Percorrer por data de Publicação, começado por "2013-11"
A mostrar 1 - 10 de 22
Resultados por página
Opções de ordenação
- The transaction costs theory in international business research: a bibliometric study over three decadesPublication . Ferreira, Manuel Portugal; Pinto, Cláudia Frias; Serra, Fernando RibeiroTransaction costs theory (TCT) has long been an important conceptual lens for examining International Business (IB) phenomena and perhaps especially relevant for the study of multinational corporations, entry mode choices and location selection. In this paper we examine the extent to which TCT been used and has impacted IB research. Methodologically, we conduct a bibliometric study of the articles published on nine top journals for publishing IB-related research. We use Jean-Franc¸ois Hennart’s research as the key marker for TCT in IB research given that Hennart’s work has been a hallmark in the discipline. On a sample of 377 articles published between 1982 and 2010, and using the works rather than the authors as the unit of analysis, we analyze citations, co-citations and a spatial visualization of the intellectual research themes delved into. Our analyses provide insights on the influence of Hennart but more broadly of TCT on IB research over the past three decades. We conclude that the TCT has a pervasive influence on a large array of IB research and that Hennart’s work is boundary-spanning, connecting several research themes.
- A imagem do destino turístico Óbidos do ponto de vista do visitante de eventosPublication . Reino, Vera Lúcia Gregório; Almeida, Paulo Jorge SantosO Turismo é um dos principais sectores económicos de Portugal e é fulcral que lhe seja dada importância como tal. Os Destinos Turísticos representam fontes de receitas e notoriedade, notoriedade essa diretamente dependente do tipo de imagem que o destino transmite aos consumidores. A Imagem é um relevante elemento do marketing de destinos turísticos pela forma como influencia o comportamento dos indivíduos ao estimular as experiências e a criatividade. Muitos são já os estudos que comprovaram que a formação da imagem de destinos afeta a maneira de pensar e sentir dos viajantes e turistas efetivos e potenciais. Explorar o papel da imagem de destinos é vital para a promoção dos mesmos e para a potenciar a angariação de visitantes e turistas ao máximo. Com base nestas evidências, o objetivo principal para a realização deste estudo foi perceber a Imagem que os indivíduos possuem do destino Óbidos e após uma exploração bibliográfica cuidada, de investigações já realizadas e da reunião dos elementos mais relevantes de cada uma para o presente estudo, é apresentada a análise dos dados obtidos por um inquérito efetuado a visitantes do evento Mercado Medieval, in loco. Os resultados avaliaram Óbidos pela positiva e mostraram que o grau de satisfação é fundamental na avaliação dos atributos e principalmente na intenção de regressar e recomendar o destino a outros, uma vez que estão diretamente relacionados entre si. É fundamental continuar a apostar no desenvolvimento do marketing e na melhoria da imagem para atingir resultados acima da satisfação.
- A importância do perfil do turista na promoção de um destino turístico : o caso do CaramuloPublication . Fecha, Teresa Maria Rodrigues; Almeida, Paulo Jorge SantosDeterminar o perfil do turista é uma temática muito importante, no âmbito da investigação do Marketing Turístico, uma vez que permite determinar quais as suas características no sentido de direcionar as ações de Marketing adaptando formas de comunicação específicas para esse tipo de turista. Em termos científicos, esta dissertação, pretende centrar-se nas intervenções recíprocas das dinâmicas territoriais e turísticas. Vai em busca da contribuição e do aprofundamento do conhecimento na área turística e territorial, apresentando uma componente interdisciplinar ao estabelecer uma ligação entre o marketing e o turismo, procurando encontrar respostas para o sucesso turístico da região do Caramulo através da determinação do público-alvo que frequenta este destino com evidentes ganhos ao nível da gestão das organizações que atuam nestes domínios. Para alcance dos resultados finais, foi feita uma revisão bibliográfica abordando temas como o turismo, o perfil, destino turístico, marketing turístico e promoção, pois consideraram-se temas fulcrais para a realização de um trabalho desta natureza. A metodologia utilizada teve como base a utilização de um questionário a turistas que visitaram o Caramulo durante o período de estudo. Para o efeito, o apoio de diversas entidades da região foi fundamental. Após a recolha de dados, estes foram trabalhados e analisados com o objetivo de dar resposta às questões de investigação propostas. Com o estudo obtiveram-se conclusões interessantes tais como por exemplo o tipo de mercado que frequenta este destino pertencer à categoria dos sénior e, nas ações promocionais desenvolvidas não estar a ser considerado todo o potencial turístico da região. No que concerne aos parâmetros de satisfação, pode-se considerar que as expetativas destes turistas são superadas e a grande maioria pondera voltar e até mesmo aconselhar a região.
- Estudo da perceção dos turistas em relação à atratividade e à eficácia dos canais eletrónicos e impressos na promoção dos destinos turísticosPublication . Fernandes, Nuno Gonçalo Raposo; Fonseca, Júlia Fragoso daNos últimos anos o mundo tem vindo a atravessar mudanças constantes a todos os níveis e que se desenrolam a um ritmo acelerado, desde alterações políticas, económicas, sociais e até ambientais. O turismo como atividade dinâmica, em constante evolução e adaptação ao meio, não foge à regra e atravessa paralelamente uma fase de mudanças estruturais. Deste modo, a informação que é oferecida pelos canais de promoção turística tornam estes cada vez mais decisivos na escolha dos destinos turísticos alterando o comportamento dos consumidores na decisão destes em “comprar” um destino, isto é, visitá-lo. A eficácia percebida da promoção depende da forma como os clientes compreendem e percecionam toda a informação que lhes é transmitida. Neste estudo a promoção turística dirigida pelo canal eletrónico diz respeito à promoção veiculada através dos meios internet e redes sociais, nomeadamente o facebook. Por sua vez, a promoção turística direcionada pelo canal impresso de promoção turística refere-se aos folhetos ou às brochuras Impressas. O estudo da atratividade e da eficácia dos canais de promoção é realizado para avaliar se existe relação entre a perceção que os turistas têm pela atratividade e eficácia dos canais eletrónico e impresso de promoção dos destinos turísticos. A técnica de recolha de dados de inquérito por questionário online aplicado neste trabalho permitiu identificar que quanto maior é a atratividade percebida do canal eletrónico menor é a eficácia percebida do canal impresso de promoção turística. No mesmo sentido, quanto maior é atratividade do canal de promoção maior é a eficácia percebida desse mesmo canal no âmbito da promoção dos destinos turísticos.
- O impacto da gestão do conhecimento e da inovação na performance das empresas do distrito de LeiriaPublication . Santos, Ana Cristina Bernardo; Ferreira, Vítor Hugo SantosO principal objetivo do estudo foi perceber em que medida a Gestão do Conhecimento e a Inovação influenciam o desempenho organizacional, medido através do Volume de Negócios. Para tal, foram inquiridas, presencialmente e online, 75 empresas, maioritariamente industriais, associadas da NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria. Os resultados obtidos mostram que as empresas participantes reconhecem a importância da GC, atribuindo particular valor à melhoria na eficiência das tarefas através da partilha da informação e do conhecimento. Ao nível da Inovação a melhoria dos procedimentos é o aspeto mais valorizado pelas empresas estudadas. Verificou-se ainda a influência da GC na Inovação, verificando-se que a Criação do Conhecimento é a dimensão da GC que mais contribui para a Inovação, o que confirma a relação positiva entre a existência de processos de geração de conhecimento no interior das empresas e a Inovação. Contudo, não se verificou nenhuma influência da GC ou da Inovação sobre o desempenho empresarial, medido através do Volume de Negócios.
- Relatório de estágio ESTM-IPL/Câmara Municipal de Peniche: proposta de desenvolvimento para o projeto “Mar Pedagógico”Publication . Rosa, Beatriz Laranjeira Andrade; Dias, Francisco Teixeira Pinto; Venâncio, Rui; Dias, MarcoNuma civilização globalizada como a que se vive atualmente e com uma constante busca de melhores serviços, os consumidores são cada vez mais exigentes. Deste modo, as organizações de qualquer setor, incluindo o turismo, esforçam-se consequentemente para que os seus clientes lhes reconheçam o mérito, refletindo-se numa posterior e continuada preferência pelos produtos ou serviços. Através do marketing e promoção turística aplicado ao setor público será mais facilmente alcançado o objetivo de reconhecer o turista como um fator de desenvolvimento e crescimento do destino turístico, e por consequência, fazer todos os esforços possíveis para que este se sinta satisfeito e tenha a necessidade de repetir a experiência. Com este relatório é pretendido dar um maior foco em atividades de Marketing e Promoção Turística, para tal foi desenvolvido uma nova vertente para o Projeto piloto da Câmara Municipal de Peniche: “Mar Pedagógico”, assim como a sua envolvente histórica em termos de tradição ligada à indústria do mar. Este desenvolvimento aliado à economia do mar vai de encontro às estratégias já utilizadas pelo município de Peniche, apresentando uma nova perspetiva associada às suas tradições e costumes. Para além da proposta de desenvolvimento, no relatório consta a descrição sobre todo o trabalho desenvolvido nos departamentos de Turismo e Cultura da Câmara Municipal de Peniche, incluindo tarefas diárias, participações em eventos e a descrição dos espaços.
- A relação entre a gestão da qualidade, a inovação e a performance no setor do têxtil em PortugalPublication . Cardoso, Rita Mafalda Neves; Ferreira, Vítor Hugo SantosAs práticas de Gestão da Qualidade estão a ser cada vez mais consideradas precursoras para uma melhor Performance de uma empresa, contudo o seu real efeito ainda não está bem estabelecido na literatura e ainda prevalecem algumas controvérsias. Qual será a importância do papel da Inovação entre a Gestão da Qualidade e Performance? E como se “articulam” estes diferentes conceitos na indústria têxtil em Portugal? Estas são questões ao qual a literatura ainda não possui uma resposta consensual, uma vez que ainda não existem investigações que tenham abrangido estes diferentes conceitos e tendo igualmente em consideração o setor têxtil. O presente estudo divide-se em duas partes distintas. A primeira parte é mais teórica onde são revistos os vários conceitos e práticas ao nível da Gestão da Qualidade, Inovação e Performance, fazendo igualmente referência ao setor Têxtil em Portugal e a sua evolução ao longo do tempo. Na parte prática, a metodologia utilizada consistiu na formulação de um Questionário, baseado em três escalas de avaliação para os três conceitos anteriormente mencionados. Posteriormente o estudo e a respetiva análise de dados foi baseada considerando as respostas obtidas num total de 66 questionários, enviados por e-mail para empresas portuguesas do setor têxtil certificadas pela ATP e preenchidos on-line. Os resultados mostraram que, existe uma relação direta entra Gestão da Qualidade e Inovação e entre Inovação e Performance. Contudo, ao nível da Gestão da Qualidade e Performance, não se observou claramente uma relação direta, mas sim indireta. Deste modo, neste estudo a Inovação surge como mediadora entre a Gestão da Qualidade e a Performance. Assim sendo, numa organização deverá existir um conjunto de boas práticas de Gestão da Qualidade, apostando sempre que possível na Inovação, como sendo um fator diferenciador e de maior competitividade, para se consiga obter bons resultados ao nível da Performance Organizacional.
- Plano de Marketing para um produto ou serviço turístico: Hotel Figueiredo’sPublication . Silva, Suse Ribeiro da; Almeida, Paulo Jorge SantosO turismo é um fenómeno que se tem tornado cada vez mais frequente nos últimos anos, e paralelamente é visível um grande crescimento do setor da hotelaria. O aumento da procura turística, implica o surgimento das necessidades de ampliação das infraestruturas associadas à atividade turística e nas últimas décadas são visíveis as mudanças no setor para satisfazer as novas necessidades e desejos dos turistas. Por esse motivo, o hotel deixou de possuir somente espaços destinados a alojar pessoas, mas também espaços multifacetados para satisfazer as necessidades dos seus clientes. Dada a necessidade atual de competitividade empresarial na hotelaria torna-se imprescindível conhecer as necessidades e expetativas dos clientes, que são cada vez mais dinâmicos, exigentes e informados. O marketing hoteleiro permite aproximar vendedores e compradores, permitindo aos hotéis direcionar os canais de distribuição, atraindo clientes motivados pela sua oferta e, além disso, fazer com que estes voltem a utilizar os seus produtos e serviços. Deste modo, a situação concorrencial do mercado aumenta exponencialmente a importância da função do marketing para atingir o sucesso desejável da atividade hoteleira. O planeamento de marketing implica decidir quais as estratégias de marketing a serem usadas para a empresa atingir os seus objetivos estratégicos, sendo necessária a elaboração um plano de marketing detalhado para cada estabelecimento hoteleiro. Assim, o objetivo deste trabalho foca-se na elaboração de um plano de marketing para um produto ou serviço turístico – Hotel Figueiredo’s, focando-se na importância deste empreendimento hoteleiro implementar um plano, que trará vantagens competitivas e vá ao encontro da resolução dos seus principais problemas, concretamente no que concerne à diminuição da instabilidade do hotel e às reduzidas taxas de ocupação.
- O impacto económico dos fundos comunitários no processo de convergência em PortugalPublication . Santos, Maria Manuela; Sargento, Ana Lúcia MartoA redução das assimetrias Regionais é um dos principais desafios das economias europeias. Ao longo dos últimos anos, o esforço feito por estas economias tem-se intensificado de modo a promover um crescimento equilibrado e a reduzir as assimetrias regionais. Este trabalho tem como principal objetivo fazer uma análise à convergência absoluta e condicionada, aplicando esta análise à evolução ocorrida no processo de convergência ao nível do PIB pc das regiões NUTS II Portuguesas durante o período de 1995 a 2011. No âmbito do estudo à convergência condicionada, de entre as variáveis estruturais consideradas, é dado especial destaque à importância que os Fundos comunitários executados por Portugal ao longo dos últimos anos têm no processo de convergência condicionada. De modo a perceber se o valor dos Fundos tem ou não contribuído para o processo de convergência regional, como seria de esperar, e se este contributo é homogéneo por regiões NUT II. Os resultados da estimação das equações de convergência, formuladas com base na literatura analisada, permitem concluir que efetivamente tem ocorrido convergência absoluta em Portugal, tendo também sido comprovada a existência de convergência condicionada. Todavia, não foi possível confirmar a hipótese de que a variável Fundos comunitários executados em Portugal contribuiu significativa e estatisticamente para o processo de convergência regional. Adicionalmente, os resultados das estimativas levam a concluir que o processo de convergência foi diferenciado de região para região, para o período em análise.
- Os determinantes do investimento direto estrangeiro em países da União Europeia sob resgate financeiroPublication . Lavrador, Eduardo Luís Leal; Dantas, José Guilherme LeitãoA dissertação que se segue pretende conhecer os determinantes de Investimento Direto Estrangeiro (IDE) nos diferentes países da União Europeia sob resgate financeiro. No início do ano 2013 encontravam-se sob resgate financeiro Portugal, Irlanda e Grécia e a Espanha possuía um programa de ajustamento ao setor financeiro. A crise das dívidas soberanas na zona euro teve, e tem ainda, um forte reflexo nas economias dos países mais afetados. Assim, procura-se em primeiro lugar, aferir quais os determinantes do IDE durante o período 2002-2012, para depois se testar se o IDE é um fluxo de capital sensível à crise e quais os determinantes do IDE cujo impacto se alterou entre o período anterior à crise e o período após o início da crise. Para assegurar uma adequada análise destas questões, expuseram-se as diferentes teorias relativas aos negócios internacionais e que abordam o IDE, analisaram-se os determinantes do IDE presentes na literatura, traça-se um perfil económico dos países estudados e realiza-se uma breve análise às origens das crises dos países, a qual antecede a parte empírica desta dissertação. Os resultados desta dissertação sugerem que uma economia bastante aberta, com um mercado de trabalho flexível que permita um fácil recrutamento de trabalhadores no país onde se investe e um ambiente macroeconómico estável potenciam a acumulação de IDE. Outro determinante importante para a definição dos influxos de IDE foi o acesso a financiamento, cuja influência no IDE se alterou entre o período pré-crise e o período de crise. Verificou-se também que, isolando os efeitos da estabilidade macroeconómica por país, confirma-se que a instabilidade constatada na Grécia leva à redução de stocks de IDE, logo a desinvestimento, relação não verificada nos outros países.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »
