ESECS - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
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Browsing ESECS - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades"
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- Refletindo e investigando a prática docente: um estudo acerca das aprendizagens dos alunos e o papel do professor num cenário de ensino exploratório da Matemática no 1.º CEBPublication . Magalhães, Helena Susana Gonçalves; Barata, Clarinda Luísa FerreiraO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e apresenta-se dividido em duas partes fundamentais. Na primeira parte, dimensão reflexiva, apresentam-se reflexões críticas e fundamentadas do percurso realizado nas PES em Educação Pré-Escolar e em 1.º Ciclo do Ensino Básico, retratando expectativas e receios, aprendizagens realizadas, dificuldades sentidas e os processos de observação, planificação e implementação de propostas educativas e avaliação. Na segunda parte, dimensão investigativa, apresenta-se um estudo de caso, de carácter qualitativo, realizado junto de uma turma do 3.º ano de escolaridade, numa escola do centro do país, tendo como objetivos principais identificar e refletir, quer acerca das aprendizagens dos alunos antes, durante e após a implementação de uma sequência de tarefas de OTD em contexto de ensino exploratório, quer acerca das ações empreendidas pelo professor, do seu papel ao implementar uma sequência de tarefas de OTD em contexto de ensino exploratório, compreendendo como contribuiu para a realização de aprendizagens pelos alunos. Para atingir os objetivos propostos, foi aplicado um pré-teste, implementada uma sequência de tarefas de OTD em contexto de ensino exploratório da Matemática e aplicado um pós-teste. Os resultados evidenciam uma evolução das aprendizagens dos alunos do pré-teste para o pós-teste no decorrer da implementação da sequência de tarefas de OTD. Quanto ao papel do professor, os resultados evidenciam as ações esperadas e mencionadas pelos autores na literatura.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica e investigando sobre o contributo dos jogos motores no desenvolvimento das competências matemáticas em Jardim de InfânciaPublication . Reis, Jéssica Gouveia; Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaO presente relatório foi realizado no âmbito das Práticas Pedagógicas em Educação de infância e em 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes: primeira parte - Dimensão Reflexiva; segunda parte - Dimensão Investigativa. A primeira parte abrange a reflexão sobre o percurso vivenciado nos contextos de Educação de Infância e de 1.º Ciclo do Ensino Básico, onde são apresentadas diferentes situações vividas, analisadas e fundamentadas. A segunda parte é referente à apresentação de um estudo investigativo de carácter qualitativo desenvolvido numa sala de Jardim de Infância, com crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. Com este estudo pretende-se compreender “Qual o contributo dos jogos motores no desenvolvimento das competências matemáticas das crianças em idade pré-escolar?”. Perante isto, definiram-se como objetivos: (i) identificar jogos motores promotores do desenvolvimento de competências matemáticas; (ii) identificar as competências matemáticas associadas aos jogos identificados; (iii) proporcionar situações de jogo facilitadores do desenvolvimento das competências identificadas; (iv) identificar as competências matemáticas utilizadas pelas crianças ao longo da implementação dos jogos; (v) refletir sobre o contributo dos jogos motores no desenvolvimento das competências matemáticas. Os resultados obtidos realçam dificuldades no que concerne à orientação espacial relacionada com a lateralidade e a adoção de determinadas estratégias comuns por parte das crianças, salientando-se algumas facilidades nas restantes noções de orientação espacial e de sentido de número. Além disto, também é visível algum desenvolvimento de capacidades a nível destas competências matemáticas.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e 1.º CEBPublication . Brito, Irina Andreia Ramalho; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva; Oliveira, Luís Miguel Gonçalves deO presente relatório surge no âmbito da realização do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e apresenta-se dividido em três partes: a Parte I referente à dimensão reflexiva, a Parte II referente à dimensão investigativa e a última parte referente às considerações finais. Na primeira parte encontra-se uma reflexão crítica e fundamentada referente aos três contextos que vivenciei neste Mestrado: Creche, Jardim-de-Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico, na qual pretendo evidenciar o percurso realizado relatando as experiências vividas em cada um desses contextos de Prática Pedagógica. Apresenta-se ainda uma reflexão sobre as aprendizagens mais marcantes deste percurso e o que elas contribuíram para a educadora/professora que pretendo ser. Na segunda parte apresenta-se a investigação realizada no contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, com crianças entre os seis e os sete anos de idade, que incide na temática do cálculo mental. Este estudo teve como principal objetivo analisar quais as estratégias de cálculo mental utilizadas por alunos do 1.º ano de escolaridade na resolução de desafios de cálculo de adição e perceber qual a dificuldade dos alunos em explicá-las. O presente estudo apresenta uma abordagem qualitativa, interpretativa e descritiva com design de estudo de caso. Este estudo teve como participantes vinte e dois alunos de uma turma de 1.º ano do contexto de Prática Pedagógica I. Os alunos em estudo resolveram sete desafios de cálculo mental de adição, embora a análise do estudo apenas tenha sido realizada para dois desafios e para o discurso de três alunos. A análise dos dados recolhidos permitiu afirmar que estes alunos utilizavam diferentes estratégias de cálculo, que consistem na utilização de factos numéricos e em cálculos baseados nesses vi factos numéricos. Com este estudo, não foi possível identificar uma preferência por alguma das estratégias referidas, pois a recolha de dados foi limitada. Na terceira parte será apresentada uma reflexão crítica sobre todo o percurso vivenciado durante a Prática Pedagógica.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Pereira, Cátia Alexandra de Oliveira; Oliveira, Luís Miguel Gonçalves de; Gamboa, Maria José Nascimento Silva; Milhano, Sandrina Diniz FernandesO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes. A primeira, respeitante à dimensão reflexiva, consiste na apresentação do percurso realizado ao longo das diferentes práticas de ensino supervisionadas, nomeadamente em Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, com evidências críticas e fundamentadas das diversas situações vividas, das aprendizagens realizadas e das dificuldades que surgiram. As aprendizagens mais relevantes prendem-se com a importância da gestão do ambiente educativo, com o trabalho colaborativo, com as relações e interações com a comunidade educativa, com a escuta da criança e com a avaliação das aprendizagens. Na segunda parte é apresentada a dimensão de investigação deste relatório, realizado com um grupo de crianças de um Jardim de Infância pertencente à rede pública do Ministério da Educação, localizado no centro litoral do país. Esta investigação, de caráter qualitativo, desenvolveu-se em torno da identificação e compreensão das conceções das crianças em idade pré-escolar, dos quatro aos seis anos, sobre a escrita, antes e após a implementação de uma sequência de atividades que teve como objetivo o confronto das hipóteses concetuais das crianças com nova informação e a realização de novas descobertas. Os dados recolhidos evidenciaram que no início da investigação as crianças apresentavam diferentes conhecimentos sobre a escrita e que estas conceções foram progredindo ao longo do tempo.