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Advisor(s)
Abstract(s)
Nos últimos anos, a propensão para os professores de Educação Musical
do 2.º ciclo continuarem a valorizar a linguagem escrita em detrimento
da componente prática, reflete um domínio da escrita sobre a ação
interpretativa musical no processo avaliativo das práticas musicais.
O presente projeto desenvolve-se no âmbito do Mestrado em Utilização
Pedagógica das TIC e tem como objetivo essencial, compreender de que
forma a utilização das tecnologias digitais, enquanto recurso
colaborativo nas três principais áreas do programa de Educação Musical
(Audição, Interpretação e Composição), podem contribuir para um
processo avaliativo mais criativo, imersivo e compreensivo, instigando
a premente necessidade dos professores refletirem sobre as suas práticas
pedagógicas, em prol de uma mudança orientada para os objetivos do
currículo e as aprendizagens dos alunos.
A revisão de literatura tem, em primeiro lugar, o objetivo de evidenciar
a necessidade de uma mudança disruptiva nos contextos escolares tendo
o professor como elemento preponderante da reconfiguração do
processo educativo; em segundo lugar, reconhecer no atual
enquadramento legal, os referenciais curriculares da disciplina com
evidência na avaliação e em terceiro lugar, a utilização das tecnologias
digitais na avaliação das práticas musicais dos alunos.
A metodologia insere-se no âmbito da investigação-ação e incide o seu
desenvolvimento no incentivo à reflexão por parte do professor e dos
alunos, na pesquisa de estratégias inclusivas capazes de colaborar com
o processo de avaliação das atividades práticas. Para tal, o projeto foi
desenvolvido com recurso à utilização das tecnologias digitais como
instrumento de apoio à avaliação formativa nos diferentes domínios
práticos da disciplina. Os instrumentos de recolha de dados que
permitiram a triangulação de dados, compreendem o inquérito por
questionário realizado aos alunos em três diferentes momentos do
projeto, notas de campo, reflexões do professor/investigador após a
realização de cada uma das atividades e um inquérito por questionário
realizado a diversos docentes da disciplina de Educação Musical.
Os resultados mostram que a utilização das tecnologias digitais na
avaliação das atividades práticas musicais constituiu não apenas um
momento de aprendizagem diferenciado, motivador, estimulador do
empenho dos alunos, facilitando a aquisição, compreensão e
consolidação de diferentes conceitos do programa da disciplina, tendo
concomitantemente, apoiado e simplificado, quer em contexto de sala
de aula ou online, o processo autoavaliação e heteroavaliação, bem
como de uma avaliação formativa individual/conjunto ao nível da
audição, da interpretação instrumental/vocal e da criatividade através da
composição musical.
Description
Keywords
Audição Avaliação das práticas musicais Composição Educação musical Tecnologias digitais