Mestrados da ESECS
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Browsing Mestrados da ESECS by Subject "1.º CEB"
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- A MATEMÁTICA E OS JOGOS TRADICIONAIS PORTUGUESES E BRASILEIROS: Uma proposta de intervenção inclusiva no 1.º CEBPublication . Barbosa, Márcio Soares; Oliveira, Ana Margarida Fernandes de; Antunes, Raúl de Sousa NogueiraEste relatório de Mestrado em Educação Especial visou a apresentação de uma proposta de intervenção como ferramenta pedagógica que integra conceitos matemáticos em jogos tradicionais portugueses e brasileiros. O objetivo central deste trabalho visou estudar a adaptação desses jogos para aumentar o interesse das crianças nas aprendizagens matemáticas, trabalhando, em conjunto, elementos que possam garantir a acessibilidade de todos, independentemente de suas particularidades. Após a revisão de literatura sobre o tema, foram identificados jogos e possíveis adaptações aos mesmos, de forma a poderem trabalhar os conteúdos pretendidos e identificados. Foi levada a cabo uma Sessão Piloto com uma turma do 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, com 21 alunos entre 8 e 9 anos de idade (13 meninos e 8 meninas, sendo 4 alunos com necessidades educativas específicas). A sessão piloto correu de forma muito positiva, destacando-se por validar a proposta como ferramenta pedagógica e inclusiva, adequada para agregar os jogos tradicionais ao ambiente escolar de maneira dinâmica e envolvente. Além disso, procurou-se testar a sua viabilidade e adequação para os alunos, analisando o nível de satisfação da turma com as atividades. Assim, este trabalho buscou demonstrar que a matemática pode ser ensinada de forma atrativa e acessível, desconstruindo paradigmas tradicionais de ensino, compreendendo que este pode ser algo atrativo e interessante tanto para alunos quanto para professores.
- “ORQUESTRA ORFF” UM MEIO DE PROMOÇÃO DA PARTICIPAÇÃO MUSICAL DAS CRIANÇASPublication . Caetano, Joana Estevinho Santos Faustino; Milhano, Sandrina Diniz FernandesEnquanto profissionais de educação musical verificámos que na união de freguesias de Monte Real e Carvide havia falta de respostas para quem se interesse pela área da música, decidindo contribuir para aumentar a possibilidade das crianças desenvolveram as suas capacidades musicais, sem que tal exigisse deslocações e outros gastos financeiros, dando-lhes a possibilidade de realizarem um trabalho em grupo e criar uma ligação participativa com a comunidade onde vivem. Investimos num projeto que pudesse ser desenvolvido nas escolas e em horário letivo. Procurámos compreender as ideias da comunidade educativa sobre a participação das crianças dos 3.º e 4.º anos de escolaridade numa Orquestra Orff, sensibilizar a comunidade escolar para a importância da promoção do envolvimento das crianças do primeiro ciclo em atividades de música e contribuir para uma formação de respeito e valorização artística através da dinamização de oportunidades de participação ativa das crianças em atividades musicais. Foram ainda definidos como objetivos específicos: conhecer as ideias dos alunos sobre as aprendizagens desenvolvidas; conhecer também as perceções dos professores titulares sobre o trabalho desenvolvido no projeto; e ainda perceber o grau de satisfação e a opinião dos alunos, encarregados de educação, professores titulares e auxiliares de ação educativa, das turmas envolvidas no projeto. Para isso utilizámos a metodologia de investigação-ação que procura o melhoramento das práticas pedagógicas. Para recolha de informação utilizámos entrevistas e inquéritos através de questionários. Os resultados destacaram que todos os entrevistados gostaram e gostariam de continuar de participar no projeto desenvolvido, fossem eles alunos, professores ou encarregados de educação. Foi muito recompensador o projeto implementado, observando as crianças felizes, motivadas e a trabalhar em grupo.
