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- Os dias felizesPublication . Pereira, João Gabriel; Esteves, Philip José RodriguesEste texto pretende abordar o exercício da atenção nas Artes Plásticas, qual a sua finalidade e como este se pode processar. Importa, todavia, sublinhar que as respostas procuradas neste texto são sobretudo relevantes no contexto da prática artística. Ou seja, a problemática tratada não pode ser separada das condições concretas que ela adquire através da própria prática. São diversos os artistas que referem o exercício da atenção como sendo algo fundamental no seu trabalho. O nosso objetivo é aqui investigar a finalidade desse exercício na prática artística; um exercício que não é tanto uma ‘focagem’ voluntária da atenção em algo, mas um “estar à espreita” de forma a criar as condições necessárias para uma disponibilidade que proporcione efetivamente encontros com os objetos. Esta componente escrita do meu trabalho de dissertação está organizada em três partes, relativamente autónomas, mas interdependentes: a) Um texto inicial que pretende sintetizar os pressupostos teóricos, noções e conceitos que estruturaram a presente investigação. b) O texto principal, redigido sobre e durante a minha própria prática quotidiana da pintura. Com um tom pessoal e consideravelmente subjetivo ele tenta, entre outras coisas, descrever o que são as pausas que faço no decorrer do meu processo de trabalho e o que as distingue das demais. c) Um terceiro texto que é, na verdade, um hipertexto e que tenta, através da introdução de fragmentos e testemunhos, identificar no trabalho e na forma de trabalhar de diversos artistas, as problemáticas abordadas no âmbito dessas “pausas”.
- O lugar da naturezaPublication . Ramos, André Brígida; Brás, José Emanuel Costa HenriquesA problemática que esta tese explora encontra-se em estreita relação com a natureza. O princípio estruturante de todos os trabalhos é a instauração de um espaço onde a natureza tem lugar para intervir. A acção da natureza sobre as peças aconteceu de duas formas: a primeira é no momento em que estiveram expostos no exterior, onde se encontravam sujeitas às intempéries; a segunda está presente ao longo da passagem do tempo sobre o objecto em estudo. Com isto, assistia-se a um processo dinâmico que considero como performance da natureza. Com esta tese pretendi explorar o modo como a matéria está em constante transformação. A matéria é algo que não permanece em repouso, pelo contrário está em constante mutação (entropia- transferência de energia), desenvolvendo-se, evoluindo e transformando-se através de diferentes etapas, adquirindo diferentes atributos visuais ao longo dos diversos estados. Durante o processo de trabalho transportei elementos naturais para o ateliê, explorando o seu potencial plástico através da escultura, fotografia e gravura; a escultura é o meio de preferência porque a manifestação da natureza é sentida e vivida de forma mais directa e, consequentemente, mais intensa. Na primeira parte da tese deslocam-se, literalmente, para o interior do espaço de ateliê pedaços de terra que designo de microcosmos. Com este deslocamento pretendo que as esculturas suscitem um envolvimento estético com o espectador. Nas últimas intervenções da tese o espaço de atelier acaba por coincidir com os próprios trabalhos que existem no exterior – lugares de fermentação. Para esta tese é importante que o observador sinta a experiência evolutiva que proponho, de forma a estabelecer uma conexão e harmonia com a natureza.
- As estratégias da figuração: Sobre o lugar que esta ocupa nas práticas contemporâneas do Desenho e PinturaPublication . Santos, Horácio Rodrigues Borralho dos; Esteves, Philip José RodriguesO ensaio que apresentamos adiante resulta de uma interrogação sobre o espaço- e sua natureza- que ainda sobra para a figuração no contexto da produção artística contemporânea. A investigação parte da noção de retórica para explorar esta problemática. Tal como muitas outras formas de expressão artística que conheceram uma ampliação de conceitos e possibilidades, em especial no século XX, também a dita produção retórica se expandiu ao ponto de ela própria se questionar e regenerar. Para uma retórica contemporânea, é necessário usar de procedimentos que a possam fragmentar de forma a torna-la ágil, pertinente e atual. Ela deve permitir um lugar para o espectador que cada vez mais se encontra emancipado e anseia por estímulos intelectuais. Para tal, surgem dispositivos como o humor, as figuras de retórica e as constantes relações entre o fragmento e o todo. O encontro com o objeto artístico é cada vez mais um gesto fundamental, pois é aí que se dão os atritos e afetos que nos movem dia após dia. Enquanto artista ou estudante de arte, que se apropria de imagens para produzir outras imagens, tenho absoluta necessidade de promover certos dispositivos e operações durante o processo de produção pictórica, que identifiquem nessas imagens a minha memória e que façam delas algo de meu.
- Falar sobre o inefável, mas mesmo assim falar: manobras de diversãoPublication . Venâncio, Francisco Baptista; Baraona, Maria Isabel Gallis PereiraO meu trabalho desenvolve-se, essencialmente, no desenho e na pintura. Está muito presente um carácter de ensaio e de experimentação. Isto advém de uma ideia de algo em constante construção. Um processo contínuo que varia entre si. Há, em certa medida, um jogo que não quero que acabe. Para tal acontecer arranjam- se problemas de ordem plástica. Tratando-se de um jogo, é permitido errar, corrigir ou descobrir – acima de tudo, se bem jogado, permite continuar a jogar. Um desenho dita o próximo e com isto surge um grau de experimentação que me interessa. A intuição, o corrigir, refazer, apagar, rasurar, tapar, esboçar, são alguns termos que podem definir esta ideia de processo e exercício incessante. O desenho pode, porventura, tornar-se inefável.
- Objectos do quotidiano resgatadoPublication . Gaspar, Carlos Manuel Menino; Rama, Samuel José TravassosEste documento teórico tem como objetivo definir a minha prática artística enquanto fazedor de objetos tridimensionais. Através da análise de casos que se desenvolvem em torno do objeto utilitário e evocativo de um passado, abordarei questões de tempo, memória, espaço e quotidiano enquanto matéria plástica. Nos meus trabalhos escultóricos, onde trabalho com objetos do real, procuro explorar plasticamente uma consciência individual subjetiva com uma dimensão coletiva, partindo de uma prática de apropriação, modificação e transformação, para, de forma a experimentar novos sistemas de interpretação, reconstruir o que já existe.
- Size does(n't) really matterPublication . Pires, Sérgio António Martins Bruno; Soares, Marta Isabel GonçalvesPretendemos demonstrar, por intermédio de um conjunto de peças, a possibilidade da pintura, através dos seus modos expressivos próprios, veicular múltiplas expressões ideográficas do falo como ponto de partida para um pensamento plástico que se desenvolve em torno da ideia de poder.
- A pintura, o realismo e a sua relação com a fotografiaPublication . Rosário, Lúcio Francisco Viralhadas do; Baraona, Maria Isabel Gallis PereiraEsta dissertação, de carácter teórico-prático, tem como objeto de estudo a palava “Realismo” nos seus vários contextos históricos e como elemento base na construção da imagem, desde o Renascimento até aos dias de hoje, através da utilização de novas ferramentas de representação. Falamos também da experiência de pintar e sobre a pertinência da pintura figurativa. O desejo de imediacia que é aqui referido através dos médios da Pintura e da Fotografia é um conceito relacionado com a perceção da realidade que nos rodeia, tal como o modo como é interpretada. Este desejo de interpretação da realidade, leva-nos a outros novos métodos de reprodução da imagem que hoje estão disponíveis e que proporcionam aos artistas, técnicas e métodos que fazem com que a Realidade continue a ser um assunto de eleição. Por fim, refletimos sobre questões a respeito da produção de pinturas realistas, explorando a vulnerabilidade da Figura Humana, através de influências artísticas que foram cruciais para o desenvolvimento das obras artísticas apresentadas no portfólio.
- Uma estranha desordem organizada: As ações da percepção no fazer da imagemPublication . Vicente, Catarina Couceiro de Morais Lopes; Esteves, Philip José RodriguesPretendemos, com este texto, tentar uma breve reflexão sobre algumas das problemáticas que caraterizaram o trabalho artístico (muito particularmente aquele que desenvolvi ao longo do presente ciclo de estudos). E, mais especificamente, a ideia do gesto que inscreve uma marca numa superfície, implicando todo o corpo do artista nessa ação. O trabalho artístico em questão resulta de uma relação direta – e imediata – entre os processos que assistem a produção de uma imagem e o seu resultado. Isto é, entre os gestos e as operações utilizados e o seu resultado visível. No caso do desenho são estes gestos o que devolve ao olhar (daquele que faz) o complexo e inesgotável movimento do próprio ato do fazer, revelando essas imagens em devir – ou formação. Só eles são capazes de conduzir essas imagens a um lugar que é, ao mesmo tempo, o resultado de inúmeras escolhas – que resultam de uma operação voluntária (a vontade da forma) – e o efeito de uma atenção. A criação de imagens depende aqui de uma perceção que se projeta na realidade e é, ao mesmo tempo, devolvida por ela. Este processo implica, em última instância, o reconhecimento de uma zona periférica à qual não se pode aceder senão através da leitura dos sinais que essas primeiras imagens, concretas, nos devolvem ao serem interpeladas – numa ação experimental que deve ocorrer atenta e em conformidade com o próprio pensamento.
- Do negro nasce a imagemPublication . Delgado, Flávio André Mendes; Baraona, Maria Isabel Gallis PereiraEsta investigação teórico-prática é desenvolvida em torno do meu processo artístico, partindo da ideia que a imagem nasce do negro. Ou seja, é um modo de começar, desenvolver e concluir a imagem. A pedra basilar do trabalho assenta sempre em torno do negro e da luminosidade que se pode obter a partir dele. A construção da imagem é o mais relevante no trabalho, deixar transparecer os elementos que criam a composição, como por exemplo, as pinceladas, as camadas sobrepostas de tinta, a posição do suporte e a intensidade com que se aplica o riscador são momentos importantes que resultam numa imagem. Uma imagem que revela a sua própria construção.
- Fronteira, modelo ou a imagem de alguma coisaPublication . Rodrigues, Carlos Alexandre Marques; Rama, Samuel José Travassos; Gaudêncio, Susana CristinaEste trabalho tem como objetivo refletir e convidar à reflexão sobre as diferentes dimensões contidas em trabalhos plásticos, desenvolvidos continuamente ao longo dos últimos dois anos. É a partir do uso de diferentes registos do espaço urbano e suburbano, ocupado e desocupado, que se estabelecem relações de carácter social, natural, artificial e estético. As marcas humanas na paisagem e os vestígios arquitetónicos que nos remetem à industrialização e a lógica do subúrbio, caracterizadores de espaços, serão tratados enquanto imagens. Que leituras podemos obter a partir da análise destes dois tipos espaços? De que forma é que todo este processo afeta o nosso entendimento da cidade fragmentária? O que faz dos espaços urbano ou suburbano, construído e desocupado, uma ocupação e transformação territorial pela ação do homem, um reflexo da sociedade, um lugar de memórias, um arquivo vivo da passagem do tempo? O projeto a desenvolver no contexto da presente dissertação reflete sobre estas e outras questões relacionadas com a práxis de atelier e a atividade simultânea de apropriação e constituição de um arquivo, sobre o qual se pensa e desenvolvem as ideias, tornando possível a criação de trabalhos plásticos inseridos na prática da criação em arte contemporânea.