ESECS - Mestrado em Educação Matemática no Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Mestrado em Educação Matemática no Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico by Subject "Educação Pré-escolar"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Refletindo sobre a exploração de estratégias de criação de histórias no desenvolvimento de textos narrativos numa turma de 2.º anoPublication . Costa, Gabriela Paulo Coito; Barata, Clarinda Luísa Ferreira; Filipe, Joana Cristina FerreiraO presente relatório de investigação foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Apresenta duas partes distintas, a primeira parte referente à dimensão reflexiva e a segunda parte à dimensão investigativa. A primeira parte, a dimensão reflexiva, debruça-se sobre o percurso vivido nos contextos de Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico onde decorreram todas as Práticas Pedagógicas desenvolvidas. Apresenta assim, uma reflexão crítica devidamente fundamentada das experiências e situações vivenciadas que proporcionaram múltiplas aprendizagens a nível pessoal e profissional, expondo os contextos, os diferentes intervenientes, as expectativas, os receios e as dificuldades sentidas, assim como as estratégias utilizadas. A segunda parte, referente à dimensão investigativa, apresenta o estudo investigativo desenvolvido ao longo da Prática Pedagógica, no contexto do 1.º CEB, numa turma de 2.º ano de escolaridade, sobre o desenvolvimento de textos narrativos partindo da exploração de diferentes estratégias de criação de histórias. No decorrer desta parte é assim apresentado o enquadramento teórico relativo a esta temática, a metodologia utilizada, a apresentação, discussão e análise dos dados recolhidos bem como as conclusões retiradas. O mote para o ensaio investigativo foram as dificuldades demonstradas pelos alunos em escrever e desenvolver um texto narrativo e tem como principal intuito observar como diferentes estratégias para explorar o desenvolvimento de textos narrativos influenciam e desenvolvem a escrita e consequentemente a construção de uma narrativa.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica e investigando sobre estratégias de desenvolvimento lexical em Jardim de InfânciaPublication . Silva, Ana Raquel Ferreira; Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes, a primeira parte referente à Dimensão Reflexiva e a segunda à Dimensão Investigativa. A primeira parte consiste na reflexão sobre o percurso vivenciado nos contextos de Educação de Infância e de 1.º Ciclo do Ensino Básico, onde são apresentadas diversas situações vividas, analisadas e fundamentadas. A segunda parte é referente à apresentação de um estudo investigativo de carácter qualitativo desenvolvido numa sala de Jardim de Infância, com crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. Este estudo pretendeu contribuir para a compreensão do modo como se desenvolve o léxico das crianças a partir da realização de um conjunto de propostas educativas. Assim tem como objetivos: (i) identificar, em livros de literatura para a infância previamente selecionados, palavras que não integram o vocabulário inicial das crianças; (ii) proporcionar situações educativas que facilitem a compreensão pelas crianças do significado das palavras identificadas; (iii) proporcionar situações de utilização das palavras selecionadas a partir do quotidiano do Jardim de Infância; (iv) analisar de que modo as crianças se apropriam das novas palavras e em que situações as utilizam. Os resultados obtidos mostram que as situações educativas propostas contribuíram para o aumento do campo lexical das crianças, no sentido em que foi possível observar a utilização, pelas crianças, das palavras envolvidas, de modo compreensivo.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica: o estímulo da motricidade fina em alunos do 2.º ano de escolaridade através de experiências com a linguagem plástica.Publication . Mónico, Magali; Magueta, Lúcia GraveO presente relatório apresenta no primeiro capítulo uma componente de caráter reflexivo onde são retratadas as experiências vivenciadas nas Práticas Pedagógicas realizadas em quatro contextos educativos distintos, sendo eles, a Creche, o Jardim de Infância, o 1.º Ciclo do Ensino Básico numa turma do 2.º ano de escolaridade e, por fim, numa turma do 4.º ano de escolaridade. No segundo capítulo é apresentada a investigação-ação desenvolvida no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa turma do 2.º ano de escolaridade, tendo como amostra 17 alunos com idades compreendidas entre os 7 e os 8 anos. O estudo realizado partiu de um problema identificado no início da prática pedagógica, tendo-se observado que os alunos manifestavam algumas dificuldades em executar ações que dependiam das suas capacidades ao nível da motricidade fina. Para atenuar estas dificuldades, colocou-se em prática uma sequência de experiências de aprendizagem, orientadas pela questão de partida “Em que medida as experiências com a linguagem plástica podem contribuir para o desenvolvimento da motricidade fina em alunos do 2.º ano de escolaridade?”. O processo de investigação-ação incluiu uma avaliação inicial (diagnóstico), a planificação e implementação de atividades da área de Expressão e Educação Plástica e uma avaliação final. A comparação entre os resultados obtidos nos dois momentos de avaliação – onde se aplicou a Escala de Desenvolvimento Motor proposta por Neto (2002), nomeadamente o subteste relativo à Motricidade Fina – revela que os alunos que constituíram a amostra melhoraram as suas capacidades ao nível da motricidade fina.