Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.8 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A ansiedade na adolescência tem vindo a crescer ao longo dos últimos
anos, trazendo consequências impactantes quando não se intervém de
forma adequada e atempada. O presente trabalho pretende criar e
implementar um programa de intervenção para prevenção e controlo da
ansiedade em adolescentes, compreender as implicações da aplicação
desse programa, e averiguar se os participantes consideram ter
adquirido competências que possam vir a aplicar no futuro. Recorreuse
a uma metodologia de investigação-ação, numa abordagem do tipo
quantitativo, através da aplicação de inquéritos por questionário,
baseando-se num estudo comparativo, antes e depois da implementação
do programa. A amostragem foi feita por conveniência, optando-se por
uma intervenção em grupo. O programa desenvolveu-se ao longo de
sete sessões. Os resultados obtidos indicam que é possível reduzir os
níveis de ansiedade dos adolescentes através do programa de
intervenção criado, capacitando-os de estratégias e competências para
prevenir e lidar com a ansiedade. As técnicas utilizadas incluem a
psicoeducação, para que os participantes reconheçam a ansiedade como
algo normal e regulador, atividades de relaxamento, que consigam ser
aplicadas no dia a dia, como a respiração diafragmática, as práticas
meditativas, o relaxamento muscular e a atividade física, técnicas de
regulação emocional, que aumentem a autoestima e a autoconfiança, e
estratégias que auxiliem na definição e concretização de objetivos. Este
tipo de intervenção poderá ser efetuada de uma forma mais vasta e
prolongada no tempo de modo a ampliar os seus resultados, sendo
pertinente a sua utilização atendendo ao número crescente de
adolescentes com ansiedade.
Description
Keywords
Adolescência intervenção social Ansiedade