Coleções gerais - Capítulos de livros
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Coleções gerais - Capítulos de livros by Subject "Ensino superior"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Dislexia em estudantes do ensino superior : alguns dados da intervenção no Instituto Politécnico de LeiriaPublication . Alves, Sandra; Filipe, Luís Pereira; Pereira, Ana Patrícia; Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Pereira, MarcelinoApesar do interesse crescente pela dislexia (Gilroy et. al., 1996, citados por Hatcher, Snowling & Griffiths, 2002), sente-se a necessidade de investigação adicional sobre esta problemática e a forma como condiciona o percurso escolar dos estudantes que frequentam o Ensino Superior (ES). Essa carência é particularmente relevante na instituição onde trabalhamos, pois temos assistido a uma procura crescente dos nossos serviços por parte dos estudantes com dislexia. Conscientes que não se regista um consenso entre os vários autores em domínios tais como a etiologia, sintomatologia e estratégias de intervenção (Pereira, 1990; Pereira, 1995; Ridell & Weedon, 2006) pretendemos com o presente artigo analisar algumas das especificidades relacionadas com os estudantes disléxicos que frequentam o ES, dando a conhecer os dados relacionados com o seu percurso escolar, diagnóstico(s) prévio(s), medidas educativas implementadas e principais dificuldades sentidas recorrendo, para o efeito, a uma amostragem recolhida no Instituto Politécnico de Leiria. Apresentaremos também as estratégias de avaliação e intervenção que têm sido implementadas pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) junto destes alunos no sentido de promover o seu sucesso académico e bem-estar, numa perspectiva de inclusão e igualdade de oportunidades para todos no ES.
- O papel do GTAEDES na inclusão do Estudante com Necessidades Específicas no Ensino SuperiorPublication . Ribeiro, Alice; Pires, Lília Aguardenteiro; Seco, GraçaOficialmente formado em junho de 2004, o Grupo de Trabalho para Apoio a Estudantes com Deficiência no Ensino Superior (GTAEDES) é atualmente constituído por 15 instituições de ensino superior (11 do ensino superior universitário e 5 de institutos politécnicos) que possuem serviços estruturados de apoio a estudantes com deficiência e outras necessidades educativas. Através da cooperação entre serviços, os membros do GTAEDES visam proporcionar, um serviço de melhor qualidade aos estudantes com deficiências e outras necessidades educativas, a partilha de experiências, o desenvolvimento de iniciativas conjuntas, e a racionalização de recursos. Com a presente comunicação pretendemos apresentar algumas dessas iniciativas e o seu contributo para o desenvolvimento de uma política de inclusão de estudantes com deficiência e outras necessidades educativas no ensino superior português.