Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.93 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O atual relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de
Projeto, pertencente ao curso de Mestrado em Utilização Pedagógica
das TIC.
Pretende-se abordar a importância do papel das Tecnologias de
Informação e Comunicação (TIC) na Educação e tem por base o
projeto desenvolvido no contexto das Atividades de Enriquecimento
Curricular, nomeadamente na atividade de Expressão Plástica, no
contexto da Região Autónoma da Madeira. Ao enquadrar este assunto,
fazemos sobressair as vantagens da utilização das TIC no ensino das
Artes. O Projeto e o estudo realizados foram orientados pela questão
“Qual o contributo da utilização de ferramentas digitais em atividades
com a linguagem plástica para o desenvolvimento e aprendizagem dos
alunos?”
Para a sua consecução procedeu-se a uma Investigação-Ação (I-A)
que decorreu no ano letivo 2019/2020 e que consistiu na aplicação de
quatro tarefas de exploração/investigação: as duas primeiras realizadas
em atividades presenciais, com o recurso a materiais convencionais e à
utilização de ferramentas digitais; e as duas últimas realizadas apenas
com a utilização de ferramentas, num contexto de ensino a distância
durante o período de fecho das escolas devido à pandemia de COVID-
19. Neste processo estiveram envolvidos 25 alunos do 2.º ano da
turma B, da Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-escolar da Achada, no
Funchal.
Os resultados que se alcançaram evidenciam que os alunos
desenvolveram competências no âmbito da educação artística e da
utilização das TIC, e também atitudes de aprendizagem cooperativa.
Description
Keywords
Tecnologia Educativa Ensino básico do 1º ciclo Expressão plástica Ferramentas digitais