ESECS - Mestrado em Educação Pré-Escolar
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Mestrado em Educação Pré-Escolar by Field of Science and Technology (FOS) "Educação Pré-escolar"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Crescendo com e para as crianças... da Creche ao Jardim de InfânciaPublication . Rebolo, Alexandra Isabel Banganho; Saraiva, Alzira Maria Rascãoiii RESUMO O presente relatório surgiu no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e apresenta-se dividido em dois contextos. O primeiro relaciona-se com as vivências em contexto de Creche e o segundo está direcionado para as vivências em contexto de Jardim de Infância. O primeiro contexto está dividido em dois pontos. Em primeiro lugar apresenta-se o que foi mais significativo para mim, refletindo sobre o que é ser educadora em contexto de Creche, a importância da observação, as dificuldades sentidas e aprendizagens realizadas e a interação com as crianças. Em seguida apresenta-se um ensaio investigativo intitulado “Interações das crianças entre os 27 e os 36 meses com materiais”. Os resultados obtidos parecem mostrar que as três crianças participantes no estudo, interagiam livremente com os materiais utilizando os órgãos de sentido, faziam classificações, através do jogo simbólico e comunicavam verbalmente. O segundo contexto, encontra-se igualmente dividido em dois pontos. No primeiro ponto apresenta-se a dimensão reflexiva, evidenciando o que é ser educadora em contexto de Jardim de Infância, a importância da observação, as dificuldades sentidas e aprendizagens realizadas e a interação com as crianças. De seguida é exposto o projeto intitulado “As tartarugas”, realizado segundo a Metodologia de Trabalho de Projeto e tendo por base a curiosidade e interesse das crianças relativamente à temática das tartarugas.
- O meu percurso da Creche ao Jardim de InfânciaPublication . Santos, Rita Isabel Mariano dos; Saraiva, Alzira Maria RascãoO presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Apresenta-se dividido em duas partes, a primeira refere-se às vivências em contexto de Creche e a segunda está direcionada para as vivências em contexto de Jardim de Infância. A parte I é dividida em dois pontos. Em primeiro lugar apresento uma componente reflexiva sobre o meu percurso ao longo da Prática Pedagógica em contexto de Creche, onde reflito sobre expectativas, ligação com as crianças, dificuldades sentidas, aspetos positivos e mudança de atitude. O segundo ponto consiste na apresentação de um ensaio investigativo intitulado “Que explorações livres três crianças de idades compreendidas entre os 15 e os 19 meses estabelecem quando manipulam materiais propostos pelo adulto?”. Os resultados mostram que as crianças participantes no estudo, quando exploravam livremente os materiais faziam classificações, tentavam formar padrões, utilizavam os sentidos e faziam jogos simbólicos. A parte II é igualmente dividida em dois pontos. Inicialmente dou a conhecer uma dimensão reflexiva onde exponho tudo o que de mais relevante vivenciei no contexto de Jardim de Infância, evidenciando expectativas, observação, intervenção, aspetos positivos, dificuldades e a realidade. Segue-se o trabalho baseado na metodologia de trabalho de projeto, realizado no contexto de Jardim de Infância que tem como título “Os Caracóis”.
- O meu percurso da Creche ao Jardim de InfânciaPublication . Batista, Ana Carolina Santos; Saraiva, Alzira Maria RascãoEste relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado de Educação Pré-Escolar: Está divido em duas partes, na primeira parte apresenta-se as experiências vivenciadas no contexto de creche e a segunda parte contém as experiência realizadas no contexto de Jardim de Infância. A primeira parte divide-se em dois tópicos. Primeiramente, é apresentada uma reflexão sobre os momentos mais relevantes da minha Prática Pedagógica no Contexto de Creche abordando as observações, aprendizagens, dificuldades e o meu percurso com as crianças no contexto de creche. Posteriormente apresento o ensaio investigativo realizado com crianças com idades compreendidas entre os dois e os três anos, investigando “Diferentes interações realizadas na área da casinha no momento da brincadeira livre”. Os resultados mostram que as crianças na brincadeira livre estabelecem preferencialmente interações paralelas, associativas, associado cada objeto às relações funcionais, usam a fala egocêntrica e fazem a projeção de esquemas simbólicos em objetos novos. A segunda parte é dividida em dois tópicos. Inicialmente é apresentada os momentos mais significativos no contexto de Jardim de Infância. No segundo tópico dá-se a conhecer o trabalho realizado com as crianças deste contexto, utilizando a metodologia de trabalho de projeto, intitulando “As tartarugas”.