Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
5.18 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e apresenta-se dividido em duas partes fundamentais.
Na primeira parte, dimensão reflexiva, apresentam-se reflexões críticas e fundamentadas do percurso realizado nas PES em Educação Pré-Escolar e em 1.º Ciclo do Ensino Básico, retratando expectativas e receios, aprendizagens realizadas, dificuldades sentidas e os processos de observação, planificação e implementação de propostas educativas e avaliação.
Na segunda parte, dimensão investigativa, apresenta-se um estudo de caso, de carácter qualitativo, realizado junto de uma turma do 3.º ano de escolaridade, numa escola do centro do país, tendo como objetivos principais identificar e refletir, quer acerca das aprendizagens dos alunos antes, durante e após a implementação de uma sequência de tarefas de OTD em contexto de ensino exploratório, quer acerca das ações empreendidas pelo professor, do seu papel ao implementar uma sequência de tarefas de OTD em contexto de ensino exploratório, compreendendo como contribuiu para a realização de aprendizagens pelos alunos. Para atingir os objetivos propostos, foi aplicado um pré-teste, implementada uma sequência de tarefas de OTD em contexto de ensino exploratório da Matemática e aplicado um pós-teste. Os resultados evidenciam uma evolução das aprendizagens dos alunos do pré-teste para o pós-teste no decorrer da implementação da sequência de tarefas de OTD. Quanto ao papel do professor, os resultados evidenciam as ações esperadas e mencionadas pelos autores na literatura.
Description
Keywords
Ensino básico do 1º ciclo Matemática Ensino da matemática