Browsing by Issue Date, starting with "2020-07-27"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica e Analisando Práticas de Articulação Curricular entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Rebelo, Carolina Correia; Oliveira, Luís Miguel Gonçalves de; Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaO presente relatório decorreu no âmbito da Prática de Ensino Supervisionado, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e encontra-se organizado em três partes. Relativamente à primeira parte, que corresponde à dimensão reflexiva no contexto de Creche, são evidenciadas as vivências fundamentais desta Prática Pedagógica. A segunda parte, que apresenta a dimensão reflexiva em contexto de Jardim de Infância I, salienta as aprendizagens e dificuldades sentidas e a importância do ciclo interativo. No que concerne à terceira parte, esta apresenta primeiramente a dimensão reflexiva em contexto de Jardim de Infância II, dividida em cinco tópicos, realçando-se aspetos como a relação escola/família/comunidade e a diferenciação pedagógica. Neste contexto é apresentado o trabalho por projeto “A teia da aranha Carlota” desenvolvido no decorrer da prática, bem como um ensaio investigativo que procurou analisar as conceções e práticas de articulação de docentes do pré-escolar e professores do 1.º CEB. Este ensaio, que utilizou uma metodologia qualitativa, permitiu concluir que a articulação curricular entre as duas etapas educativas é imprescindível para que se proporcione uma adaptação calma e harmoniosa das crianças aquando da entrada para o 1.º CEB.
- Refletindo e investigando a Prática Pedagógica em Educação de InfânciaPublication . Amaro, Diana Isabel Rafael; Oliveira, Luís Miguel Gonçalves de; Leal, Rita Alexandra Bettencourtiv RESUMO O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, estando organizado em duas partes fundamentais. A primeira, centra-se na dimensão reflexiva, em que se apresenta o percurso realizado ao longo das três Práticas Pedagógicas, em diferentes contextos. A segunda, centra-se na dimensão investigativa. Durante todo o seu percurso, o educador deve assumir um papel reflexivo e de questionamento, na medida em que observa tudo o que o envolve e encontra estratégias para diversas situações, melhorando a sua ação e adequando a cada criança e ao grupo. Ao longo da dimensão reflexiva, estes pressupostos estiveram fortemente presentes. Na segunda parte, será apresentada a dimensão investigativa, O estudo apresentado incide na recolha e análise de dados relativamente às estratégias facilitadoras do processo de adaptação da criança ao Jardim de Infância, implementadas tanto pela família, como pela educadora. O estudo foi realizado no Jardim de Infância pertencente à rede pública. Os dados recolhidos revelaram que existem diversas estratégias que podem ser utilizadas para facilitar o processo de adaptação das crianças ao Jardim de Infância e que o trabalho entre a educadora e a família deve ser contínuo e constante, para que se possa favorecer o processo de transição e adaptação da criança ao Jardim de Infância.
- Refletindo sobre a exploração de estratégias de criação de histórias no desenvolvimento de textos narrativos numa turma de 2.º anoPublication . Costa, Gabriela Paulo Coito; Barata, Clarinda Luísa Ferreira; Filipe, Joana Cristina FerreiraO presente relatório de investigação foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Apresenta duas partes distintas, a primeira parte referente à dimensão reflexiva e a segunda parte à dimensão investigativa. A primeira parte, a dimensão reflexiva, debruça-se sobre o percurso vivido nos contextos de Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico onde decorreram todas as Práticas Pedagógicas desenvolvidas. Apresenta assim, uma reflexão crítica devidamente fundamentada das experiências e situações vivenciadas que proporcionaram múltiplas aprendizagens a nível pessoal e profissional, expondo os contextos, os diferentes intervenientes, as expectativas, os receios e as dificuldades sentidas, assim como as estratégias utilizadas. A segunda parte, referente à dimensão investigativa, apresenta o estudo investigativo desenvolvido ao longo da Prática Pedagógica, no contexto do 1.º CEB, numa turma de 2.º ano de escolaridade, sobre o desenvolvimento de textos narrativos partindo da exploração de diferentes estratégias de criação de histórias. No decorrer desta parte é assim apresentado o enquadramento teórico relativo a esta temática, a metodologia utilizada, a apresentação, discussão e análise dos dados recolhidos bem como as conclusões retiradas. O mote para o ensaio investigativo foram as dificuldades demonstradas pelos alunos em escrever e desenvolver um texto narrativo e tem como principal intuito observar como diferentes estratégias para explorar o desenvolvimento de textos narrativos influenciam e desenvolvem a escrita e consequentemente a construção de uma narrativa.
- Resistência antimicrobiana a β-lactâmicos, Colistina e Quinolonas em enterobactérias e Vibrio spp. isoladas de Ruditapes decussatus e Ruditapes philippinarumPublication . Valdez Álvarez, Christian Andrés; Campos, Maria Jorge Geraldes; Baptista, Teresa Maria CoelhoCurrently, antibiotic resistance is presented globally as a serious problem that worsens daily, and since more resistant bacteria, with the capacity to transfer genes keep emerging, it becomes a topic of uttermost importance. Mollusks are a highly appreciated food, however, these organisms feed through filtering, which leads to the accumulation of a varied community of microorganisms in its tissues, and when consumed raw or unproperly cooked, the transference of genes, from its microorganisms to the human gastrointestinal flora may occur. The interaction between these two groups of microorganisms can generate the transference of resistance genes. The main objective of this study consists in the screening of genetic determinants of resistance to antimicrobial compounds present in enterobacteria and Vibrio isolated from mollusks collected from two geographical zones in Portugal. Both group of microorganisms were isolated in selective media TCBS and Chromocult from Ruditapes decussatus and Ruditapes philippinarum samples from Óbidos lagoon, and Ruditapes decussatus samples from Ria Formosa in Algarve. 43 microorganisms belonging to Vibrio genus and 18 enterobacteria were isolated. Optimal growth conditions for Vibrio were stablished, with best results determined as 28°C in both selective (TCBS) and non-selective media (Muller-Hinton) supplemented with NaCl (1,5%). Phenotypic resistance tests to five antimicrobials, namely cefotaxime, imipenem, ciprofloxacin, meropenem and colistin, were carried out. The screening of 23 resistance genes was done through PCR (qnrS, qnrA, qnrB, qnrC, qnrD, qepA, blaIMP, blaVIM, blaKPC, blaNDM, blaOXA, blaCTX-M, blaSHV , blaTEM, mcr-1, mcr-2, mcr-3, mcr-4, mcr-5, mcr-6, mcr-7, mcr-8, mcr-9). Phenotypic resistance to colistin and its respective genetic marker mcr-1, were found in three Vibrio spp. Isolates, EV07V isolated from Ruditapes decussatus from Algarve and NJ21V and NJ22V isolated from Ruditapes philippinarum from Óbidos.
- Evaluation of the antioxidant and anti-inflammatory potential of the marine sponge Cliona celata and assessment of its chemical profilePublication . Rosa, Joana Alves Branco; Pedrosa, Rui Filipe Pinto; Gaspar, Helena; Alves, Celso Miguel da MaiaA inflamação é um mecanismo antagónico, que tanto pode ter efeitos protetores como consequências devastadoras no organismo que, combinadas com stress oxidativo (OS), podem levar ao desenvolvimento de condições inflamatórias crónicas mortais. Ao longo dos anos, diversos trabalhos de investigação têm demonstrado o potencial dos produtos naturais marinhos (MNP), como agentes anti-inflamatórios. Dentro dos organismos marinhos, as esponjas destacam-se como um dos organismos com maior potencial de produção de compostos bioativos. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi avaliar o potencial antioxidante e anti-inflamatório da esponja marinha Cliona celata, e analisar o seu perfil químico. A atividade antioxidante dos extratos brutos de C. celata foi avaliada através de três ensaios complementares: capacidade de redução do radical 2,2-difenil-2-picrilhidrazil (DPPH), capacidade de redução do ião ferro3+ (FRAP) e capacidade de absorção dos radicais de oxigénio (ORAC). O efeito destes extratos na viabilidade das células RAW 264.7 foi também estudado. Simultaneamente, foi desenvolvido e otimizado um modelo in vitro em células RAW 264.7 para avaliação das propriedades anti-inflamatórias dos extratos, após indução de inflamação com lipopolissacarídeos (LPS) através do ensaio de óxido nítrico (NO). De modo semelhante, o potencial antioxidante, citotóxico e anti-inflamatório das frações de C. celata também foi testado. Posteriormente, foi avaliado o efeito dos extratos brutos e das duas frações mais promissoras de C. celata nos níveis dos mediadores inflamatórios, factor de necrose tumoral alfa (TNF-α), (interleucina-6) IL-6 e (interleucina-10) IL-10 pelo ensaio de imunoabsorção enzimática (ELISA). Por fim, foram utilizadas técnicas cromatográficas, como a cromatografia em camada fina analítica (TLC), cromatografia líquida de alta eficiência com detetor de matriz de díodos (HPLC-DAD) e cromatografia gasosa acoplada a espetrometria de massa (GC-MS), para analisar o perfil químico dos extratos e frações. Uma tentativa de identificação dos compostos presentes nas duas frações mais promissoras foi efetuada por GC-MS. À concentração de 200 μg.mL-1, o potencial antioxidante dos extratos brutos e das frações selecionadas foi reduzido quando comparado com o hidroxitolueno butilado (BHT) nos ensaios de DPPH e FRAP. No entanto, os extratos brutos Cc_1 e Cc_7, bem como as frações Cc_1_F13 e Cc_1B_F15, apresentaram valores significativamente superiores aos do BHT no ensaio ORAC, atingindo valores de 239,37 ± 7,50; 248,91 ± 6,74; 249,47 ± 17,58 e 213,68 ± 22,73 μmol equivalentes de Trolox.g-1 de extrato de esponja, respetivamente. Na otimização do modelo anti-inflamatório, 50000 células por poço, 16 horas de tempo de plaqueamento e uma concentração de 1000 ng.mL-1 de LPS, provaram ser as condições ideais para o ensaio de NO. À concentração de 200 μg.mL-1, os extratos não foram citotóxicos para as células RAW 264.7 e apresentaram capacidade de inibir a produção de NO nas células induzidas por LPS. O extrato mais promissor (Cc_1) apresentou valores percentuais de controlo de 110,87 ± 12,08%, valor significativamente inferior aos 570,74 ± 26,97% apresentados pelo grupo dos LPS. Na faixa de 100-200 μg.mL-1, apenas 5 frações não foram citotóxicas para as células RAW 264.7. As duas frações mais promissoras (Cc_1_F5 e Cc_1_F13) apresentaram valores percentuais de produção de NO do controlo de 113,60 ± 2,55% e 107,28 ± 3,07%, respetivamente, também significativamente inferiores aos 597,66 ± 15,84% exibidos pelo grupo dos LPS. No ELISA, as amostras foram capazes de reduzir eficientemente os níveis da citocina pró-inflamatória IL-6 (em concentrações de amostra variando de 100 a 200 μg.mL-1), apresentando valores na gama de 7,57 ± 2,06 a 217,20 ± 58,62 pg.mL-1, que foram significativamente mais baixos do que os 775,91 ± 41,93 pg.mL-1 exibidos pelo grupo dos LPS. Da mesma forma, as amostras apresentaram um potencial promissor, aumentando os níveis da citocina anti-inflamatória IL-10, com a amostra mais potente (Cc_1) exibindo valores de 1040,68 ± 54,95 pg.mL-1, quando comparados com os níveis mínimos de 0,00 ± 2,37 e 181,03 ± 64,08 pg.mL-1, exibidos pelo grupo do controlo e dos LPS, respetivamente. Nenhum dos extratos teve efeito na redução dos níveis de TNF-α. A análise química dos extratos brutos revelou uma elevada complexidade e grande diversidade de compostos em todos os extratos, o que foi sustentado pela disparidade do perfil químico observado entre as frações obtidas. A análise por GC-MS das duas frações mais promissoras (Cc_1_F5 e Cc_1_F13) conduziu a uma proposta de identificação dos compostos ciclo-octasiloxano, ácido n-hexadecanóico, cis-9-hexadecenal e 13-octadecenal na primeira fração, e ácido octadecanóico e colesterol na segunda. Os resultados do presente trabalho demonstram a promissora atividade anti-inflamatória dos extratos e frações da esponja marinha C. celata, destacando o seu potencial como fonte de compostos com possível aplicação terapêutica no tratamento de doenças inflamatórias crónicas.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de InfânciaPublication . Vasconcelos, Isabel Sofia Oliveira de; Oliveira, Luís Miguel Gonçalves de; Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada foi elaborado do âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, e apresenta-se dividido em duas partes. A primeira parte integra duas dimensões, sendo a primeira a dimensão reflexiva referente ao percurso da minha Prática Pedagógica em contexto de Creche e a segunda apresenta a dimensão investigativa onde se apresenta um estudo investigativo, realizado neste mesmo contexto, cujos intervenientes são duas crianças do grupo de Creche e três Educadoras de Infância da Instituição. Este estudo faz referência às estratégias utilizadas pelas educadoras de infância aquando dos momentos de transição e adaptação entre a Creche e o Jardim de Infância bem como às continuidades educativas entre os dois contextos. Para tal, procedeu-se à recolha e análise de dados que estivessem diretamente ligados a essa questão e, seguidamente, procedeu-se à formulação de um enquadramento teórico que a fundamentasse. Assim, procedeu-se a um estudo de carácter qualitativo interpretativo onde se pretendia demonstrar quais os procedimentos relativos ao processo de transição das crianças entre valências no período intermédio do ano letivo. Os dados recolhidos foram reveladores de que existem estratégias que podem ser adotadas pelas educadoras de infância ao longo do processo de transição para o Jardim de Infância e posterior adaptação a este, proporcionando às crianças uma estabilidade emocional e fomentando a continuidade educativa das aprendizagens, promovendo o desenvolvimento holístico da criança. Na segunda parte faz-se referência novamente à dimensão reflexiva, mas em contexto de Jardim de Infância, numa instituição privada e numa instituição pública, sendo esta fundamental para uma prática de qualidade, que integre todas as vertentes (indissociáveis) da educação de Infância.
- Utilização de ferramentas digitais em Expressão PlásticaPublication . Gonçalves, José Ferdinando Barreto; Magueta, Lúcia GraveO atual relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Projeto, pertencente ao curso de Mestrado em Utilização Pedagógica das TIC. Pretende-se abordar a importância do papel das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Educação e tem por base o projeto desenvolvido no contexto das Atividades de Enriquecimento Curricular, nomeadamente na atividade de Expressão Plástica, no contexto da Região Autónoma da Madeira. Ao enquadrar este assunto, fazemos sobressair as vantagens da utilização das TIC no ensino das Artes. O Projeto e o estudo realizados foram orientados pela questão “Qual o contributo da utilização de ferramentas digitais em atividades com a linguagem plástica para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos?” Para a sua consecução procedeu-se a uma Investigação-Ação (I-A) que decorreu no ano letivo 2019/2020 e que consistiu na aplicação de quatro tarefas de exploração/investigação: as duas primeiras realizadas em atividades presenciais, com o recurso a materiais convencionais e à utilização de ferramentas digitais; e as duas últimas realizadas apenas com a utilização de ferramentas, num contexto de ensino a distância durante o período de fecho das escolas devido à pandemia de COVID- 19. Neste processo estiveram envolvidos 25 alunos do 2.º ano da turma B, da Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-escolar da Achada, no Funchal. Os resultados que se alcançaram evidenciam que os alunos desenvolveram competências no âmbito da educação artística e da utilização das TIC, e também atitudes de aprendizagem cooperativa.