Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.57 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
iv
RESUMO
O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação
Pré-Escolar, estando organizado em duas partes fundamentais. A primeira,
centra-se na dimensão reflexiva, em que se apresenta o percurso realizado
ao longo das três Práticas Pedagógicas, em diferentes contextos. A
segunda, centra-se na dimensão investigativa.
Durante todo o seu percurso, o educador deve assumir um papel reflexivo
e de questionamento, na medida em que observa tudo o que o envolve e
encontra estratégias para diversas situações, melhorando a sua ação e
adequando a cada criança e ao grupo. Ao longo da dimensão reflexiva,
estes pressupostos estiveram fortemente presentes.
Na segunda parte, será apresentada a dimensão investigativa, O estudo
apresentado incide na recolha e análise de dados relativamente às
estratégias facilitadoras do processo de adaptação da criança ao Jardim de
Infância, implementadas tanto pela família, como pela educadora. O
estudo foi realizado no Jardim de Infância pertencente à rede pública.
Os dados recolhidos revelaram que existem diversas estratégias que
podem ser utilizadas para facilitar o processo de adaptação das crianças ao
Jardim de Infância e que o trabalho entre a educadora e a família deve ser
contínuo e constante, para que se possa favorecer o processo de transição
e adaptação da criança ao Jardim de Infância.
Description
Keywords
Educação Pré-escolar Educação Família Relação escola-família