ESECS - Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor by Subject "Adolescência"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PARA PREVENÇÃO E CONTROLO DA ANSIEDADE EM ADOLESCENTESPublication . Pereira, Susana Margarida dos Santos Serrador Mendes; Fonseca, Marta Sofia Abreu daA ansiedade na adolescência tem vindo a crescer ao longo dos últimos anos, trazendo consequências impactantes quando não se intervém de forma adequada e atempada. O presente trabalho pretende criar e implementar um programa de intervenção para prevenção e controlo da ansiedade em adolescentes, compreender as implicações da aplicação desse programa, e averiguar se os participantes consideram ter adquirido competências que possam vir a aplicar no futuro. Recorreuse a uma metodologia de investigação-ação, numa abordagem do tipo quantitativo, através da aplicação de inquéritos por questionário, baseando-se num estudo comparativo, antes e depois da implementação do programa. A amostragem foi feita por conveniência, optando-se por uma intervenção em grupo. O programa desenvolveu-se ao longo de sete sessões. Os resultados obtidos indicam que é possível reduzir os níveis de ansiedade dos adolescentes através do programa de intervenção criado, capacitando-os de estratégias e competências para prevenir e lidar com a ansiedade. As técnicas utilizadas incluem a psicoeducação, para que os participantes reconheçam a ansiedade como algo normal e regulador, atividades de relaxamento, que consigam ser aplicadas no dia a dia, como a respiração diafragmática, as práticas meditativas, o relaxamento muscular e a atividade física, técnicas de regulação emocional, que aumentem a autoestima e a autoconfiança, e estratégias que auxiliem na definição e concretização de objetivos. Este tipo de intervenção poderá ser efetuada de uma forma mais vasta e prolongada no tempo de modo a ampliar os seus resultados, sendo pertinente a sua utilização atendendo ao número crescente de adolescentes com ansiedade.