Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.58 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
O presente relatório decorreu no âmbito da Prática de Ensino Supervisionado, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e encontra-se organizado em três partes.
Relativamente à primeira parte, que corresponde à dimensão reflexiva no contexto de Creche, são evidenciadas as vivências fundamentais desta Prática Pedagógica.
A segunda parte, que apresenta a dimensão reflexiva em contexto de Jardim de Infância I, salienta as aprendizagens e dificuldades sentidas e a importância do ciclo interativo.
No que concerne à terceira parte, esta apresenta primeiramente a dimensão reflexiva em contexto de Jardim de Infância II, dividida em cinco tópicos, realçando-se aspetos como a relação escola/família/comunidade e a diferenciação pedagógica. Neste contexto é apresentado o trabalho por projeto “A teia da aranha Carlota” desenvolvido no decorrer da prática, bem como um ensaio investigativo que procurou analisar as conceções e práticas de articulação de docentes do pré-escolar e professores do 1.º CEB.
Este ensaio, que utilizou uma metodologia qualitativa, permitiu concluir que a articulação curricular entre as duas etapas educativas é imprescindível para que se proporcione uma adaptação calma e harmoniosa das crianças aquando da entrada para o 1.º CEB.
Description
Keywords
Educação Pré-escolar Currículo Formação de professores