ESSLei - Mestrado em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESSLei - Mestrado em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica by Subject "Ansiedade"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Desafios na Aquisição de Competências em Enfermagem Médico-Cirúrgica, vertente Pessoa em Situação CríticaPublication . Santo, Mariana Silveirinha; Dixe, Maria dos Anjos Coelho RodriguesO presente relatório representa o culminar do curso de Mestrado em Enfermagem Médico- Cirúrgica, na vertente da Pessoa em Situação Crítica, da Escola Superior de Saúde de Leiria do Instituto Politécnico de Leiria, visando a abordagem crítico-reflexiva das experiências vividas que contribuíram para a aquisição de competências no decurso de três ensinos clínicos entre 2018 e 2019 realizados no Centro Hospitalar de Leiria, no Serviço de Urgência Geral, Serviços de Medicina Intensiva e Bloco Operatório. Nesse sentido, na Parte I deste relatório consta a descrição de situações conducentes à aquisição de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica mediante diferentes domínios, bem como a reflexão que motivou. Na Parte II do relatório consta uma Revisão Sistemática da Literatura com temática subordinada às Intervenções de Enfermagem efetivas na diminuição dos níveis de ansiedade de familiares de utentes internados nas Unidades de Cuidados Pós-Anestésicos/Cirúrgicos. Atualmente, é inegável o papel crucial que os familiares assumem aquando da hospitalização de entes queridos, pelo que se torna imprescindível os enfermeiros reconhecerem o momento de fragilidade e, consequentemente, executar intervenções que permitam reduzir esse stress e ansiedade gerados pela necessidade de intervenção cirúrgica.
- Desenvolvimento de competências em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área da Pessoa em Situação CríticaPublication . Fernandes, Ivone Maria Marques Mouro; Dixe, Maria dos Anjos Coelho RodriguesEste relatório descreve o processo de desenvolvimento de competências especializadas em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. Após a análise detalhada das atividades realizadas, bem como das competências especializadas desenvolvidas na prática clínica em contextos diferenciados de cuidados de enfermagem, nomeadamente no Serviço de Urgência Médico Cirúrgica, no Bloco Operatório e em Unidade de Cuidados Intensivos, saliento que vivenciei excelentes momentos de aprendizagem e de evolução, quer no que se refere ao desenvolvimento das competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, quer das competências gerais do Enfermeiro Especialista. Esta análise crítica – reflexiva sobre as competências específicas e comuns contribuiu para o meu crescimento profissional e pessoal, sendo construtiva e enriquecedora, potenciando a tomada de consciência das minhas capacidades e habilidades como futura Enfermeira Especialista (Parte I). Na segunda parte deste relatório é contemplada uma Revisão Sistemática da Literatura que pretende sintetizar /resumir a evidência científica dos benefícios (diminuição da ansiedade, stress e aceitação da doença/saúde/aumento da segurança do doente e família) do Enf.º como facilitador da comunicação/informação da família/pessoa de referência do doente em situação critica no SU.
- Qualidade dos cuidados em colonoscopia: ansiedade, dor, conforto e satisfação dos utentesPublication . Sequeira, Sara Raquel Fernandes Tavares; Querido, Ana Isabel FernandesA colonoscopia é o exame preferencial na deteção de patologias do cólon e do reto. Contudo, no nosso país a adesão dos utentes é baixa e isso pode estar relacionado com diversos fatores onde se incluem a ansiedade, a dor e o conforto, importantes focos de atenção dos enfermeiros. Importa que os cuidados de saúde prestados neste âmbito sejam de qualidade, sendo fulcral a avaliação da mesma através da satisfação do utente. Pretendeu-se com este estudo determinar os níveis de ansiedade, dor, conforto e satisfação das pessoas submetidas a colonoscopia, descrever as relações entre as variáveis e compará-las face à utilização de sedação. Pretendeu-se ainda identificar os fatores clínicos e sociodemográficos que interferem nos níveis de ansiedade, dor e conforto. Desenvolveu-se um estudo quantitativo, descritivo e correlacional, através da aplicação de questionários a 60 utentes submetidos a colonoscopia numa instituição de saúde na região de Leiria. Os resultados revelaram a presença de um nível moderado de ansiedade associado à colonoscopia, independentemente de esta ser realizada com sedação. A realização da colonoscopia sem sedação é desencadeadora da dor, que se revelou como um fator inversamente relacionado com a satisfação. Concluímos assim que a colonoscopia é um exame causador de ansiedade, dor e desconforto, onde os enfermeiros podem intervir de forma a aumentar a satisfação com os cuidados.
