ESECS - Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Psicologia"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- COMUNICAÇÃO EXTERNA POR ASSOCIAÇÕES DE PARALISIA CEREBRALPublication . Silva, Andréia Maria da; Santos, Maria João Sousa Pinto dos; Santos, Filipe Alexandre da SilvaAs associações de paralisia cerebral desempenham um papel fundamental na reabilitação, educação e inclusão de pessoas com essa condição, e a comunicação digital tem se tornado uma ferramenta indispensável para promover suas atividades, captar recursos e sensibilizar a sociedade. Diante disso, a presente pesquisa busca investigar como essas associações utilizam sua presença e comunicação online, com foco específico numa Associação de Paralisia Cerebral (APC) da zona centro do país. A partir da pergunta "Que uso fazem as associações de paralisia cerebral da sua presença e comunicação online?", formulam-se objetivos como caracterizar os websites e redes sociais dessas associações, entender suas dinâmicas de interação com o público e avaliar se suas estratégias de comunicação digital promovem a inclusão. Para isso, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa baseada na análise de documentos digitais. Através do estudo de caso da APC, foi possível identificar padrões de comunicação e analisar as estratégias de interação com diferentes públicos. A análise dos conteúdos publicados pela APC revelou que, embora eventos esportivos inclusivos gerem grande engajamento, a falta de interação direta com os seguidores pode comprometer a construção de uma comunidade digital mais forte e engajada. Portanto, aumentar a frequência de publicações relacionais e melhorar a interação nos comentários pode ser uma estratégia eficaz para fortalecer a comunicação e maximizar o impacto social da associação. Esta investigação contribui para uma melhor compreensão do uso de plataformas digitais por organizações do terceiro setor voltadas para a inclusão, destacando a importância de uma comunicação online eficiente e adaptada às necessidades do público.
- GUIA ACESSÍVEL PARA A COMUNICAÇÃO DE JOVENS EM CONTEXTO PRISIONALPublication . Pimenta, Rute Patrícia FerreiraA comunicação permite-nos adquirir competências pessoais, sociais e educativas, ter liberdade de escolha e poder participar. No meio prisional os dados estatísticos apontam para uma grande percentagem de jovens com pouca literacia. O estudo “Guia Acessível para a comunicação de jovens em contexto prisional” surge com o desafio em aumentar os níveis de literacia dos reclusos, mas também com a necessidade de superar barreiras linguísticas ao poder mostrar a importância da transparência na comunicação de informações. A investigação permite avaliar a perceção de vinte reclusos e de treze trabalhadores de diferentes áreas de intervenção prisional sobre a utilização da Comunicação Aumentativa na adaptação de um documento interno de um Estabelecimento Prisional destinado a jovens. Este estudo é um contributo importante para a comunicação acessível e inclusiva em geral, mas também para o contexto prisional, já que a comunicação é essencial para o desenvolvimento humano, mas também para o desenvolvimento de qualquer organismo ou organização. Com o objetivo de assegurarmos a continuidade na aprendizagem de Comunicação Aumentativa com qualidade e acessível a todas as pessoas, disponibilizamos à Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais o Guia Acessível do Recluso com toda a biblioteca de símbolos criados e validados pelo Centro de Recursos Para a Inclusão Digital. De igual modo, disponibilizamos esta investigação à Direção-Geral de Reeducação e Serviços Prisionais para integrar o espólio da sua biblioteca.