ESECS - Mestrado em Direção e Gestão de Organizações de Intervenção Social
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer ESECS - Mestrado em Direção e Gestão de Organizações de Intervenção Social por Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) "04:Educação de Qualidade"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
- A fragilidade sentida pelos participantes da RUSCHaPublication . Guedes, Beatriz Alexandra Fonseca; Pocinho, Ricardo Filipe da SilvaO envelhecimento populacional constitui um dos maiores desafios sociais da atualidade, frequentemente associado ao risco de isolamento social e diminuição da qualidade de vida. Neste contexto, surgem medidas de intervenção que visam promover a inclusão e o bem-estar, como é o caso das Universidades seniores, que desempenham um papel central na promoção da socialização e da participação ativa dos mais velhos. Os municípios assumem, neste âmbito, uma responsabilidade acrescida na criação de condições de igualdade de acesso a este tipo de iniciativas. O presente estudo teve como objetivo avaliar a eficácia da interação proporcionada pela Rede de Universidades Seniores do Concelho da Chamusca (RUSCha) na percepção de fragilidade entre os participantes. Para a concretização dos objetivos, foi desenvolvido um estudo de natureza quantitativa, envolvendo uma amostra de 63 participantes. A recolha de dados foi realizada através de um questionário dividido em duas secções: a primeira destinada à caracterização sociodemográfica dos inquiridos e a segunda correspondente à aplicação da Escala de Fragilidade de Tilburg (TFI, Gobbens et al., 2010; Coelho et al., 2015). Foi igualmente garantido o carácter confidencial de todas as respostas fornecidas pelos participantes. Os resultados revelaram que a amostra se situa ligeiramente abaixo do ponto de corte estabelecido para a população portuguesa (8 pontos), sugerindo que, em média, os participantes não se encontravam no limiar de fragilidade. Contudo, verificou-se heterogeneidade nos dados, evidenciando a existência de subgrupos em maior risco de fragilidade.
- Ligação Programa de Voluntariado no Ensino SuperiorPublication . Lourenço, Bruno Filipe Neves; Vieira, Ana Maria de Sousa Neves; Santos, Rui Miguel DuarteO presente projeto foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Direção e Gestão de Organizações de Intervenção Social do Instituto Politécnico de Leiria, tendo como principal objetivo a criação de um Programa de Voluntariado entre estudantes das áreas sociais deste mesmo Instituto e instituições sociais da região de Leiria. O mesmo inicia com um diagnóstico realizado tanto para os estudantes tal como para as instituições locais identificando alguns entraves como a falta de oportunidades de voluntariado e a desinformação (no caso dos estudantes) e a dificuldade de captação de voluntários (no caso das instituições), tendo este diagnóstico tido com base uma metodologia de investigação ação e a utilização de dois inquéritos e uma entrevista. Assim surgiu o Projeto LigAção, cuja missão passa por promover uma ligação eficaz entre a oferta e a procura de voluntariado e promover esta mesma prática, beneficiando a comunidade académica e a intervenção social local. Este projeto apresenta propostas de atividades, estratégias de divulgação e parcerias articuladas. A execução deste projeto encontra-se já iniciada sendo a sua avaliação realizada de forma contínua com o intuito de promover a melhoria das boas práticas e conhecer o verdadeiro impacto gerado com a aplicação do projeto. Concluindo-se que este programa pode ser uma mais-valia na promoção do voluntariado especializado e na valorização do percurso académico e profissional dos estudantes.
