Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

As tecnologias digitais na avaliação das atividades práticas dos alunos do 5º ano de escolaridade na disciplina de educação musical

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MarcoSantos_após correções formais.pdf8.16 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Nos últimos anos, a propensão para os professores de Educação Musical do 2.º ciclo continuarem a valorizar a linguagem escrita em detrimento da componente prática, reflete um domínio da escrita sobre a ação interpretativa musical no processo avaliativo das práticas musicais. O presente projeto desenvolve-se no âmbito do Mestrado em Utilização Pedagógica das TIC e tem como objetivo essencial, compreender de que forma a utilização das tecnologias digitais, enquanto recurso colaborativo nas três principais áreas do programa de Educação Musical (Audição, Interpretação e Composição), podem contribuir para um processo avaliativo mais criativo, imersivo e compreensivo, instigando a premente necessidade dos professores refletirem sobre as suas práticas pedagógicas, em prol de uma mudança orientada para os objetivos do currículo e as aprendizagens dos alunos. A revisão de literatura tem, em primeiro lugar, o objetivo de evidenciar a necessidade de uma mudança disruptiva nos contextos escolares tendo o professor como elemento preponderante da reconfiguração do processo educativo; em segundo lugar, reconhecer no atual enquadramento legal, os referenciais curriculares da disciplina com evidência na avaliação e em terceiro lugar, a utilização das tecnologias digitais na avaliação das práticas musicais dos alunos. A metodologia insere-se no âmbito da investigação-ação e incide o seu desenvolvimento no incentivo à reflexão por parte do professor e dos alunos, na pesquisa de estratégias inclusivas capazes de colaborar com o processo de avaliação das atividades práticas. Para tal, o projeto foi desenvolvido com recurso à utilização das tecnologias digitais como instrumento de apoio à avaliação formativa nos diferentes domínios práticos da disciplina. Os instrumentos de recolha de dados que permitiram a triangulação de dados, compreendem o inquérito por questionário realizado aos alunos em três diferentes momentos do projeto, notas de campo, reflexões do professor/investigador após a realização de cada uma das atividades e um inquérito por questionário realizado a diversos docentes da disciplina de Educação Musical. Os resultados mostram que a utilização das tecnologias digitais na avaliação das atividades práticas musicais constituiu não apenas um momento de aprendizagem diferenciado, motivador, estimulador do empenho dos alunos, facilitando a aquisição, compreensão e consolidação de diferentes conceitos do programa da disciplina, tendo concomitantemente, apoiado e simplificado, quer em contexto de sala de aula ou online, o processo autoavaliação e heteroavaliação, bem como de uma avaliação formativa individual/conjunto ao nível da audição, da interpretação instrumental/vocal e da criatividade através da composição musical.

Description

Keywords

Audição Avaliação das práticas musicais Composição Educação musical Tecnologias digitais

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue