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Abstract(s)
A mediação sociocultural em contexto escolar atua de forma preventiva, antecipando e evitando conflitos, promovendo o respeito por si e pelos outros, e criando um ambiente inclusivo. A mediação deve ser entendida como uma teia, abrangendo professores, funcionários, alunos e suas famílias, além da articulação pelas escolas com outras entidades.
Diante deste contexto, houve a necessidade de investigar e compreender a mediação escolar na perspetiva dos diferentes intervenientes no contexto escolar, focando especificamente uma escola em Rio Maior.
O principal objetivo desta dissertação de mestrado é perceber como a mediação é vista pelos intervenientes no contexto escolar, nomeadamente professores e funcionários.
Do ponto de vista empírico, o modelo de investigação presente é um estudo de caso, recorrendo a uma metodologia de natureza qualitativa.
O estudo teve por base duas entrevistas semiestruturadas e dois grupos focais, com onze intervenientes no contexto escolar, três do sexo masculino e oito do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 43 e os 58 anos. Os resultados mostram que é importante a presença da mediação estar nas escolas, mas para tal é necessário explicar e dar a conhecer mais esta área, como também, aumentar o número de profissionais na escola para se conseguir dar resposta com mais brevidade, havendo assim uma maior prevenção dos casos.
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Keywords
Mediação intercultural Escola Perceções Mediação sociocultural