Mestrados da ESAD.CR
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer Mestrados da ESAD.CR por Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) "12:Produção e Consumo Sustentáveis"
A mostrar 1 - 9 de 9
Resultados por página
Opções de ordenação
- Código Postal: Planeta Terra - Desenvolvimento de um kit Pen Pal para Pequenos Defensores da Natureza, numa luta contra as alterações ClimáticasPublication . Diniz, Inês da Silva; Marques, Nuno Alexandre Fragata
- Cores que falam - Cor e narrativa num livro-poster a favor de uma mensagem de sustentabilidade para a infânciaPublication . Arriegas, Mariana Sofia Martins; Marques, Nuno Alexandre FragataNas últimas décadas, o mundo tem demonstrado uma crescente preocupação com o meio ambiente, consequência dos problemas ambientais gerados pelas atividades humanas (Dias, 2008). Por esse motivo, torna-se necessário que exista uma maior reflexão coletiva sobre práticas responsáveis, de modo a promover mudanças de comportamento que contribuam para a preservação do meio ambiente. Nesse contexto, torna-se importante educar desde cedo para a consciência ambiental. Assim, partindo da necessidade de consciencialização, esta investigação tem como foco principal explorar, de que forma o uso da cor numa narrativa ilustrada, pode desempenhar um papel relevante na comunicação de valores e na forma como as crianças percebem a temática da sustentabilidade. Será utilizada uma metodologia qualitativa, com o intuito de analisar diferentes aspetos na comunicação de conceitos sobre sustentabilidade através da cor para crianças dos 6-10 anos. Entre estes aspetos estão: a cor enquanto elemento visual que influencia a perceção da mensagem; as ilustrações e a sua capacidade de representar conceitos ambientais de forma percetível; e o livro-poster como suporte dinâmico, capaz de propor múltiplas formas de leitura e interação com o conteúdo. A análise procurará ainda explorar casos de estudo relevantes que permitam compreender o formato do livro poster; identificar padrões e estratégias do uso da cor; e de que forma os elementos como cor e ilustração interagem para transmitir uma mensagem. Após uma investigação fundamentada, serão conduzidos testes com crianças, para observar as reações emocionais e respostas que cada um terá perante o objeto gráfico, a fim de perceber se compreenderam a mensagem que se pretendia transmitir e se a cor teve influência nas respostas. Espera-se que este estudo forneça uma compreensão sobre como a cor pode ser estrategicamente utilizada para comunicar conceitos de sustentabilidade a crianças através de uma narrativa ilustrada.
- Design Gráfico no Desporto - O Design Gráfico como Ferramenta de Empoderamento no Andebol FemininoPublication . Abreu, Bruna Filipa Semedo; Pernencar, Cláudia Alexandra da CunhaEsta dissertação analisa a subvalorização e a fraca visibilidade do andebol feminino em Portugal, explorando o papel do design gráfico como ferramenta de comunicação para o seu empoderamento e crescimento. A partir da pergunta de investigação sobre como o design pode promover a modalidade, este estudo combina uma metodologia mista, com entrevistas a figuras de destaque (atleta e treinadora, capitã da Seleção Nacional e vice-presidente da Federação de Andebol de Portugal, em 2020), e um inquérito aplicado a 90 membros da comunidade, incluindo atletas, treinadores, dirigentes e adeptos. Os resultados apontam para um consenso claro sobre a falta de reconhecimento da vertente feminina face à masculina e para a ausência de campanhas visuais marcantes, apesar de quase todos os inquiridos reconhecerem a importância estratégica da comunicação visual. Face a este cenário, a investigação propõe como resposta a criação da caderneta de cromos “Lusitanas vs. ALL STARS”, um objeto gráfico pensado para valorizar as atletas de referência nacionais e internacionais, preservar a memória da modalidade e promover o envolvimento através do colecionismo. A proposta evidencia-se por uma identidade visual forte, capaz de contar histórias e de construir referências inspiradoras, reforçando a visibilidade do andebol feminino. Conclui-se, assim, que o design gráfico, aplicado de forma estratégica e consciente, se assume como uma ferramenta transformadora fundamental para combater desigualdades de género no desporto e contribuir para a construção de uma comunidade mais equitativa.
- Imagens com Significado: Ponte Visual entre a Tradição e a InovaçãoPublication . Tavares, Ana Beatriz Silva; Ferreira, Célia Cristina Correia; Oliveira, Fernando Jorge Matias SanchesO papel predominante das novas tecnologias nos sistemas sociais e culturais das comunidades, coloca em causa as tradições locais e, por vezes, negligencia a memória coletiva associada à cultura local. Deste modo, o presente projeto de investigação surge com o interesse de expressar a importância da preservação da identidade local da região de Aveiro, por meio do design gráfico contemporâneo e, explora a representação visual dos motivos iconográficos tradicionais através de um sistema identitário. Apesar da crescente homogeneização cultural, existem espaços que abrangem as memórias, refletem a identidade local e envolvem dinâmicas que procuraram compreender a experiência individual e coletiva da comunidade como é o caso dos mercados tradicionais. Deste modo, o projeto prático remete para uma proposta identitária visual do Mercado Manuel Firmino com vista à promoção de um espaço associado diretamente à cultura local da região, assim como, fortalecer o sentimento de pertença e identidade perante a comunidade. A abordagem metodológica centra-se numa perspetiva qualitativa e visual, assentada numa pesquisa teórica que procura motivar a uma reflexão sobre o papel do design gráfico contemporâneo na valorização do património cultural.
- INCISÕES DE VÁRIOS TIPOS num Percurso e Projeto de Soraia MartinsPublication . Martins, Soraia; Marta Isabel Gonçalves , SoaresO meu trabalho artístico, de algum modo, construiu-se desde cedo a partir de gestos de incisão de vários tipos. Foi nos primeiros trabalhos com recorte e colagem digital, que surgiram as incisões, nessa altura, sob a forma de "cortes virtuais". Do 1°ano de Licenciatura ao último ano de Mestrado, passei das incisões digitais às incisões físicas sobre papel, até chegar às incisões (simuladas) sobre o meu próprio corpo. Esta dissertação incidirá sobre este aspeto particular do meu percurso e projeto de trabalho atual. A incisão, tal como estabelecido na sua definição, designa o ato de cortar: « incisão|in·ci·são|n.f. (latim: incisio, -onis) Corte com instrumento cortante. = Golpe, Talho. (...) Palavras relacionadas: escarafunchar, escarificar, gemar, incisar, sarjar, (...) »1. A incisão é um termo transversal a várias práticas que pressupõem um corte, que pode constituir-se num atravessar do suporte pictórico ou o próprio corpo. Do Percurso até ao Projeto atual, a incisão fará a sua aparição sob formas variadas; por um lado, ela ocorrerá sobre suportes como papel e, por outro, sobre superfícies como a minha pele. Enquanto o primeiro tipo de incisão se aproximará de um ato de corte e recorte, o segundo tipo evocará um processo de corte e escarificação (a escarificação pressupõe "cicatrização" ou cura deixando uma marca). Assim sendo, a descrição dos meus processos de incisão serão, por vezes, por mim classificados/referidos enquanto processos de Recorte (no caso das incisões sobre papel) e de processos de Escarificação (no caso das incisões sobre pele, mesmo que se trate apenas de uma simulação). Estes dois tipos de incisão, que dão origem ao título desta dissertação, serão analisados tanto no contexto histórico da sua utilização em Artes Plásticas, como na sua atualidade artística contemporânea, e posteriormente irão acompanhar a reflexão sobre o meu projeto.
- Inquietação - Design e auto-produção para uma maior liberdade face à indústriaPublication . Queirós, João Pedro Teixeira; Baptista, Miguel Nuno Lopes VieiraO designer, enquanto agente mediador entre as pessoas e o mundo, dispõe de um conjunto de práticas, ferramentas e metodologias que lhe permite desenvolver soluções para os mais diversos problemas e necessidades da sociedade, nomeadamente no campo do design de produto, sob a forma de objetos e artefactos. Historicamente, a atividade do designer tem-se centrado na resposta dos interesses de produtores, marcas ou empresas, que pela sua natureza poderão reduzir o espaço para o desenvolvimento de projetos de cariz mais autoral e independente. Este projeto resulta de uma investigação sobre novas formas de atuação do designer, com o objetivo de encontrar novos caminhos de auto-produção e maior independência face à indústria tradicional, tendo sido explorados os interesses pessoais do próprio autor no desenvolvimento de novos produtos. Assim são exploradas diferentes estratégias de produção, com recurso a métodos tradicionais e a novas tecnologias, como a impressão 3D, enquanto novo meio de produção. Neste projeto a impressão 3D enquanto meio mais adequado para uma certa inquietação projetual potenciadora da democratização da produção contemporânea.
- Memória expressiva dos desenhos projetuais no design de produtoPublication . Carinha, Luís Carlos da Cunha; Pessanha, Luis Miguel de Sousa Pereira ColaçoAAAEnquanto suporte operativo do projeto, o valor prático do desenho reside na sua capacidade de colocar e resolver problemas no âmbito da atividade de projetar (Poeiras, 2006, p.35). É durante o desenvolvimento do conceito do produto que os desenhos de estudo se apresentam no projeto (Rodgers, Green, McGown, 2000, p.451; Spencer, 2000, pp.194-195) evidenciando características gerais e um conjunto de elementos visuais e princípios. Esta proposta de investigação procura compreender se as tecnologias e técnicas que executam os produtos podem ter um papel significativo para a permanência de algumas características enunciadas dos desenhos de estudo no objeto de design. Foram desenvolvidos três projetos: Ecos de cor, Ritmo cromático e Dimensão impressa que evidenciam a importância das características enunciadas dos desenhos de estudo e da sua memória projetual nos objetos.
- Processos para alcançar um manifesto do corpo a ocupar. Desdobramentos do corpo em práticas performativas.Publication . Rodrigues, Sofia Medeiros; Morais, Teresa Margarida LuzioEsta dissertação desenvolve-se em torno do cruzamento entre as linguagens da performance e das artes plásticas, com base na experiência académica que adquiri através da licenciatura em Teatro e o Mestrado em Artes Plásticas. Nestas disciplinas o corpo ocupa diversos papéis no processo criativo, desdobrando-se por lugares imaginários, em exercícios do “fazer” a partir do “não saber". Durante a performance estão implícitas proximidades físicas entre o público e a obra, dando relevância à emancipação dos corpos, transportando-os para outros lugares invisíveis. Deste modo, crio instalações, com o apoio de objetos e imagens, para revelar a participação experiencial do público para, desejavelmente, este poder ocupar outro lugar. Analiso, com o apoio de referências, de que modo os lugares podem convocar a ocupação do corpo, a partir da produção de objetos para a construção de acontecimentos. Com especial atenção no processo criativo, exponho algumas criações que considero serem estudos em torno de ocupações do meu corpo em contexto atelier e que integram esta dissertação.
- Teias da TerraPublication . Borges, Alice Vieira Albergaria Costa; Ferreira, Carla Maria d'Abreu Lobo Ferreira; Pires, Fernando Alípio BrízioA classificação atualizada das raças de ovelhas autóctones portuguesas revela que, em diferentes graus, todas se encontram ameaçadas de extinção. Apesar da sua relevância no equilíbrio dos ecossistemas, estas ovelhas têm pouco rendimento económico em comparação com raças estrangeiras. Utilizar a lã destas ovelhas significa valorizar um recurso já existente, que, apesar do seu potencial, é normalmente negligenciado. “Pano da terra” era o nome dado, durante a Idade Média, aos tecidos fabricados localmente a partir dos recursos locais. O projeto “Teias da Terra” foi organizado por teias (conjunto de fios longitudinais num tecido, que se montam no tear), desenvolvidas a partir das viagens de campo realizadas na primeira fase do projeto, procurando reunir, de forma tanto material como metafórica, os encontros com ovelhas, pessoas e plantas. Da recolha feita desenvolveram-se fios e amostras tecidas à mão, refletindo sobre a importância destes ofícios na atualidade como ação de resistência ao consumo rápido e superficial do têxtil. A lã foi procurada diretamente a criadores, interpretando os encontros e lugares. Procurou-se valorizar as cores naturais das lãs, além de fazer experiências de tingimento com corantes naturais a partir de plantas relacionadas com os respetivos territórios, considerando a biodiversidade e recursos disponíveis, respeitando os seus ciclos e ritmos naturais.
