ESECS - Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Gestão, Avaliação e Supervisão Escolares
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- A Avaliação Interna no Agrupamento de Escolas de MarrazesPublication . Peres, João José Baião de Jesus; Barreto, Maria Antónia Belchior FerreiraMesmo antes da regulamentação da autoavaliação, com a publicação da Lei n.º 31/2002 de 20 de dezembro, que já existia no Agrupamento de Escolas de Marrazes uma tradição de avaliação interna. Com o intuito de contribuir para melhorar o funcionamento da organização na qual trabalhamos, decidimos implementar este estudo com o objetivo de analisar a perceção que os docentes do Agrupamento de Escolas de Marrazes têm sobre o processo de avaliação interna realizado no mesmo. Pretendemos também relacionar essas perceções com as teorias da avaliação e supervisão e identificar as dimensões e os instrumentos a melhorar no processo. Através da aplicação de um inquérito por questionário, recolhemos os dados que depois de tratados e interpretados, nos permitiram concluir com alguma segurança que a avaliação interna é um processo que faz parte da cultura do grupo docente do Agrupamento de Escolas de Marrazes. De um modo geral, os professores têm uma perceção positiva deste processo, conhecendo os instrumentos utilizados e o relatório de avaliação interna produzido na sequência do mesmo. Os professores reconhecem também, no processo de avaliação interna realizado no seu Agrupamento, a capacidade para garantir uma autoavaliação reflexiva pelo que acreditamos que se identificam com o mesmo.
- Perceções sobre a imagem social da escola: estudo de caso na escola sede do agrupamento de MarrazesPublication . Antunes, José António dos Santos; Barreto, Maria Antónia Belchior FerreiraEste trabalho focaliza-se na influência da comunicação e do marketing na melhoria da imagem social da escola, e desta imagem na escolha da instituição de ensino para os alunos. O tema torna-se pertinente após a divulgação dos rankings de escolas que tornou o ambiente entre escolas semelhante ao do mercado levando esta mudança à competitividade. Foram usados métodos de investigação por inquérito entre os alunos e por entrevista entre decisores, diretor e autarcas. Obtiveram-se resultados dessa investigação que levam à conclusão que a influência do marketing é muito baixa, face ao critério de proximidade da residência, e que a imagem da escola entre alunos, decisores e demais comunidade não é coincidente, variando consoante o maior ou menor conhecimento da Escola Básica nº2 de Marrazes.
- A relevância da liderança num mega agrupamento de escolas – um estudo de caso.Publication . Nunes, João Manuel Gonçalves; Ferreira, José BritesA relevância da investigação prende-se, por um lado, com a sua atualidade em termos de gestão e administração escolares, centrado num cargo unipessoal, por outro lado, pelo interesse crescente pela temática da gestão e liderança nas escolas, apoiado pelo Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, alterado mais recentemente, pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho. Vivemos num tempo de mudança acelerada e de descontinuidades frequentes. As escolas veem-se confrontadas diariamente com uma multiplicidade de exigências: umas, de caráter externo, oriundas do macro sistema, como as reformas educativas e o rol de legislação que entram em catadupa no seio da escola, desafiando os administradores e os docentes para o cumprimento de diretivas, outras de ordem social, sendo estas últimas abordadas, antes de mais, na esfera superior da organização. As questões de investigação centraram-se, deste modo, na caracterização e implicações dos conceitos de gestão e liderança, bem como na implicação dos estudos realizados sobre esta temática, que apontam para a liderança ser permeada pelo contexto, pelas pessoas lideradas e pelo próprio líder. Neste contexto, o diretor de escola terá a capacidade de estabelecer princípios que são assumidos pelos seus colaboradores, para que todos adotem um comportamento que mobilize a organização escolar no alcance dos objetivos comuns. Procurámos conhecer os desafios, inerentes às escolas do presente, que são colocados ao líder escolar, no atual modelo de administração e gestão. Estabelece-se e descreve-se a temática da liderança emocional e apresentam-se diferentes estilos de liderança que podem existir e coexistir nas várias organizações. Procede-se ao tratamento dos resultados e à sua interpretação, culminando nas propostas de inferências e interpretações de acordo com os objetivos previstos; concluindo-se que a liderança é relevante na gestão das organizações escolares e que a eficácia organizacional parece advir da ação adequada do gestor ou do líder, dependendo do momento e das metas a alcançar.