Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Contributo para Tradução e Validação da escala KidsLife para prática da Terapia Ocupacional em Portugal

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Considerando o número reduzido de instrumentos traduzidos e validados em Portugal e sendo estes uma mais-valia para a prática clínica, o presente estudo tem como objetivo efetuar todo o processo de tradução e adaptação transcultural da escala KidsLife. Trata-se de um estudo descritivo, de metodologia de análise mista (qualitativo e quantitativo). Esta escala, de origem espanhola, criada em 2016, avalia a qualidade de vida (QV) de crianças e adolescentes com perturbação intelectual. É preenchida por um observador externo, que conheça o indivíduo há pelo menos 6 meses, e que tenha oportunidade de conviver com o sujeito em vários contextos. A escala está dividida em oito domínios que determinam, em conjunto, a QV da pessoa com perturbação intelectual: bem-estar emocional, relações interpessoais, bem-estar material, desenvolvimento pessoal, bem-estar físico, autodeterminação, inclusão social e direitos. Após autorização dos autores da escala, obedeceu-se a todos os passos para a adaptação transcultural da mesma. Realizaram-se duas traduções e respetiva síntese das traduções. Seguiu-se a avaliação por um grupo de peritos, onde se obteve, após a segunda avaliação, valores de concordância entre peritos perfeita (k=1). Após finalizar a tradução, a escala foi aplicada a crianças e adolescentes de um Centro de Paralisia Cerebral do Alentejo. A consistência interna da escala foi avaliada, obtendo-se um Alfa de Cronbach de 0.953, ou seja uma consistência interna excelente. Prosseguiu-se para as duas retroversões, para o idioma de origem. A respetiva síntese das retroversões foi apresentada aos autores para avaliação, obtendo-se a validação da tradução efetuada.
Considering the small number of instruments translated and validated in Portugal, which are an asset for clinical practice, the present study aims to carry out the entire process of translation and cross-cultural adaptation of the KidsLife scale. This is a descriptive study, with a mixed analysis methodology (qualitative and quantitative). This scale, of Spanish origin, created in 2016, assesses the quality of life (QoL) of children and adolescents with intellectual disorders. It is filled in by an external observer, who has known the individual for at least 6 months, and who has the opportunity to live with the subject in various contexts. The scale is divided into eight domains that jointly determine the QOL of people with intellectual disorders: emotional well-being, interpersonal relationships, material well-being, personal development, physical well-being, self-determination, social inclusion and rights. After authorization from the authors of the scale, all steps were followed for its cross-cultural adaptation. Two translations and respective synthesis of the translations were carried out. This was followed by the evaluation by a group of experts, where, after the second evaluation, values of perfect agreement between experts (k=1) were obtained. After completing the translation, the scale was applied to children and adolescents from a Cerebral Palsy Center in Alentejo. The scale's internal consistency was evaluated, obtaining a Cronbach's Alpha of 0.953, that is, an excellent internal consistency. We proceeded to the two retroversions, to the source language. The respective synthesis of the retroversions was presented to the authors for evaluation, obtaining the validation of the performed translation.

Description

Keywords

Qualidade de Vida Perturbação Intelectual Escala KidsLife Tradução/Validação Terapia Ocupacional Quality of Life Intellectual Disabilities KidsLife Scale Translation/Validation Occupational Therapy

Citation

Santana, M. R., Pestana, F., Cabecinha, A., Gomes, I., & Martins, A. P. (2006). Contributo para Tradução e Validação da escala KidsLife para prática da Terapia Ocupacional em Portugal. Revista Portuguesa De Terapia Ocupacional - ISSN 2975-8181, (1). Obtido de https://rpto.ipleiria.pt/rpto/article/view/5

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria

Altmetrics