Browsing by Issue Date, starting with "2016-01-20"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Design editorial de jornais: re-design do jornal local Notícias da CaranguejeiraPublication . Carreira, Alexandra Manuela Sarraipa; Santos, Ricardo Rodrigues dosNuma era cada vez mais globalizada, com o constante acesso a informação disponibilizada de forma instantânea, é importante relembrar a imprensa regional e local, bem como a sua relevância para as comunidades locais. A presente dissertação aborda o tema do papel do design gráfico em publicações jornalísticas de âmbito local. Assim, através da investigação ativa sobre publicações da imprensa local e sobre as práticas do design editorial em publicações jornalísticas, visa-se compreender as premissas gráficas que potencializem a estrutura editorial de um jornal. Considerando o cariz teórico-prático da investigação, começou-se por fazer uma análise ao jornal Notícias da Caranguejeira, principal objeto de estudo desta investigação. Assim, foi possível definir quais os problemas e as necessidades para o desenvolvimento de uma nova imagem e estrutura do jornal. A par desta análise, são apresentados os questionários realizados ao público-alvo, assim como as entrevistas a pessoas que marcaram a história desta publicação. De seguida, é apresentado um amplo estudo bibliográfico, onde é abordado o enquadramento histórico dos jornais, a sua evolução e a evolução da imprensa em Portugal. Por conseguinte, é feita uma análise ao panorama atual deste tipo de publicações. Neste campo, o enquadramento prático possibilitou estudar e desenvolver os conhecimentos necessários para serem aplicados no produto final desta investigação. Por último, procedeu-se à realização da proposta gráfica do jornal, onde foi possível aplicar todos os conhecimentos adquiridos e que aqui são apresentados.
- Identidade corporativa na área ambiental: logotipo para a Agência Portuguesa do AmbientePublication . Noronha, Cláudia Figueiredo; Silva, Paulo Jorge Soares da; Morgado, Aprígio Luís MoreiraAmbientalismo: movimento ou sistema que visa a protecção do meio ambiente e preconiza um maior equilíbrio entre o ser humano e o meio em que está integrado.1 Existe a necessidade de criar uma diferenciação positiva, uma imagem memorável, bem como uma correcta passagem da mensagem e dos valores a transmitir para o consumidor. Esta investigação pretende chegar a uma conclusão de quais as directrizes a seguir, na comunicação e na construção de um logotipo e posteriormente transferi-las para a identidade corporativa da Agência Portuguesa do Ambiente.