CICS.NOVA.IPLeiria - Capítulos de Livros Internacionais
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CICS.NOVA.IPLeiria - Capítulos de Livros Internacionais by Subject "Circo social"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Circo social em contexto escolar: Uma ferramenta inovadora de mediação intercultural e de pedagogia socialPublication . Correia, Rodolfo; Vieira, RicardoO presente artigo resulta de uma investigação de mestrado que dá conta de um projeto de Circo Social em contexto escolar, como formade construção de uma pedagogiamaisinclusiva através da mediação intercultural, enquanto estratégiapara fomentaro convívio numa escola plural.Os autores apresentamalgunscasos emque aarte circense é utilizadacomo ferramenta pedagógicapara formação e educação de sujeitos, numaperspetivade promoção dacidadania e de transformação social. Não se pretendende formar artistas de circo, mas sim usar o circo como pedagogia social com jovens com dificuldades no acolhimento organizacional, procurando promover, assim, uma maior inclusão social. Procura-se compreender em que medidaoCirco Social, ao serutilizado como ferramenta de desenvolvimento de competências pessoais, cognitivas, psicomotoras, socioeducativas e socio-emocionais, promove a mudança de comportamentos no adolescente contribuindo paraumamaior convivênciae inclusãosocial; compreendero contributo que uma alternativacurricular não dominante na escola, como é o caso do circo, pode assumir na transformação de identidades pessoais e culturais de adolescentes naescola. Recorreu-se a uma metodologia mista de observação direta e participante e de entrevistas grupais (focus group) com alunos, técnicos e professores, inscrita num paradigma compreensivoe interpretativo de cariz etnográfico.As entrevistasanalisadas evidenciamquea metodologiado CircoSocialemcontexto escolarcontribui paraamudançade comportamentos através do empoderamento dos adolescentes e de uma mediação intercultural e sociopedagógica. Estes sentem-se envolvidos e livres para decidir o seu processo de crescimento, sendo responsáveis pelas suas decisões. O Circo Social, enquanto ferramenta capaz de proporcionar a descoberta da identidade pessoal com base no respeito mútuo, tornas e uma metodologia lúdica capaz de sistematizar os saberes necessários à construção de uma escola mais inclusiva e de sujeitos mais autónomos.