordem à valorização pessoal e intergeracional dos participantes.
  • Entrando no Interior da Escola: etnografia e entrevistas etnográficas
    Publication . Vieira, Ricardo; Vieira, Ana
    Neste texto, depois de procurarem desconstruir a falsa oposição binária qualitativo-quantitativo, propondo um politeísmo metodológico, os autores centram-se nos paradigmas hermenêuticos e fenomenológicos, onde inscrevem a etnografia como abordagem que pode recorrer a diversas técnicas no sentido de compreender os sentidos que os atores sociais atribuem às suas práticas. Num segundo momento, mostram como a etnografia e a particularidade das entrevistas etnográficas são uma forma de aceder compreensivamente à dimensão interior da escola, buscando e construindo com os sujeitos sentidos e significados que as abordagens sistémicas têm descurado e transformado na caixa negra da instituição escolar.