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- Prototipagem Digital 3D no contexto do ensino do designPublication . Mateus, João Vasco de OliveiraA presente investigação tem como objetivo examinar o papel das tecnologias de prototipagem digital em Design de Produto, num contexto de ensino. A importância que estas tecnologias têm adquirido para a indústria levam-nos a concluir que, para além do seu valor tecnológico devemos ponderar do ponto de vista docente a sua implementação efetiva nos currículos de Design e ter em conta os métodos de ensino/aprendizagem pedagogicamente adequados aos novos modelos educacionais de ensino do Design. Na primeira fase da investigação foi desenvolvido um estudo empírico centrado em ensaios de interação com um grupo de estudantes de design, numa etapa inicial de aprendizagem, com dois tipos de software CAD com interfaces diferentes. Globalmente os resultados possibilitaram a descrição qualitativa e a compreensão de processos e formas de aprendizagem dos estudantes permitindo a seleção e definição de novas estratégias de ensino, que resultem na redução do tempo de aprendizagem e que, ao mesmo tempo, permitam incrementar as competências essenciais de autoaprendizagem, requeridas para a proficiência exigida nestas tecnologias. Numa segunda fase, analisou-se através de um inquérito, proposto a estudantes de cursos de design e designers, com diferentes graus de experiência, com a finalidade de poder avaliar a aplicação de tecnologias de prototipagem digital, numa fase conceptual de desenvolvimento de produtos durante o processo de design. A terceira fase, consistiu na avaliação de projetos por designers especialistas com especial ênfase no produto criativo. Estes projetos foram desenvolvidos por alunos finalistas de uma escola de design com a utilização de técnicas avançadas de modelação digital 3D. O objetivo principal foi determinar se o resultado da aprendizagem em prototipagem digital e as suas técnicas aplicadas ao projeto resultariam em produtos considerados criativos. As conclusões que se obtiveram utilizando a evolução da Fabricação Aditiva como processo alternativo de produção, leva-nos a pensar, que as tecnologias de prototipagem digital, já não devem ser entendidas como meras ferramentas auxiliares de apoio à atividade projetual, mas como um processo autónomo integrado na cadeia de desenvolvimento de produto, desde a sua fase conceptual com a modelação virtual de um esquiço 3D, passando por processos de refinamento 3D, que incorporam em etapas iniciais do projeto, diversos tipos de análise baseados tanto na promoção da sua otimização estrutural, como em termos da sua sustentabilidade.
- Desenvolvimento de um novo produto alimentar à base de algas marinhasPublication . Borges, Carina Patrícia da Silva; Bernardino, Raúl José Silvério; Bernardino, Susana Maria da Silva Agostinho; Móteo, MiguelO contexto deste trabalho inserido na unidade curricular de dissertação para obtenção do grau de mestre em Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar consiste e tem como principal objetivo projetar, e desenvolver um novo produto alimentar relacionado ao meio envolvente às instalações da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche e às tendências de mercado no ramo das bebidas alcoólicas destiladas. A inovação associada aos recursos marinhos tem vindo a evoluir de forma rápida e a ganhar espaço no ramo da alimentação. Indo de encontro às necessidades/costumes da população mundial e alargando horizontes com a inovação surgiu a ideia de criar uma nova bebida destilada, um gin tendo como base alcoólica a aguardente vínica DOC Lourinhã com a junção de diferentes herbáceas e uma alga predominante na costa oeste onde estamos inseridos. Até à fórmula final, o gin passou por diversas fases, experimentos e concentrações até à fórmula final. Por forma a fundamentar a seleção da base alcoólica as várias formulações foram sujeitas a análise sensorial e posteriormente os dados obtidos foram trabalhados estatisticamente para decisão da formulação preferida dos consumidores e simultaneamente de forma a caraterizar cada amostra desenvolvida e comparar certos fatores que as caracterizam. No âmbito das análises físico-químicas aplicadas à formulação final escolhida foram efetuadas a leitura do teor alcoólico do produto final por dois métodos distintos (densimetria e ebuliometria) onde se obteve o resultado de 40%. Relativamente à determinação do valor de pH o valor lido foi de 5,03, para valores de acidez total e volátil por titulação obtiveram-se os valores de 0,15 g/L e 0,045 g/L respetivamente. Tendo em conta os resultados obtidos no âmbito do controlo de qualidade químico encontram-se dentro dos valores de referência admissíveis, com base no Regulamento CE nº 110/2008, bibliografia e em alguns casos adaptados De acordo com a Legislação Portuguesa e apenas com as determinações realizadas, o produto desenvolvido encontra-se apto para consumo Humano. No entanto existe a necessidade, em opinião pessoal, a obrigatoriedade da determinação do teor de metanol (onde só é obrigatório na base alcoólica) e de cobre na amostra final visto serem dois elementos que quando consumidos em quantidades elevadas colocam gravemente a saúde do consumidor em risco.
- Cyclic creep response of adhesively bonded steel lap jointsPublication . Reis, P. N. B.; Pereira, António; Ferreira, J. A. M.; Costa, J. D. M.The viscoelastic nature of polymeric adhesives means that the effect of fatigue frequency has to be treated cautiously. However, this subject has received limited attention and very few studies can be found. Therefore, this work aims at investigating the cyclic creep response of adhesively bonded steel lap joints. Load-controlled fatigue tests were performed with shear stresses of 9.1, 7.4, and 6.3 MPa, which are typically low cycle fatigue stresses. Only during the last 20%of fatigue life canwe observe an increase in the cycle hysteresis area due to the decrease of the shear stiffness caused by the failure mechanisms. Under fatigue load, the maximum/ minimum strain curves exhibit a shape being similar to that of the steady creep curves, inwhich occurs a second stage with nearly onstant strain rate, independently of the number of cycles and increasing with the load range. A linear relationship between the log cyclic creep rate and the log of the number of cycles to failure was observed, indicating that fatigue behaviour is strictly related to cyclic creep.
- Design editorial de jornais: re-design do jornal local Notícias da CaranguejeiraPublication . Carreira, Alexandra Manuela Sarraipa; Santos, Ricardo Rodrigues dosNuma era cada vez mais globalizada, com o constante acesso a informação disponibilizada de forma instantânea, é importante relembrar a imprensa regional e local, bem como a sua relevância para as comunidades locais. A presente dissertação aborda o tema do papel do design gráfico em publicações jornalísticas de âmbito local. Assim, através da investigação ativa sobre publicações da imprensa local e sobre as práticas do design editorial em publicações jornalísticas, visa-se compreender as premissas gráficas que potencializem a estrutura editorial de um jornal. Considerando o cariz teórico-prático da investigação, começou-se por fazer uma análise ao jornal Notícias da Caranguejeira, principal objeto de estudo desta investigação. Assim, foi possível definir quais os problemas e as necessidades para o desenvolvimento de uma nova imagem e estrutura do jornal. A par desta análise, são apresentados os questionários realizados ao público-alvo, assim como as entrevistas a pessoas que marcaram a história desta publicação. De seguida, é apresentado um amplo estudo bibliográfico, onde é abordado o enquadramento histórico dos jornais, a sua evolução e a evolução da imprensa em Portugal. Por conseguinte, é feita uma análise ao panorama atual deste tipo de publicações. Neste campo, o enquadramento prático possibilitou estudar e desenvolver os conhecimentos necessários para serem aplicados no produto final desta investigação. Por último, procedeu-se à realização da proposta gráfica do jornal, onde foi possível aplicar todos os conhecimentos adquiridos e que aqui são apresentados.
- Identidade corporativa na área ambiental: logotipo para a Agência Portuguesa do AmbientePublication . Noronha, Cláudia Figueiredo; Silva, Paulo Jorge Soares da; Morgado, Aprígio Luís MoreiraAmbientalismo: movimento ou sistema que visa a protecção do meio ambiente e preconiza um maior equilíbrio entre o ser humano e o meio em que está integrado.1 Existe a necessidade de criar uma diferenciação positiva, uma imagem memorável, bem como uma correcta passagem da mensagem e dos valores a transmitir para o consumidor. Esta investigação pretende chegar a uma conclusão de quais as directrizes a seguir, na comunicação e na construção de um logotipo e posteriormente transferi-las para a identidade corporativa da Agência Portuguesa do Ambiente.
- Os dias felizesPublication . Pereira, João Gabriel; Esteves, Philip José RodriguesEste texto pretende abordar o exercício da atenção nas Artes Plásticas, qual a sua finalidade e como este se pode processar. Importa, todavia, sublinhar que as respostas procuradas neste texto são sobretudo relevantes no contexto da prática artística. Ou seja, a problemática tratada não pode ser separada das condições concretas que ela adquire através da própria prática. São diversos os artistas que referem o exercício da atenção como sendo algo fundamental no seu trabalho. O nosso objetivo é aqui investigar a finalidade desse exercício na prática artística; um exercício que não é tanto uma ‘focagem’ voluntária da atenção em algo, mas um “estar à espreita” de forma a criar as condições necessárias para uma disponibilidade que proporcione efetivamente encontros com os objetos. Esta componente escrita do meu trabalho de dissertação está organizada em três partes, relativamente autónomas, mas interdependentes: a) Um texto inicial que pretende sintetizar os pressupostos teóricos, noções e conceitos que estruturaram a presente investigação. b) O texto principal, redigido sobre e durante a minha própria prática quotidiana da pintura. Com um tom pessoal e consideravelmente subjetivo ele tenta, entre outras coisas, descrever o que são as pausas que faço no decorrer do meu processo de trabalho e o que as distingue das demais. c) Um terceiro texto que é, na verdade, um hipertexto e que tenta, através da introdução de fragmentos e testemunhos, identificar no trabalho e na forma de trabalhar de diversos artistas, as problemáticas abordadas no âmbito dessas “pausas”.
- O lugar da naturezaPublication . Ramos, André Brígida; Brás, José Emanuel Costa HenriquesA problemática que esta tese explora encontra-se em estreita relação com a natureza. O princípio estruturante de todos os trabalhos é a instauração de um espaço onde a natureza tem lugar para intervir. A acção da natureza sobre as peças aconteceu de duas formas: a primeira é no momento em que estiveram expostos no exterior, onde se encontravam sujeitas às intempéries; a segunda está presente ao longo da passagem do tempo sobre o objecto em estudo. Com isto, assistia-se a um processo dinâmico que considero como performance da natureza. Com esta tese pretendi explorar o modo como a matéria está em constante transformação. A matéria é algo que não permanece em repouso, pelo contrário está em constante mutação (entropia- transferência de energia), desenvolvendo-se, evoluindo e transformando-se através de diferentes etapas, adquirindo diferentes atributos visuais ao longo dos diversos estados. Durante o processo de trabalho transportei elementos naturais para o ateliê, explorando o seu potencial plástico através da escultura, fotografia e gravura; a escultura é o meio de preferência porque a manifestação da natureza é sentida e vivida de forma mais directa e, consequentemente, mais intensa. Na primeira parte da tese deslocam-se, literalmente, para o interior do espaço de ateliê pedaços de terra que designo de microcosmos. Com este deslocamento pretendo que as esculturas suscitem um envolvimento estético com o espectador. Nas últimas intervenções da tese o espaço de atelier acaba por coincidir com os próprios trabalhos que existem no exterior – lugares de fermentação. Para esta tese é importante que o observador sinta a experiência evolutiva que proponho, de forma a estabelecer uma conexão e harmonia com a natureza.
- As estratégias da figuração: Sobre o lugar que esta ocupa nas práticas contemporâneas do Desenho e PinturaPublication . Santos, Horácio Rodrigues Borralho dos; Esteves, Philip José RodriguesO ensaio que apresentamos adiante resulta de uma interrogação sobre o espaço- e sua natureza- que ainda sobra para a figuração no contexto da produção artística contemporânea. A investigação parte da noção de retórica para explorar esta problemática. Tal como muitas outras formas de expressão artística que conheceram uma ampliação de conceitos e possibilidades, em especial no século XX, também a dita produção retórica se expandiu ao ponto de ela própria se questionar e regenerar. Para uma retórica contemporânea, é necessário usar de procedimentos que a possam fragmentar de forma a torna-la ágil, pertinente e atual. Ela deve permitir um lugar para o espectador que cada vez mais se encontra emancipado e anseia por estímulos intelectuais. Para tal, surgem dispositivos como o humor, as figuras de retórica e as constantes relações entre o fragmento e o todo. O encontro com o objeto artístico é cada vez mais um gesto fundamental, pois é aí que se dão os atritos e afetos que nos movem dia após dia. Enquanto artista ou estudante de arte, que se apropria de imagens para produzir outras imagens, tenho absoluta necessidade de promover certos dispositivos e operações durante o processo de produção pictórica, que identifiquem nessas imagens a minha memória e que façam delas algo de meu.
- Falar sobre o inefável, mas mesmo assim falar: manobras de diversãoPublication . Venâncio, Francisco Baptista; Baraona, Maria Isabel Gallis PereiraO meu trabalho desenvolve-se, essencialmente, no desenho e na pintura. Está muito presente um carácter de ensaio e de experimentação. Isto advém de uma ideia de algo em constante construção. Um processo contínuo que varia entre si. Há, em certa medida, um jogo que não quero que acabe. Para tal acontecer arranjam- se problemas de ordem plástica. Tratando-se de um jogo, é permitido errar, corrigir ou descobrir – acima de tudo, se bem jogado, permite continuar a jogar. Um desenho dita o próximo e com isto surge um grau de experimentação que me interessa. A intuição, o corrigir, refazer, apagar, rasurar, tapar, esboçar, são alguns termos que podem definir esta ideia de processo e exercício incessante. O desenho pode, porventura, tornar-se inefável.
- Objectos do quotidiano resgatadoPublication . Gaspar, Carlos Manuel Menino; Rama, Samuel José TravassosEste documento teórico tem como objetivo definir a minha prática artística enquanto fazedor de objetos tridimensionais. Através da análise de casos que se desenvolvem em torno do objeto utilitário e evocativo de um passado, abordarei questões de tempo, memória, espaço e quotidiano enquanto matéria plástica. Nos meus trabalhos escultóricos, onde trabalho com objetos do real, procuro explorar plasticamente uma consciência individual subjetiva com uma dimensão coletiva, partindo de uma prática de apropriação, modificação e transformação, para, de forma a experimentar novos sistemas de interpretação, reconstruir o que já existe.
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