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O presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Apresenta-se dividido em duas partes, a primeira refere-se às vivências em contexto de Creche e a segunda está direcionada para as vivências em contexto de Jardim de Infância.
A parte I é dividida em dois pontos. Em primeiro lugar apresento uma componente reflexiva sobre o meu percurso ao longo da Prática Pedagógica em contexto de Creche, onde reflito sobre expectativas, ligação com as crianças, dificuldades sentidas, aspetos positivos e mudança de atitude. O segundo ponto consiste na apresentação de um ensaio investigativo intitulado “Que explorações livres três crianças de idades compreendidas entre os 15 e os 19 meses estabelecem quando manipulam materiais propostos pelo adulto?”. Os resultados mostram que as crianças participantes no estudo, quando exploravam livremente os materiais faziam classificações, tentavam formar padrões, utilizavam os sentidos e faziam jogos simbólicos.
A parte II é igualmente dividida em dois pontos. Inicialmente dou a conhecer uma dimensão reflexiva onde exponho tudo o que de mais relevante vivenciei no contexto de Jardim de Infância, evidenciando expectativas, observação, intervenção, aspetos positivos, dificuldades e a realidade. Segue-se o trabalho baseado na metodologia de trabalho de projeto, realizado no contexto de Jardim de Infância que tem como título “Os Caracóis”.
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Keywords
Educação Pré-escolar Educação de Infância Jardim de Infância Jogo