Browsing by Issue Date, starting with "2020-12-11"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Practices of caregivers when evaluating the risk of falls in the admission of older adults to nursing homesPublication . Baixinho, Cristina Lavareda; Dixe, Maria dos AnjosFalls are a complex problem for the older population residing in nursing homes. Despite recommendations, many difficulties remain in the evaluation of and systematic information on fall risk factors.
- Desenvolvimento de competências em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área da Pessoa em Situação CríticaPublication . Fernandes, Ivone Maria Marques Mouro; Dixe, Maria dos Anjos Coelho RodriguesEste relatório descreve o processo de desenvolvimento de competências especializadas em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. Após a análise detalhada das atividades realizadas, bem como das competências especializadas desenvolvidas na prática clínica em contextos diferenciados de cuidados de enfermagem, nomeadamente no Serviço de Urgência Médico Cirúrgica, no Bloco Operatório e em Unidade de Cuidados Intensivos, saliento que vivenciei excelentes momentos de aprendizagem e de evolução, quer no que se refere ao desenvolvimento das competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, quer das competências gerais do Enfermeiro Especialista. Esta análise crítica – reflexiva sobre as competências específicas e comuns contribuiu para o meu crescimento profissional e pessoal, sendo construtiva e enriquecedora, potenciando a tomada de consciência das minhas capacidades e habilidades como futura Enfermeira Especialista (Parte I). Na segunda parte deste relatório é contemplada uma Revisão Sistemática da Literatura que pretende sintetizar /resumir a evidência científica dos benefícios (diminuição da ansiedade, stress e aceitação da doença/saúde/aumento da segurança do doente e família) do Enf.º como facilitador da comunicação/informação da família/pessoa de referência do doente em situação critica no SU.
- Relatório de Aprendizagem Abordagem Especializada do Doente CríticoPublication . Carvalho, Raquel Silva Carvalho; Dixe, Maria dos Anjos Coelho RodriguesO presente relatório descreve o processo de desenvolvimento das competências inerentes ao enfermeiro especialista em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. Para uma assistência qualificada à pessoa em situação crítica a vivenciar processos de saúde/doença, o enfermeiro especialista deve possuir competências científicas, éticas, técnicas e relacionais, de forma a desenvolver as áreas de prestação de cuidados de formação, gestão e investigação. Assim, a primeira parte deste trabalho é constituída pela análise das atividades desenvolvidas em cada competência através de um método descritivo e reflexivo da prática clínica com o intuito de prestar melhores cuidados ao doente em situação emergente, antecipando a instabilidade e o risco de falência orgânica, gerindo a dor e o seu bem estar do doente, administrando protocolos terapêuticos e fortalecendo a comunicação interpessoal com o doente e família, em diferentes contextos de cuidados de enfermagem à pessoa em situação crítica, entre os quais, o Serviço de Urgência Geral, o Serviço de Medicina Intensiva e o departamento do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistências aos Antimicrobianos O Curso de Mestrado em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, bem como a análise crítico reflexiva das competências especializadas, proporcionaram a aquisição e o incremento de conhecimentos e habilidades para a tomada de decisão na prestação de cuidados ao doente crítico, contribuindo, deste modo, para uma valorização pessoal e profissional com vista à melhoria da qualidade dos cuidados prestados. A segunda parte deste trabalho apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura que pretende sintetizar a eficácia da educação para os enfermeiros na prevenção e controlo da infeção associada ao cateter vesical em ambiente de cuidados intensivos. Concluí que o Estágio proporcionou a aquisição/desenvolvimento de conhecimentos e habilidades para a tomada de decisão na prestação de cuidados globais e humanizados ao doente/família, no contexto da área de especialização. Essa Revisão Sistemática da Literatura contribui para a aquisição da competência de investigação do enfermeiro especialista , conforme o Regulamento n.º 140/2019, de 6 de fevereiro, através de uma estratégia de pesquisa, baseada na metodologia de The Joanna Briggs Institute.
- Desenvolvimento de competências em Enfermagem à Pessoa em Situação CríticaPublication . Silva, Mónica dos Santos; Dixe, Maria dos Anjos Coelho RodriguesO presente Relatório de Estágio surge no âmbito do Mestrado de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria, com o intuito de relatar e evidenciar através de uma análise reflexiva as competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. O relatório é referente aos ensinos clínicos concretizados no âmbito do mestrado, realizados no Serviço de Urgência Médico Cirúrgica, na Unidade de Cuidados Intensivos e na Unidade de Cuidados Intensivos Cardíacos. O Síndrome Pós Internamento em Cuidados Intensivos (SPICI) integra um conjunto de disfunções físicas, cognitivas e mentais que permanecem após o internamento numa Unidade de Cuidados Intensivos. Neste sentido foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura sobre a eficácia das intervenções de enfermagem na prevenção do SPICI. Foram incluídos cinco estudos que sustentam a eficácia das intervenções na prevenção do SPICI fazendo referência ao bundle ABCDE que integra: coordenação do despertar usando sedação leve ou mínima; testes de respiração espontânea; coordenação entre sedação e respiração; prevenção, avaliação e gestão do delírio; e mobilidade precoce/exercícios físico.
- DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ESPECIALIZADASPublication . Santos, João André Fernandes dos; Dixe, Maria dos Anjos Coelho RodriguesA elaboração do presente Relatório de Estágio constitui-se como a etapa final do percurso realizado durante o Mestrado em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria. Este é um documento estruturalmente dividido em duas partes, que procura evidenciar o desenvolvimento de competências direcionadas para a intervenção na área da Pessoa em Situação Crítica. A Parte I deste documento tem como objetivo realizar uma reflexão crítica acerca das atividades desenvolvidas durante os Ensinos Clínicos. Utilizando uma metodologia descritiva, analítica e crítico-reflexiva descrevemos as atividades realizadas, as experiências vivenciadas, assim como as dificuldades encontradas para percorrer o caminho do desenvolvimento das competências comuns do Enfermeiro Especialista e das competências especificas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa Situação Crítica. A segunda parte do presente relatório é constituída por uma Revisão Sistemática da Literatura subordinada à temática do delirium. O delirium é uma condição grave, normalmente associada a uma rápida redução da função cerebral e que pode acarretar consequências nefastas para o doente. Tendo em conta estas características, e considerando a abrangência de intervenção do Enfermeiro Especialista, desenvolvemos a Revisão Sistemática procurando dar resposta à seguinte questão: Qual é a eficácia da formação sobre delirium a enfermeiros na melhoria da segurança do doente e na diminuição do tempo de internamento? Para execução da referida revisão seguimos a metodologia proposta pela Joanna Briggs Institute para elaboração de revisões sistemáticas de eficácia. A aquisição de habilidades profissionais específicas deve procurar dar resposta às necessidades de cuidados de saúde das populações. Dessa forma, é necessário que o enfermeiro fundamente a sua intervenção em evidência científica, tanto no domínio da prestação de cuidados diretos à pessoa, como nos restantes domínios de ação do enfermeiro. A elaboração do presente Relatório de Estágio, constituído por duas partes distintas, mas complementares, foi bastante enriquecedora e irá seguramente conduzir a um aumento de qualidade da intervenção em todos os domínios da enfermagem.
- Literacia em Saúde: Os conhecimentos dos prestadores de cuidados em lares de idosos sobre Acidente Vascular Cerebral e o impacto de uma ação de formaçãoPublication . Cabral, Ana Maria Simões Abreu; Coelho, José Carlos QuaresmaIntrodução: A literacia em saúde está diretamente associada ao conhecimento sobre diferentes patologias, entre as quais, o Acidente Vascular Cerebral, que continua a ser uma das principais causas de morte e morbilidade em Portugal, e a principal causa de sequelas incapacitantes motoras e cognitivas. Os estudos concluem que o conhecimento da população sobre AVC ainda apresenta muitas lacunas, pelo que se torna pertinente realizar uma investigação para estudar os conhecimentos sobre AVC e o impacto de uma ação de formação. Metodologia: A amostra foi constituída por 60 prestadores de cuidados em lares de idosos. Foi elaborada uma revisão da literatura sobre a temática em estudo, com base em literatura científica nacional e internacional, desenvolveu-se uma ação de formação e efetuou-se um estudo quantitativo, quase-experimental do tipo pré-teste e pós teste. A amostra respondeu ao questionário relativo aos dados sociodemográficos e conhecimentos sobre AVC. No final da formação foi aplicado novamente o questionário relativo aos conhecimentos sobre AVC. No que respeita ao tratamento de dados recorreu-se à utilização dos testes não paramétricos: teste de Mann-Whitney, teste de Wilcoxon, teste de Kruskal-Wallis e ao teste de correlação de Spearman. Resultados: Constatou-se que não existem diferenças com significado estatístico entre o nível de conhecimentos: as caraterísticas sociodemográficas; e se teve ou tem algum familiar ou conhecido com AVC (p>0,05). No que diz respeito à eficácia da ação de formação, verificou-se uma melhoria com significado estatístico (p<0,01) dos conhecimentos sobre AVC em todas as dimensões exceto na dimensão da “prevenção” (p>0,05). Conclusão: Os prestadores de cuidados a idosos apresentam lacunas no conhecimento sobre AVC, contudo as ações de formação confirmam-se como uma estratégia de aprendizagem importante na transmissão de conhecimentos, que poderá contribuir para a redução das taxas de mortalidade e morbilidade. No futuro, estudos sobre a manutenção e retenção de conhecimentos devem ser efetuados.
- RISCO DE QUEDA EM UTENTES ADULTOS E IDOSOS NO SERVIÇO DE URGÊNCIAPublication . Monteiro, Maria Helena Ferreira; Dixe, Maria dos Anjos Coelho RodriguesIntrodução: As quedas são um problema de saúde pública muito sério que provocam no adulto e principalmente no idoso, várias comorbilidades: dependência, incapacidade nas atividades de vida diária, isolamento e muitas vezes ida precoce para instituições. Metodologia: Este estudo metodológico quantitativo teve como objetivos: validar para o contexto português a escala MEDFRAT para avaliar o risco de queda em utentes adultos e idosos que recorrem ao SU; determinar o risco de queda de utentes adultos e idosos que recorrem ao SU e determinar o número de episódios de queda de utentes adultos e idosos que recorrem ao SU. Os dados foram colhidos no serviço de urgência de um Hospital Distrital, por dois observadores, numa amostra de 186 adultos, entre os 19 e 98 anos a quem foi aplicado as escalas de Morse, MEDFRAT e Barthel. Foram igualmente colhidos dados sociodemográficos e clínicos. O projeto foi aprovado por uma comissão de ética. Resultados: A amostra era constituída maioritariamente por utentes do sexo feminino com (54.8%) e os motivos de vinda ao SU com maior percentagem foram: dor abdominal (19,4%), dor lombar (12,4%). É na área da transferência cadeira-cama (79%) que menor número de utentes é independente. A Escala MEDFRAT apresenta um valor elevado e significativo de correlação com a escala de risco de quedas de Morse pelo que se pode afirmar que avalia o mesmo constructo. Verificamos igualmente que existe um elevado nível de concordância entre os dois observadores em todos os 6 indicadores da escala de MEDFRAT (p<0,001). Mais de metade dos utentes tem baixo risco de queda não só pela avaliação através da escala de risco de Morse como de MEDFRAT. Conclusão: Tendo-se verificado que a escala MEDFRAT é valida e fiável para avaliar o risco de queda é importante a sua aplicação aos utentes que recorrem ao serviço de urgência.