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Advisor(s)
Abstract(s)
A presente dissertação dá conta de um projeto de Circo Social em
contexto escolar, como forma de construção de uma pedagogia mais
construtiva, através da mediação intercultural, como estratégia para
fomentar o convívio numa escola plural. O Circo Social surge, por sua
vez, como um fenómeno no qual a arte circense é utilizada como
ferramenta pedagógica para formação e educação de sujeitos, numa
perspetiva de promoção da cidadania e de transformação social, não
pretendendo formar artistas de circo, mas usar o circo como pedagogia
alternativa para jovens em dificuldades, e ajudar, assim, na sua inclusão
social. O autor, ao longo do seu percurso de vida, sentiu em diferentes
momentos, que a escola não lhe disponibilizava estratégias capazes de
responder às suas necessidades pessoais, encontrando no Circo uma
oportunidade de inclusão na sociedade que o envolvia. A experiência
pessoal do autor, associada à experiência profissional que tem vindo a
desenvolver no âmbito da aplicação da metodologia do Circo Social ao
contexto escolar, foram determinantes para a escolha da temática em
análise. O problema suscitado pela experiência profissional do autor
motivou a procura de respostas, seja a partir da observação e perceção
dos comportamentos em contexto de aula de circo, seja através da
interpretação e do significado atribuído ao Circo Social, pela
comunidade educativa, no âmbito do projeto Equilibrium Social Circus.
Para tal, procedeu-se a uma pesquisa de carácter etnográfico, a partir de
uma investigação qualitativa, privilegiando uma abordagem
interpretativa dos fenómenos em análise, tendo-se utilizado como
instrumentos de recolha de dados a entrevista na modalidade de focus
group, a observação direta e a pesquisa documental.
Description
Keywords
Circo Social Exclusão Social Mediação Intercultural Escola Inclusão Social Educação Inclusiva Inclusão pelas Artes