Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
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Browsing Escola Superior de Educação e Ciências Sociais by Subject "1.º CEB"
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- A MATEMÁTICA E OS JOGOS TRADICIONAIS PORTUGUESES E BRASILEIROS: Uma proposta de intervenção inclusiva no 1.º CEBPublication . Barbosa, Márcio Soares; Oliveira, Ana Margarida Fernandes de; Antunes, Raúl de Sousa NogueiraEste relatório de Mestrado em Educação Especial visou a apresentação de uma proposta de intervenção como ferramenta pedagógica que integra conceitos matemáticos em jogos tradicionais portugueses e brasileiros. O objetivo central deste trabalho visou estudar a adaptação desses jogos para aumentar o interesse das crianças nas aprendizagens matemáticas, trabalhando, em conjunto, elementos que possam garantir a acessibilidade de todos, independentemente de suas particularidades. Após a revisão de literatura sobre o tema, foram identificados jogos e possíveis adaptações aos mesmos, de forma a poderem trabalhar os conteúdos pretendidos e identificados. Foi levada a cabo uma Sessão Piloto com uma turma do 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, com 21 alunos entre 8 e 9 anos de idade (13 meninos e 8 meninas, sendo 4 alunos com necessidades educativas específicas). A sessão piloto correu de forma muito positiva, destacando-se por validar a proposta como ferramenta pedagógica e inclusiva, adequada para agregar os jogos tradicionais ao ambiente escolar de maneira dinâmica e envolvente. Além disso, procurou-se testar a sua viabilidade e adequação para os alunos, analisando o nível de satisfação da turma com as atividades. Assim, este trabalho buscou demonstrar que a matemática pode ser ensinada de forma atrativa e acessível, desconstruindo paradigmas tradicionais de ensino, compreendendo que este pode ser algo atrativo e interessante tanto para alunos quanto para professores.
- “ORQUESTRA ORFF” UM MEIO DE PROMOÇÃO DA PARTICIPAÇÃO MUSICAL DAS CRIANÇASPublication . Caetano, Joana Estevinho Santos Faustino; Milhano, Sandrina Diniz FernandesEnquanto profissionais de educação musical verificámos que na união de freguesias de Monte Real e Carvide havia falta de respostas para quem se interesse pela área da música, decidindo contribuir para aumentar a possibilidade das crianças desenvolveram as suas capacidades musicais, sem que tal exigisse deslocações e outros gastos financeiros, dando-lhes a possibilidade de realizarem um trabalho em grupo e criar uma ligação participativa com a comunidade onde vivem. Investimos num projeto que pudesse ser desenvolvido nas escolas e em horário letivo. Procurámos compreender as ideias da comunidade educativa sobre a participação das crianças dos 3.º e 4.º anos de escolaridade numa Orquestra Orff, sensibilizar a comunidade escolar para a importância da promoção do envolvimento das crianças do primeiro ciclo em atividades de música e contribuir para uma formação de respeito e valorização artística através da dinamização de oportunidades de participação ativa das crianças em atividades musicais. Foram ainda definidos como objetivos específicos: conhecer as ideias dos alunos sobre as aprendizagens desenvolvidas; conhecer também as perceções dos professores titulares sobre o trabalho desenvolvido no projeto; e ainda perceber o grau de satisfação e a opinião dos alunos, encarregados de educação, professores titulares e auxiliares de ação educativa, das turmas envolvidas no projeto. Para isso utilizámos a metodologia de investigação-ação que procura o melhoramento das práticas pedagógicas. Para recolha de informação utilizámos entrevistas e inquéritos através de questionários. Os resultados destacaram que todos os entrevistados gostaram e gostariam de continuar de participar no projeto desenvolvido, fossem eles alunos, professores ou encarregados de educação. Foi muito recompensador o projeto implementado, observando as crianças felizes, motivadas e a trabalhar em grupo.
- Uma profissionalidade reclamada no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Pimenta, Paulo; Pereira, FátimaO estudo decorre de um processo de reflexão crítica dos seus autores sobre as reconfigurações que ocorrem na profissionalidade docente, num contexto de modernidade tardia. Utilizando como material empírico reflexões individuais escritas e discursos orais produzidos em grupo no desenvolvimento de um conjunto de sessões de reflexão sobre a prática, envolvendo professoras do 1º ciclo do ensino básico (CEB) num agrupamento de escolas, orientadas por um dos investigadores, os autores tentam compreender quais os sentidos que a autonomia profissional está a tomar e como se está a reconfigurar o papel do profissional reflexivo. Na interpretação de dados ficou patente que as professoras refletem sobre diversos temas e problemas para resolver situações que estão muitas vezes relacionadas com uma racionalidade técnica. No entanto, a reflexão é usada igualmente em situações que envolvem preocupações pedagógicas, éticas, culturais e de desenvolvimento pessoal, fundadas na sua prática pedagógica, e que legitimam opiniões marcadas sobre as mais diversas temáticas. Como conclusão fica patente que o grupo profissional dos professores do 1.º CEB poderá assumir-se como agência através das suas reflexões fundadas no calor da prática e que lhe conferem uma identidade própria, rejeitando os discursos sobre eles, passando eles próprios a ser os portadores da sua própria narração, tendo em vista uma oportunidade de mudança.