ESECS - Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas
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- Nós a família a comunidade e as artes - interseções criativas a partir do jardim de infânciaPublication . Machado, Joana dos Santos Silva; Magueta, Lúcia GraveO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular de Projeto, do curso de Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas, e refere-se ao desenvolvimento de um projeto de intervenção que teve como designação «Nós, a família, a comunidade e as Artes»e que foi realizado em contexto de jardim de infância. Este projeto surgiu da necessidade de compreender qual o papel das experiências artísticas vivenciadas pelas crianças na aproximação entre a escola, a família e a comunidade. O desenvolvimento do projeto estruturou-se em quatro momentos distintos: uma fase inicial, de Diagnóstico; a fase de Planificação, referente à preparação das atividades a desenvolver; a fase de Implementação, referente à concretização das diferentes propostas educativas; e a fasede Avaliação, na qual se avaliou e refletiu sobre o projeto. Paralelamente ao desenvolvimento do projeto foi realizado também um estudo de investigação, orientado pela questão Em que medida a vivência de experiências com as linguagens artísticas pode facilitar a relação entre a escola, a família e a comunidade?.Este estudo, de caráter descritivo, desenvolveu-se numa lógica de investigação-ação, tendo como técnicas de recolha de dados a observação participante e a construção de um diário de bordo, os registos fotográficos e a aplicação de um questionário. A avaliação do projeto demonstrou que as artes têm um papel muito importante na promoção de práticas que envolvem as crianças, as suas famílias e a comunidade. Verificou-se que se construíram novas formas de interação, tendo as relações entre todos os intervenientes sido intensificadas e aprofundadas. De igual modo, também se verificou que esta aproximação teve reflexos nas aprendizagens das crianças.
- Quem conta uma história…acrescenta uma memóriaPublication . Paour, Teresa Paula Teles de Aquino; Magueta, Lúcia Grave; Gamboa, Maria José Nascimento SilvaEste trabalho surge no contexto do curso de Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas e é referente à unidade curricular de Projeto. A intervenção e investigação desenvolvidas no Projeto tiveram por base o princípio de que as artes (a literatura, a expressão plástica, o teatro, a dança, o canto, a música, etc.) desempenham um papel de extrema importância na formação integral e harmoniosa da criança. Com este intuito, foram desenvolvidas atividades educativas que envolveram as áreas artísticas, tendo a animação leitora e a expressão plástica sido as dimensões trabalhadas. Em termos gerais, a finalidade do projeto incidiu sobre a compreensão do significado que as crianças atribuem às personagens principais dos contos e como se identificam com as mesmas, através da criação de ambientes que potencia um posicionamento crítico face às mundividências que atravessam os contos selecionados, favorecendo a expressão das suas reflexões, numa lógica de construção coletiva de significados, onde a palavra e a criação plástica se articulam. A metodologia utilizada assenta na recolha, análise e interpretação de dados emergentes da observação participante e questionários (inquéritos e entrevistas), tendo o processo de investigação-ação sido realizado na Academia de Artes Tempos Brilhantes, com crianças entre os 7 e os 10 anos de idade. Os resultados obtidos indicam-nos que, efetivamente, as crianças identificam-se com as personagens dos contos, relacionando-as com o seu dia-a-dia. Constatou-se que é de extrema importância que tenham ajuda para refletir sobre as situações que envolvem essas personagens e que tenham auxílio para perceber qual a intenção de cada conto, transferindo para o seu dia-a-dia as aprendizagens de cada personagem. Retiraram-se também conclusões sobre qual deve ser o papel do animador da leitura neste processo: - Selecionar criteriosamente os textos a ler dando, espaço às crianças para que elas também possam participar e decidir nestas escolhas; - Conhecer o grupo de crianças e adequar a intervenção às suas necessidades e aprendizagens; - Crie momentos de leitura diferenciados, envolvendo as linguagens artísticas e “provocando” o processo criativo e expressivo