ESTM - Mestrado em Turismo e Ambiente
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Browsing ESTM - Mestrado em Turismo e Ambiente by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Naturais::Outras Ciências Naturais"
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- Avaliação da expectativa e da satisfação dos visitantes da Ilha da BerlengaPublication . Nazário, Joana Jogo; Vasconcelos, João Viljoen deAs áreas protegidas têm vindo a desempenhar um papel muito importante na conservação da natureza, que se encontra cada vez mais ameaçada devido, maioritariamente à ação do Homem. A Reserva Natural das Berlengas abriga importantes valores naturais, ecológicos e paisagísticos. No entanto, a visitação sazonal e as atividades recreativas que são realizadas na Ilha da Berlenga constituem impactos na conservação deste ecossistema, podendo colocar em causa os objetivos definidos para esta reserva natural. Ao longo dos anos tem-se assistido a um crescente aumento do número de visitantes na Ilha da Berlenga, o que pode pressionar as infraestruturas e serviços existentes. Assim, é importante perceber se a satisfação com as condições da visita à ilha corresponde ou ultrapassa a expectativa, assim como também é importante entender quais os elementos que podem ser alvos de melhorias de forma a aumentar a satisfação do turismo na Ilha das Berlengas, sem contudo colocar em risco a reserva natural. Este estudo teve como objetivo analisar a relação entre a expectativa e a satisfação dos visitantes da Ilha da Berlenga, bem como identificar os elementos que podem contribuir para uma maior qualidade da visita. Para avaliar as expectativas, o inquérito foi aplicado aos turistas que se encontravam no cais de embarque, imediatamente antes da partida para a Ilha da Berlenga. De forma similar, para avaliar a satisfação, os mesmos indivíduos foram inquiridos mesmo antes de regressar a terra. Desta forma, foi possível quantificar a expectativa e a motivação daqueles que fazem a visita à Ilha da Berlenga, bem como identificar quais os aspetos em que os visitantes saíam satisfeitos/insatisfeitos. Através dos resultados foi possível perceber que tanto a expectativa como a satisfação foram avaliadas positivamente, mas os visitantes acabavam por sair satisfeitos em comparação à expectativa relativamente à maior parte dos itens avaliados. O único item onde os visitantes avaliaram a expectativa melhor que a satisfação foi no número de visitantes presentes na ilha. Com este trabalho foi possível caracterizar o perfil dos visitantes da Ilha da Berlenga, assim como identificar os elementos que contribuem para a satisfação da experiência e os que poderão vir eventualmente a ser melhorados. Desta forma, será possível aconselhar a implementação de atividades e infraestruturas e o melhoramento das já existentes que consigam ir ao encontro das sugestões expressas pelos visitantes inquiridos, assim como, atividades que potenciem benefícios para a natureza.
- Conceção de uma plataforma de promoção turística para o destino AlgarvePublication . Torcato, Pedro Henrique Bento; Carvalho, Mário João Paulo de Jesus; Mendes, Susana Luísa da Custódia MachadoO objetivo primordial do presente trabalho passa pela criação de uma plataforma online, para promover, distribuir e comercializar experiências de animação turística, restauração e alojamento em turismo náutico. A elaboração do estudo obrigou a uma reflexão teórica sobre o turismo náutico e turismo de natureza quer numa dimensão nacional quer internacional. Alicerçada numa ampla revisão bibliográfica, e em concordância com as reflexões retiradas pelo autor, identificou-se a oportunidade para a criação e desenvolvimento do negócio conforme o presente projeto. De forma a obter dados previsionais realizou-se um estudo empírico com aplicação de questionários dirigidos a clientes da empresa Dream Wave, na marina de Albufeira. Foram aplicados 152 inquéritos entre os meses de maio e agosto de 2016.
- Contributos e Constrangimentos para a Competitividade do Turismo DesportivoPublication . Sousa, Diogo Filipe Pereira de; Carvalho, Mário João Paulo de Jesus; Vasconcelos, João Viljoen deO turismo desportivo tem assumido uma crescente relevância no panorama do turismo mundial. Atualmente o turismo desportivo é um setor altamente competitivo indo muito para lá da organização de grandes eventos desportivos. O turismo desportivo é não só uma oportunidade para os territórios, dada a dinamização gerada nas economias locais, como é um importante fator para a promoção dos elementos identitários no reconhecimento internacional desses mesmos territórios. O alto rendimento desportivo é um importante segmento do turismo desportivo, assumindo-se como um fator de afirmação nacional e projeção internacional, sendo por isso um potenciador do desenvolvimento das Nações. Nesse sentido, a oferta de instalações e serviços desportivos de qualidade assume-se como uma componente de importância vital para a estruturação do desporto nacional, capaz de responder assim às necessidades de uma procura internacional cada vez mais exigente. Em Portugal são 14 Centros de Alto Rendimento Desportivo (CAR) reconhecidos pela Fundação do Desporto. O conhecimento da atual oferta dos CAR e do potencial da sua oferta desportiva torna-se fundamental para a definição de uma adequada gestão estratégica promocional e comercial. Nesse sentido, foram identificadas múltiplas dimensões fundamentais na estrutura organizacional dos CAR. Estas dimensões e variáveis foram identificadas e avaliadas através de pesquisa bibliográfica, ações de benchmarking a CAR internacionais e recolha de dados e informações junto de federações desportivas nacionais. Metodologicamente foram realizadas duas rondas de visitas técnicas a todos os CAR nacionais, tendo sido aplicadas entrevistas semiestruturadas aos diferentes representantes das Comissões de Gestão Local (CGL)1 , e ações de benchmarking2 aos CAR de Sant Cugat (Barcelona) e INSEP (Paris), duas referências mundiais no alto rendimento desportivo. Paralelamente foram também realizadas entrevistas às federações nacionais que usufruem dos CAR. Com base na informação recolhida, foi construída uma base de dados com 117 indicadores posteriormente distribuídos e avaliados por 9 dimensões base. As dimensões identificadas permitiram avaliar diferentes aspetos, tais como a estratégia de gestão global, os serviços no alto rendimento, os equipamentos, entre outros. A análise dos resultados evidenciou a heterogeneidade da oferta disponibilizada pelos Centros de Alto Rendimento em Portugal. Embora alguns CAR tenham uma organização profissional e um potencial competitivo de dimensão internacional, a maioria revela uma oferta que dificilmente se coaduna com as exigências dos mercados internacionais. Assim, e em termos globais, identificou-se que os 14 CAR nacionais apresentam um potencial competitivo global “razoável”. Foram ainda identificados alguns aspetos de âmbito complementar, com elevado valor acrescentado para os mercados emissores internacionais, tais como o clima, a segurança, a hospitalidade e a proximidade geográfica entre os CAR.
- Pressão antrópica sobre o sistema dunar da Reserva da Biosfera das BerlengasPublication . Mota, Alexandra Catarina Gajeiro; Vasconcelos, João Viljoen deOs sistemas dunares encontram-se entre os sistemas mais frágeis ao pisoteio dunar. O incremento das atividades humanas induz transformações no padrão espacial da paisagem, atividades essas por vezes ligadas ao Turismo. A ação antrópica derivada neste sector tem vindo a ameaçar a integridade dos ecossistemas naturais e a sua capacidade de suportar futuras mudanças ambientais. Estes sistemas encontram-se no topo dos ecossistemas ameaçados globalmente e o sistema dunar na Praia da Cova da Alfarroba não é diferente. Esta insere-se na Reserva da Biosfera das Berlengas e é alvo de diversas agressões que se prendem essencialmente com o uso antrópico indevido. O pisoteio surge de forma indiscriminada por todo o sistema dunar. A presente investigação teve como principal objetivo estudar o impacto do pisoteio na Praia da Cova da Alfarroba. Neste sentido, foi realizado um levantamento da flora existente na praia, tendo sido identificados cinco locais para o efeito (transectos perpendiculares ao sistema dunar como acesso à praia). Posteriormente, foi realizado um inventário da flora existente em cada quadrado, calculada a percentagem de cobertura de cada planta, o número de espécies existente e calculado o índice de diversidade (Hdune). Adicionalmente foi realizado um inquérito por questionário, cujo objetivo foi compreender a perceção dos visitantes em relação à preservação e proteção ambiental da praia. Os resultados obtidos demonstraram que os locais com menor perturbação humana são aqueles que possuem um índice de diversidade mais alto e uma percentagem de cobertura vegetal também superior. Quanto aos utilizadores da Praia da Cova da Alfarroba têm, na sua generalidade, a noção do que é uma área protegida e sabem que a Praia da Cova da Alfarroba se insere numa Reserva da Biosfera. Por outro lado, demonstram disponibilidade para andar 500 m (ou mais) para chegar à praia sem ter de pisar as dunas. Além disso, o lixo nas dunas e na praia, assim como os utilizadores na zona dunar influenciam, de forma negativa, os visitantes da praia. Adicionalmente, os utilizadores da Praia da Cova da Alfarroba consideram ser importante a construção de mais passadiços de acesso à praia bem como a proibição do pisoteio dunar e a sinalização da praia como parte integrante de uma reserva. Como expectável, os inquiridos consideram muito importante a recolha do lixo encontrado e produzido na praia e dunas.
- Projeto “SALGA- sustainable hiking by nature”: Percurso Pedestre Temático ligado ao Conhecimento das AlgasPublication . Carvalho, Rafaela Sousa; Jorge, João Paulo da Conceição Silva; Mendes, Susana Luísa da Custódia MachadoAssociado ao crescimento exponencial do turismo tradicional surgiram nas últimas décadas interesses e motivações por outros segmentos turísticos, nomeadamente aqueles que oferecem alternativas ao turismo de massas, como o é caso do ecoturismo ou o turismo sustentável, diretamente relacionados com o segmento de Turismo de Natureza (TN). Estas alternativas têm-se afirmado como verdadeiras apostas do setor e demonstram o elevado dinamismo do turismo e da procura turística. O TN tal como outra atividade turística, sustenta o seu trabalho no desenvolvimento e promoção de atividades ligadas aos recursos naturais, culturais e ambientais. Este tipo de turismo é uma das tendências atuais onde se inserem as caminhadas pedestres (hiking) e está relacionado com o Turismo sustentável. O hiking pode ser considerado como um produto turístico que cria oportunidades de emprego e negócios locais, trazendo benefícios económicos, ambientais e sociais para o destino. O presente trabalho teve como objetivo a criação de um pacote turístico que inclui a realização de um percurso pedestre, por forma a promover a observação e identificação de algas marinhas edíveis, junto à costa de Peniche. Para tal tornou-se necessário proceder a uma análise de mercado de modo a obter informações que possibilitem um melhor conhecimento da procura e posicionamento do produto. Assim foi realizado um inquérito ao potencial mercado a fim de identificar preferências e segmentos da procura. Desta forma, os potenciais utilizadores deste produto terão uma oportunidade acrescida de conhecer o património natural e marinho de Peniche, mediante uma oferta turística alternativa ao tradicional e massificado “turismo de sol e mar”. O acesso a este produto turístico será realizado mediante a criação e registo de uma empresa de animação turística denominada “SALGA- sustainable hiking by nature”, enquadrada na tipologia de turismo de ar livre ou oudoor, a qual contempla as atividades que decorrem em espaços naturais de experimentação e descoberta da natureza e da paisagem.
- Proposta de reformulação do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de TurismoPublication . Dinis, Beatriz Lavos; Dias, Francisco Teixeira PintoCom a “Cultural Turn”, a cultura passou a ser parte integrante na satisfação das necessidades básicas dos indivíduos e não um luxo a que apenas certas pessoas tinham acesso. É neste contexto que os gestores de destinos turísticos começam a apostar na cultura nas suas estratégias de promoção e diversificação da oferta. O turismo cultural tem crescido bastante nos últimos anos, sendo considerada uma das tipologias de turismo com maior potencial para a criação de oferta turística de um destino. No entanto, devido à grande diversidade de motivações dos turistas, torna-se difícil criar um único produto que satisfaça todos os turistas culturais. É neste sentido que surgem várias tipologias específicas dentro do turismo cultural, que têm vindo a ganhar grande importância quando se trata de desenvolver a oferta de um destino, como é o caso do cineturismo. O turismo e o cinema são duas atividades que sempre estiveram ligadas, mas só recentemente é que os gestores dos destinos turísticos começaram a apostar no cineturismo no desenvolvimento da sua oferta. Percebendo o potencial da sétima arte, surge a organização de festivais culturais, em particular, de festivais de cinema. No entanto, apesar de se reconhecer a importância deste tipo de evento no desenvolvimento dos territórios, ainda não existe uma grande ligação entre os festivais e o turismo. Nos últimos tempos, nota-se um maior conhecimento da área e esforço em unir a organização destes festivais à indústria do turismo. Exemplo disso é a rede CIFFT que conta com 17 festivais de cinema de turismo, nomeadamente o ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, fundado em 2008, em Portugal. É neste contexto que surge este projeto, cujo principal objetivo é desenvolver uma proposta de consolidação do ART&TUR, que após sofrer uma grande transição em 2018, apresenta um grande potencial de desenvolvimento e que, no futuro, poderá tornar-se um excelente instrumento de apoio à marca Centro de Portugal. Conclui-se que apesar de o Festival ART&TUR apresentar várias forças e fraquezas, existe espaço para as consolidar e solucionar e a proposta apresentada trabalha sobre essa questão. As iniciativas e ações propostas são não só uma forma de melhorar o evento, mas também de criar uma maior ligação entre o cinema e o turismo.
- O Turismo de cidade em Cuba. O Centro Histórico da Habana Velha e sua Comunidade localPublication . Lozano, Hilda Mary Crespo; Caetano, Marta Lúcia Clemente de Aguilar; Díaz, Jorge LuisEsta investigação é realizada no exercício final do mestrado em Turismo e Ambiente, ministrada pelo Instituto Politécnico de Leiria. Centra-se no turismo da cidade na República de Cuba, mais concretamente no município Habana Velha, uma das 16 província de Habana. Neste território encontra-se o Centro Histórico da Habana Velha. A realização deste projeto, baseou-se no objetivo geral de determinar as relações entre o turismo de cidade no Centro Histórico da Habana Velha e o seu impacto na comunidade local. Para isso, a área em estudo caracteriza-se através da análise física-geográfica, socioeconómica e ambiental da mesma, o que levará à determinação da influência positiva para a população local, tudo isto com base numa gestão sustentável do meio ambiente. O impacto do turismo de cidade que se desenvolve na Habana Velha e a sua influência positiva na comunidade local, bem como as principais dificuldades para um melhor desenvolvimento do mesmo faz parte dos resultados esperados. O trabalho conjunto com a população local e os representantes da área contribuíram para a recolha adequada das informações utilizadas.