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- A influência das ações de fidelização na lealdade dos consumidores no setor da modaPublication . Alves, Sara Gomes; Moreira, Jacinta Raquel MiguelAtualmente as empresas fazem esforços para melhorar a relação com os seus clientes, apostando em ferramentas de CRM de forma a uniformizar o serviço e procurando a angariação de dados pessoais para uma oferta mais adequada. Uma das formas mais utilizadas pelas empresas para este reforço nas relações e consequentemente obtenção de informações sobre os consumidores, são os cartões ou fichas de clientes, integrados na estrátegia de marketing relacional das empresas como ações de fidelização. Estas ações são desenvolvidas com o objetivo de promover a lealdade do consumidor, oferecendo-lhe vantagens diferenciadoras em troca de dados que posteriormente servirão para uma melhoria dessas ações, adequando-as às expetativas e necessidades dos clientes. As ações de fidelização são amplamente utilizadas em diversos setores, contudo no setor da moda estas são ainda negligenciadas pelos grupos internacionais com uma grande presença em Portugal. No caso do presente estudo, pretende-se uma análise aprofundada do impacto destas ações no setor da moda em Portugal, assim como da sua influência na lealdade dos consumidores. Para a realização de uma investigação completa e significativa acrescentaram-se alguns fatores como o comprometimento afetivo, a satisfação, a confiança e os custos de mudança de forma a provar-se a sua influência na lealdade. As principais conclusões obtidas não pertimem confirmar a influência das ações de fidelização na lealdade dos consumidores, consequente de ofertas pouco atrativas para o consumidor, recomendando às marcas uma pesquisa mais ativa dos interesses e expetativas do mercado, adequando desta forma as suas estratégias. Concluiu-se ainda que o comprometimento afetivo, a satisfação, a confiança e os custos de mudança influenciam positivamente a lealdade dos consumidores e são fatores determinantes para os clientes deste setor.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica: o estímulo da motricidade fina em alunos do 2.º ano de escolaridade através de experiências com a linguagem plástica.Publication . Mónico, Magali; Magueta, Lúcia GraveO presente relatório apresenta no primeiro capítulo uma componente de caráter reflexivo onde são retratadas as experiências vivenciadas nas Práticas Pedagógicas realizadas em quatro contextos educativos distintos, sendo eles, a Creche, o Jardim de Infância, o 1.º Ciclo do Ensino Básico numa turma do 2.º ano de escolaridade e, por fim, numa turma do 4.º ano de escolaridade. No segundo capítulo é apresentada a investigação-ação desenvolvida no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa turma do 2.º ano de escolaridade, tendo como amostra 17 alunos com idades compreendidas entre os 7 e os 8 anos. O estudo realizado partiu de um problema identificado no início da prática pedagógica, tendo-se observado que os alunos manifestavam algumas dificuldades em executar ações que dependiam das suas capacidades ao nível da motricidade fina. Para atenuar estas dificuldades, colocou-se em prática uma sequência de experiências de aprendizagem, orientadas pela questão de partida “Em que medida as experiências com a linguagem plástica podem contribuir para o desenvolvimento da motricidade fina em alunos do 2.º ano de escolaridade?”. O processo de investigação-ação incluiu uma avaliação inicial (diagnóstico), a planificação e implementação de atividades da área de Expressão e Educação Plástica e uma avaliação final. A comparação entre os resultados obtidos nos dois momentos de avaliação – onde se aplicou a Escala de Desenvolvimento Motor proposta por Neto (2002), nomeadamente o subteste relativo à Motricidade Fina – revela que os alunos que constituíram a amostra melhoraram as suas capacidades ao nível da motricidade fina.
- Os determinantes da atitude e da lealdade nas compras onlinePublication . Alves, Ana Isabel Conde Sousa; Marques, Alzira Maria AscensãoHoje em dia a utilização da Internet está completamente enraizada nos hábitos das pessoas. Inicialmente usada como meio de comunicação, a Internet assume-se hoje como um espaço negocial onde se efetuam transações e onde as empresas procuram dinamizar os seus negócios, tornando-se mais competitivas. A globalização dos mercados e a competição mundial, impulsionadas em parte pela Internet, fizeram emergir a lealdade dos clientes como prioridade estratégica, quer as empresas concorram apenas no mercado tradicional, quer quando competem através de websites de comércio eletrónico. O objetivo desta investigação é contribuir para o desenvolvimento da teoria e da prática do marketing relacional no contexto do comércio eletrónico. A identificação dos determinantes da atitude e da lealdade ao canal de vendas online pode ser de grande utilidade prática na formulação das estratégias de e-marketing que garantam a lealdade dos clientes através do desenvolvimento de relações duradouras. Nesse sentido e com base na informação recolhida através de um questionário numa amostra de 750 compradores online, efetuou-se o estudo quantitativo, transversal e de natureza conclusiva descritiva, com a finalidade de investigar o impacto das motivações hedónicas do consumidor, da perceção do produto, da experiência de compra, do acesso à informação, da e-satisfação e da e-confiança na e-atitude e na e-lealdade comportamental dos consumidores portugueses. Os resultados da estimação de um modelo estrutural através do “partial least squares” (PLS) evidenciaram que as motivações hedónicas dos consumidores, a experiência de compra online, a e-confiança e a e-satisfação têm capacidade para explicar 76,8% da atitude em relação às compras online (e-atitude), assim como a e-atitude, as motivações hedónicas do consumidor, a e-satisfação e a e-confiança explicam 71,9% da e-lealdade ao canal de compras online.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico – A perceção das crianças relativamente ao seu desempenho nas atividades de interpretação musical em contexto de sala de aulaPublication . Santos, Tânia Filipa Vieira dos; Milhano, Sandrina Diniz FernandesO presente relatório integra o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e apresenta-se constituído por duas dimensões: a reflexiva e a investigativa. A dimensão reflexiva é a primeira dimensão do relatório que se estrutura em três partes fundamentais. A primeira e a segunda partes incluem uma reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas em contexto de Educação de Infância e em 1.º Ciclo do Ensino Básico. A terceira refere-se aos papéis reflexivo e investigativo do educador e do professor, transversais aos dois contextos. A dimensão investigativa é a segunda dimensão do relatório, na qual se apresenta um estudo de caso realizado com cinco crianças do 3.º ano de escolaridade de uma escola dos arredores da cidade de Leiria. A investigação procurou resposta para a seguinte questão “Quais as perceções das crianças do 3.º ano de escolaridade sobre o seu desempenho nas atividades de interpretação musical, realizadas em contextos de sala de aula?”. Numa primeira fase, realizou-se a caracterização das experiências de participação musical da turma através de um inquérito por questionário. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, de caráter individual, antes e após a concretização de duas sequências de atividades para todos os alunos da turma. Os resultados obtidos sugerem que existem algumas alterações nas perceções dos aluno e que as propostas educativas implementadas com as crianças influenciaram positivamente as suas perceções relativamente à interpretação de canções.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: a Música e a integração pedagógica no processo de ensino e aprendizagem do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Marques, Diana Filipa Santos; Milhano, Sandrina Diniz FernandesO presente relatório refere-se ao Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes. A Parte I refere-se à dimensão reflexiva, onde será apresentada uma reflexão acerca do percurso percorrido ao longo da Prática Pedagógica e todos os contextos envolvidos: Creche, Jardim-de-Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nesta, serão abordados os referentes: observação, planificação e intervenção, aprendizagens e, por fim, dificuldades. Para além disso, irá considerar-se o papel investigativo do educador/professor. A dimensão investigativa, presente na Parte II do relatório, diz respeito a um estudo realizado no 2.º e no 3.º semestre do mestrado, correspondentes aos anos letivos 2013/2014 e 2014/2015, no qual participaram duas turmas, uma de 2.º e outra de 3.º ano de escolaridade, respetivamente. Sendo a temática do estudo a integração pedagógica formulou-se a seguinte questão de partida: “De que forma a integração pedagógica da Música pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem do 1.º Ciclo do Ensino Básico?”. Através da recolha de dados e, posterior, organização e análise pode sugerir-se que foram diversas as aprendizagens realizadas pelos alunos, desenvolvidas de acordo com a planificação e respetiva implementação das propostas educativas. Estas propostas possibilitaram que os alunos, através da canção, desenvolvessem aprendizagens relativas a todas as áreas integradas com o domínio da Música.
- Geometric characterisation of Portuguese RC buildings with masonry infill wallsPublication . Furtado, André; Costa, Catarina; Arêde, António; Rodrigues, HugoRecent earthquakes showed that the vulnerability of some RC buildings with masonry infill walls is high when subjected to seismic actions. During the design practice, the infills are commonly treated as non-structural elements, despite their recognised contribution to the structural response of the buildings. The safety assessment of this type of buildings is important and any detailed information is essential, since such information is needed for estimation of the losses that future earthquakes are likely to induce. The present study focuses on the observation and analysis of architectural and structural design drawings of 80 buildings that represent common RC buildings with masonry infill walls located in Portugal. The data were analysed with the purpose of estimating geometric properties of the masonry infill panels confined by RC frames. Fourteen-hundred masonry infill walls were observed and were divided in to different types according to the different dispositions of the openings. Several measurements were performed in order to have deeper knowledge about the percentage of openings that exist in masonry infill walls and consequently in the building’s façade. Infill panels’ dimensions were also determined and other parameters related to the general characteristics of the buildings and the structural elements were also analysed. Parameters such as beams’ and columns’ dimensions and reinforcement details or slab thickness were also analysed. The collected data are utilized to derive probabilistic distributions, whose goodness-of-fit are partially verified with a statistical test. The results from this study can be used in structural modelling development of nonlinear models for masonry infill panels or computation of fragility models. In addition, the statistical parameters such as mean values, standard deviations, probability density functions and their goodness-of-fit have also been investigated for all the entire parameters.