ESTG - Mestrado em Contabilidade e Fiscalidade
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTG - Mestrado em Contabilidade e Fiscalidade by Subject "Contabilidade"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O Impacto da Inteligência Artificial na Contabilidade – A visão dos Contabilistas CertificadosPublication . Grácio, Leonor Cardeira; Eugénio, Teresa Cristina Pereira; Azevedo, Graça Maria do CarmoNos últimos anos, a inteligência artificial (IA) tem assumido um papel importante em várias tarefas diárias. Esta é uma tecnologia transformadora que está a impactar diversas áreas, sendo uma delas a contabilidade. A contabilidade tem um papel fundamental na gestão das empresas, uma vez que fornece informações relevantes para a tomada de decisão. As tarefas diárias dos Contabilistas Certificados (CC) estão a ser cada vez mais automatizadas com recurso a máquinas. Este cenário está a evoluir e a transformar-se diante dos profissionais da área da Contabilidade o que implica uma capacidade de adaptação elevada, bem como novas competências necessárias para o desempenho da profissão. Competências como as soft skills, estão a ser cada vez mais um fator decisivo para os profissionais da área de contabilidade, pois são estas competências que também diferenciam o humano da máquina. A investigação efetuada consiste num estudo qualitativo e tem como objetivo geral analisar a opinião dos CC relativamente ao impacto que a IA pode vir a ter na sua profissão. A análise qualitativa deste trabalho é sustentada por um questionário efetuado aos CC, que foi posteriormente analisado recorrendo ao software SPSS. As principais conclusões deste estudo são o facto de os CC preverem que a IA vai ter um impacto na contabilidade, sendo que isso pode ter vantagens para a área da contabilidade e para a profissão, assim como apresentar desvantagens. Os CC esperam que o impacto desta tecnologia seja elevado, mas não concordam que esta possa vir a substituir a profissão de CC. Existe ainda abertura da parte dos CC para que no futuro exista uma colaboração entre os trabalhadores da área da contabilidade e a IA. Esta colaboração vai permitir juntar os profissionais da área da contabilidade e a IA, o que vai possibilitar retirar o melhor de cada uma das partes. Nos últimos anos os CC têm vindo a efetuar formação e concordam ainda que esta será necessária e fundamental para o futuro da profissão. Em termos do recrutamento da profissão, cada vez mais as soft skills estão a tornar-se num elemento diferenciador, uma vez que, permitem desenhar a linha entre os humanos e as máquinas.
- O Relato Não Financeiro nas PMEPublication . Martins, Amanda Priscila da Silva; Eugénio, Teresa Cristina PereiraO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Contabilidade e Fiscalidade, ministrado pelo Instituto Politécnico de Leiria. Para conclusão do referido mestrado existe a possibilidade de escolha de estágio aos discentes permitindo a oportunidade de complementar os conhecimentos teóricos adquiridos na parte letiva com o envolvimento com a prática profissional. O objetivo principal deste relatório de estágio é apresentar as atividades realizadas durante o período de 6 meses de estágio. O estágio foi realizado no gabinete de contabilidade, Luís Gordalina - Gabinete de Contabilidade, sediado na Rua Capitão Mouzinho de Albuquerque nº20 1ªB, 2400-193 Leiria. Teve início no dia 10 de setembro de 2023 e conclusão no dia 15 de março de 2024, contabilizando 860 horas ao qual tive oportunidade de abordar várias tarefas podendo aplicar a teoria e a prática. Neste contexto são retratados passos e tarefas desenvolvidas deste os processos contabilísticos tais como a receção dos documentos junto aos clientes até à análise de balancetes contabilísticos. Na descrição do estágio é apresentado um capítulo que tem como objetivo apresentar as funções que tive o privilégio de exercer no Gabinete de contabilidade, sendo elas obrigações correntes e não correntes. Neste sentido, é minuciado todas as tarefas exercidas, iniciando com a receção dos documentos e finalizando com a elaboração das demonstrações contabilísticas e obrigações fiscais. Como complemento ao estágio optou-se por explorar o tema do relato não financeiro e recolher a opinião dos gestores/ proprietários de PME sobre a valorização e importância atribuída a este assunto. Este estágio permitiu obter um melhor conhecimento de todas áreas da contabilidade e da fiscalidade. Foi possível colocar em prática os conhecimentos obtidos no percurso da formação académica. Assim, acredita-se que objetivo desse estágio foi integralmente atingido.
- O Relatório de Gestão das IPSS do Distrito de Leiria: Proposta para o Centro Social e Paroquial de Regueira de PontesPublication . Leal, Sandra Cristina Barros; Carvalho, Alexandra Cristina PinheiroEste relatório de estágio tem por finalidade descrever o estágio curricular realizado no Centro Social e Paroquial de Regueira de Pontes (CSPRP) de 16 de novembro de 2022 a 20 de março de 2023 no âmbito do Curso de Mestrado em Contabilidade e Fiscalidade. São descritas as tarefas realizadas no decorrer do estágio inseridas no tema da contabilidade e fiscalidade. O estágio curricular foi uma mais valia, pois permitiu desenvolver competências e colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante a componente letiva do curso. Este relatório irá também desenvolver a temática dos relatórios de gestão nas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do distrito de Leiria e propor os aspetos fundamentais a incluir no relatório de gestão do CSPRP.