ESECS - Mestrado em Prescrição do Exercício e Promoção da Saúde
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Mestrado em Prescrição do Exercício e Promoção da Saúde by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Ciências da Educação"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Projeto comunitário para promoção do exercício físico e estilo de vida saudável para pessoas com cancro da mamaPublication . Bairrada, Cândida Patrícia Duarte; Morouço, Pedro Gil Frade; Rocha, Rita Alexandra Prior Falhas SantosO exercício físico é um instrumento que integra as estratégias de promoção da saúde pública. Deve ser utilizado nas várias fases de evolução do cancro da mama, podendo ajudar a mitigar os efeitos sentidos antes e durante os tratamentos, bem como na fase de recuperação. Com o presente projeto, pretendeu-se implementar um programa de intervenção comunitária com base em exercício físico adaptado a pessoas com cancro da mama, e promover os benefícios de um estilo de vida saudável, suprimindo, assim, uma necessidade sentida pelos pacientes na região de Leiria. Participaram neste projeto seis pacientes, todas do género feminino, diagnosticadas com cancro da mama. São acompanhadas pelo Centro Hospitalar de Leiria e têm idades compreendidas entre os 35 e os 71 anos. Como principais resultados verificou-se que a intervenção/implementação deste programa de exercício físico promoveu melhorias em alguns domínios, nomeadamente na escala de sintomatologia, melhoria da fadiga e da qualidade de vida das pacientes com cancro da mama. Estes resultados advêm de uma intervenção de 23 semanas de exercício físico. Concluiu-se que este tipo de programas, raramente utilizado, pode ser, efetivamente, um recurso importante para os sobreviventes de cancro poderem melhorar a sua qualidade vida.
- Promoção de um estilo de vida ativo na ESFRLPublication . Brito, Sara Alexandra Gameiro de; Antunes, Raúl de Sousa Nogueira; Silva, Marlene NunesO Projeto RespirArFundo foi implementado na Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo (ESFRL) entre os meses de janeiro e junho de 2021 e procurou avaliar o efeito de um programa de intervenção, com vinte e duas “sessões teórico-práticas” (onze, online devido ao confinamento) com diferentes tipos de atividades, na aptidão física, bem-estar e qualidade de vida em professores e funcionários da ESFRL. Além disso, avaliar os níveis de satisfação dos participantes com o projeto e identificar as principais barreiras e facilitadores à sua participação, foram outros dos objetivos. A amostra foi constituída por 26 profissionais da ESFRL (19 professores e 7 funcionários não docentes), sendo na sua maioria (92,3%) do género feminino, com uma média de idades de 53,66 anos. Para avaliação da aptidão física foi avaliado o IMC e foram utilizados os testes “levantar e sentar da cadeira”, “levantar, percorrer 2,44m e voltar a sentar” e “teste de preensão manual”, e para a avaliação do bem-estar foram utilizadas as escalas PANAS, SWLS e SVS, sendo o WHOQOL-Bref utilizado para a avaliação da qualidade de vida. Além destes instrumentos foi realizado um grupo focal, com 5 participantes no projeto e um questionário de perceção. Verificou-se que após o programa os participantes melhoraram na variável, teste “levantar e sentar na cadeira”, em relação ao momento inicial, destacando-se igualmente o facto do grupo experimental ter apresentado níveis superiores no domínio físico da QV em comparação com o grupo de controlo. Para além disso, os participantes revelaram níveis elevados de satisfação com o programa, e perceção de benefícios físicos e de bem-estar associados ao projeto tendo adotado hábitos saudáveis. A importância de projetos como este foi reconhecida pela comunidade escolar, tendo a Direção da ESFRL atribuído horas específicas para que o Projeto RespirArFundo tenha continuidade neste ano letivo 2021/2022.
- Qualidade de vida, bem-estar subjetivo e aptidão física do idoso: programa de intervenção baseado no jogo tradicionalPublication . Pereira, Tânia Filipa Charlito; Antunes, Raúl de Sousa NogueiraO projeto realizado tem como sua importância o envelhecimento ativo, sendo este visto como uma oportunidade de melhorar a qualidade de vida de forma lúdica. Ou seja, esta intervenção usufrui de uma lógica participativa e envolvida ao meio social no qual o idoso está inserido. Assim, o objetivo do presente programa passou por analisar o efeito de um programa de exercício físico e jogos tradicionais, de 8 semanas na variável da aptidão física, numa amostra de idosos portugueses. O presente trabalho propõe um programa baseado em exercício físico incluindo o recurso aos jogos tradicionais, assim, como também, com o desenvolvimento de momentos de avaliação. Numa associação em Tavira foi realizada uma amostra de 19 participantes, idosos estes com uma média de idade de 82,1 ± 5,5. Para a avaliação dos participantes foram utilizadas as versões portuguesas das escalas, Satisfaction With Life Scale (Neto, 1993), PANAS- VRP (Galinha et al., 2014) e EUROHIS-QOL-8 (Schmidt, Mühlan, & Power, 2006; Pereira, Melo, Gameiro, & Canavarro, 2011). Já na avaliação funcional e de forma a adaptar o exercício físico às necessidades da população alvo foram realizados testes, principalmente, 30`` Chair Stand, 30`` Arm Curl e o Time Up and Go. Os resultados deste estudo revelam uma melhoria (do momento 0 para o momento 1), com significado estatístico, nas variáveis qualidade de vida e nos testes 30`` Arm Curl e 30`` Chair Stand. Estes resultados parecem reforçar a importância de programas de exercício físico, bem como deixam indicadores interessantes sobre o papel dos jogos tradicionais nesta população, que devem ser explorados em estudos futuros.