Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.16 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes, a primeira parte referente à Dimensão Reflexiva e a segunda à Dimensão Investigativa.
A primeira parte consiste na reflexão sobre o percurso vivenciado nos contextos de Educação de Infância e de 1.º Ciclo do Ensino Básico, onde são apresentadas diversas situações vividas, analisadas e fundamentadas.
A segunda parte é referente à apresentação de um estudo investigativo de carácter qualitativo desenvolvido numa sala de Jardim de Infância, com crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. Este estudo pretendeu contribuir para a compreensão do modo como se desenvolve o léxico das crianças a partir da realização de um conjunto de propostas educativas. Assim tem como objetivos: (i) identificar, em livros de literatura para a infância previamente selecionados, palavras que não integram o vocabulário inicial das crianças; (ii) proporcionar situações educativas que facilitem a compreensão pelas crianças do significado das palavras identificadas; (iii) proporcionar situações de utilização das palavras selecionadas a partir do quotidiano do Jardim de Infância; (iv) analisar de que modo as crianças se apropriam das novas palavras e em que situações as utilizam.
Os resultados obtidos mostram que as situações educativas propostas contribuíram para o aumento do campo lexical das crianças, no sentido em que foi possível observar a utilização, pelas crianças, das palavras envolvidas, de modo compreensivo.
Description
Keywords
Educação Pré-escolar Ensino básico do 1º ciclo Léxico Língua portuguesa